TV Corporativa: TUDO o que você precisa saber para começar seu projeto

A TV Corporativa é um veículo de comunicação dinâmico utilizado para divulgar conteúdo, mensagens e informações por meio de fotos, vídeos e textos. Esse canal ganha cada vez mais espaço em empresas (Comunicação Interna), lojas e supermercados (propagandas), hospitais (informações e orientação) e universidades.

Neste guia sobre TV Corporativa você vai ver:

O que é TV Corporativa?

TV Corporativa é um canal de comunicação que utiliza TVs (ou monitores profissionais) localizados em pontos estratégicos para impactar determinado público-alvo. Esse canal pode ser usado tanto para Comunicação Interna, ou seja, para impactar funcionários e colaboradores de uma empresa ou para Comunicação Externa, como por exemplo, para informar clientes que entram em uma loja.

Existem outras nomenclaturas também utilizadas para designar TV Corporativa, como por exemplo: mural digital, digital signage, tv indoor, midia indoor.

Quais os benefícios e porquê utilizar?

#1  Rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens
Muitas vