Como melhorar o engajamento no trabalho da sua equipe

Engajamento no trabalho

Por Drica Marcelino

O engajamento no trabalho é um fator decisivo na produtividade de uma equipe que promove um desempenho superior e vantagens para a empresa e o desenvolvimento profissional do funcionário. Esse fator também está interligado com o bem-estar dos colaboradores, sendo considerado um indicador fundamental de gestão de pessoas para revelar aspectos do clima organizacional e do envolvimento pessoal do indivíduo com o seu trabalho.

Neste artigo sobre engajamento no trabalho você vai ver:

Panorama mundial de engajamento no trabalho

O ADP Research Institute realizou uma pesquisa em 2018 com mais de 19.000 trabalhadores em todo o mundo para medir os níveis de engajamento no trabalho. Foi constatado que somente 16% dos participantes podem ser considerados como funcionários engajados. Isso mostra que há muito espaço para melhorias.

Investir em benefícios para colaboradores, plano de carreira, Comunicação Interna e clima organizacional são maneiras efetivas para tentar converter esses 84% em indivíduos engajados no trabalho. A promoção do engajamento dos colaboradores é importante porque está diretamente relacionada à produtividade no trabalho e, por consequência, aos resultados da empresa. O fator também está interligado diretamente com o bem-estar do colaborador e o clima organizacional do ambiente onde ele está inserido. 

Em situações onde o clima organizacional não vai bem, o engajamento dos colaboradores tende a diminuir e consequentemente sua performance em atividades.

Quais países tem os funcionários mais engajados no trabalho? E os menos?

Nos Emirados Árabes Unidos, 26% dos funcionários declararam-se engajados, maior percentual alcançado mundialmente pelo report de 2018. 

A China possui o menor percentual de funcionários engajados: apenas 6%. Em 2015 os dados indicavam que 19% dos funcionários eram engajados. Pesquisadores afirmam ser difícil definir qual é a causa exata desta drástica mudança. Entretanto, observam que 2016 foi o ano de desenvolvimento econômico chinês mais lento desde 1990. Nota-se também que a crescente classe média do país possui novas reivindicações trabalhistas. Dentre elas, a redução da jornada de trabalho.

 

engajamento no trabalho

ADP Research Institute 2018

 

Engajamento no Brasil

Os números obtidos comprovam que o engajamento dos brasileiros no trabalho é preocupante: apenas 14% afirmam ser profissionais engajados. O índice de 2018 é 2% menor comparado ao obtido no estudo de 2015. Brasil e Alemanha ocupam a posição de 4° menos engajados no trabalho, só apresentando percentual de engajamento maior que do México 13%, Holanda 10% e do menos engajado, a China, que registrou 6%.

De acordo com os dados, a probabilidade de um colaborador que atua em equipe ser totalmente engajado é 2,3 vezes maior do que aquele que atua individualmente. No Brasil, 90% dos trabalhadores atuam em equipe. Uma curiosidade: os brasileiros trabalham mais em equipe quando comparados com média global.

 

engajamento no trabalho

ADP Research Institute 2018

 

8 dicas para melhorar o engajamento no trabalho

Ao analisar engajamento e retenção de colaboradores, é importante ter uma visão ampla sobre o tema: é fundamental considerar o que a companhia proporciona ao funcionário de forma direta (como as condições de trabalho, oportunidades e clima organizacional), e de forma indireta (como o pacote de benefícios, plano de carreira, vantagens de fazer parte da equipe).

 

“Oferecer um pacote de benefícios adequado é fundamental para cobrir as necessidades básicas do empregado. Sobretudo, auxilia o colaborador nos momentos de necessidade. Isso contribui muito para criar identificação com a marca empregadora, estando entre os principais fatores no momento de evolução de carreira”

 

Afirma Larissa Figueiredo Viña, especialista de benefícios na Prometeon Tyre Group (que fabrica os pneus da marca Pirelli).

 

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a criar um ótimo ambiente de trabalho e, com isso, dar um gás no engajamento e retenção dos colaboradores.

 

1. Aproveite o potencial dos benefícios

O pacote de benefícios e conveniências oferecidos pela companhia é um fator de extrema importância – tanto para seus atuais colaboradores (que precisam se manter engajados) como para potenciais candidatos (que precisam aceitar trabalhar na sua companhia e não em outro lugar).

Afinal, engajamento e retenção hoje fazem parte de uma noção mais ampla de employee experience: em um mercado competitivo, não basta mais um bom salário; sentir-se bem (e reconhecido pelo bom desempenho) é um fator decisivo na hora de atrair e reter grandes profissionais.

Consequentemente, as práticas não podem ficar só no discurso. As políticas de benefícios e reconhecimentos precisam ser efetivas. Uma pesquisa recente da consultoria Bersin revelou que 80% das organizações estão abaixo das expectativas dos colaboradores no que refere-se à oferta de recompensas. O desafio, portanto, é grande.

2. Adaptação à realidade digital

Organizações de alta performance procuram um equilíbrio entre as melhores práticas do mercado e a realidade interna. Ou seja: elas avaliam como um certo conceito ou programa pode ser aplicado dentro de casa, sem perder de vista sua cultura e seus objetivos.

Em outras palavras: uma melhor prática pode até ser uma melhor prática, mas isso não é garantia de que ela funcionará perfeitamente em qualquer empresa; justamente porque cada corporação tem uma cultura organizacional e um modus operandi diferentes.

Ao adequar um programa de benefícios e reconhecimentos às próprias circunstâncias, as organizações podem atender melhor seus colaboradores, em vez de terem uma abordagem genérica.

“Identificar a necessidade do seu público e atuar como marca empregadora são fatores determinantes para o legado das organizações”, afirma Larissa.

 

3. Melhore a experiência do colaborador

Um componente importante para criar programas eficientes de benefícios e reconhecimento para os funcionários é tornar essas iniciativas digitais fáceis de acessar e automatizadas. Aqui, a regra é simples: quanto mais fácil de entender e operar, mais fácil o conceito ser adotado pelos colaboradores.

A força de trabalho hoje tem mentalidade digital – por isso cada vez mais o app de Comunicação Interna ganha adeptos. Se uma companhia não oferece recursos condizentes com essa nova realidade, como mobilidade, facilidade de uso e autonomia, os maiores talentos tendem a buscar outras oportunidades que atendam às suas expectativas digitais.

O aplicativo de Comunicação Interna facilita o dia a dia dos colaboradores colocando na palma da mão um canal de comunicação direta com a empresa, calendário de eventos corporativos, biblioteca de arquivos e muitas outras funcionalidades.

Funcionário Engajado

4. Comece pelos líderes

Um grande programa de engajamento e retenção funciona muito melhor com o apoio dos gestores. Se os líderes gerenciam bem os colaboradores, eles trabalham engajados e sentem vontade de continuar na companhia. Caso contrário, a empresa cedo ou tarde pode perder grandes talentos e enfrentar um baixo desempenho entre os que restarem.

Alguns dos melhores programas de engajamento são baseados em recrutamento, feedback e treinamento. As métricas mais reveladoras são as pesquisas de clima e o turnover voluntário.

5. Vá além das fontes tradicionais de talentos

As relações de trabalho estão mudando. Portanto, muitas empresas estão buscando modelos alternativos de atração de talentos. Hoje, mais pessoas querem trabalhar de uma forma que fuja da rotina tradicional. Sabe aquela de bater cartão e ficar na empresa em tempo integral? Está ultrapassada. Essa tendência cria uma demanda por modelos mais flexíveis, como por exemplo o trabalho freelancer e contratos independentes.

Equipe engajada e motivada

A consultoria Deloitte entrou nessa onda: a companhia criou o Deloitte Open Talent (DOT), uma comunidade online para atrair profissionais, a fim de complementar sua força de trabalho tradicional da empresa.

Resultado da iniciativa: a plataforma já usou mais de 8.200 talentos apenas em 2017, e mais de 2.500 contratadores independentes se juntaram à comunidade. O DOT oferece aos profissionais um espaço para fazer networking, aprender, combinar suas habilidades, interesses e disponibilidade para projetos desafiadores.

6. Busque significado e propósito

Um dos maiores motivos de turnover é que os colaboradores simplesmente não conseguem se conectar aos objetivos da empresa. Analogamente, não veem um caminho claro para avanço na carreira.

Criar uma cultura na qual os colaboradores tenham um senso de conexão entre o propósito da companhia e o significado de seu trabalho é muito importante para conquistar seu engajamento. Algumas companhias conseguem isso ao focar em áreas-chave como clareza nas informações, gerenciamento de carreira, avaliação de desempenho, networking, benefícios, ambiente de trabalho e valores.

Uma das melhores práticas começa com uma pesquisa entre os colaboradores para captar o pulso de uma organização. Então, o RH deve analisar os resultados e encontrar um ponto de equilíbrio entre os objetivos da companhia e as prioridades dos talentos, a fim de desenhar estratégias que despertem o engajamento dos funcionários. Também é importante comunicar para os stakeholders-chave e colaboradores os resultados e planos, a fim de fortalecer essa conexão.

engajamento time

7. Popularização do home office

A mobilidade global começa a se consolidar como um benefício de impacto usado pelas empresas para atração, retenção e desenvolvimento de colaboradores. Realocações de funcionários não são mais benefícios exclusivos de profissionais mais experientes ou gestores.

Assim, mais companhias estão notando essa tendência e criando programas para funcionários trabalharem no exterior ou em home office – uma forma bastante efetiva de proporcionar um trabalho recompensador e desafiador. A experiência também ajuda a preparar os funcionários para atuarem como futuros líderes, algo atrativo especialmente para as gerações mais jovens.

8.  Comunicação Interna é fundamental

Um ponto fundamental para a saúde organizacional é a habilidade em manter uma comunicação clara e consistente entre os funcionários e a companhia. Para isso, existem diversas ferramentas – como a TV Corporativa, Intranet e aplicativo de Comunicação Interna.

Os colaboradores almejam por uma comunicação cada vez mais prática e rápida, que pode acontecer facilmente pelos canais digitais. Além disso, a empresa consegue comunicar em tempo real e reduz custos com papel e outras ferramentas como mural físico e cartazes. 

9. Faça um processo de onboarding

O onboarding é o processo de adaptar e capacitar colaboradores recém contratados à cultura organizacional. Este procedimento além de engajar o novo membro do time, também possui um grande valor estratégico para as empresas, porque pode gerar uma série de benefícios para os negócios, incluindo redução de custos e rotatividade.

Um Playbook é uma ferramenta de vital importância para este processo. Ele permite que os funcionários tenham acesso fácil e rápido à todo conhecimento gerado pela companhia ao longo de anos, promovendo a integração do usuário à cultura organizacional da companhia.

Veja também:
Ebook Coblue : “Desengajados Ativos: como as empresas estão lidando com sua força de trabalho“.

 

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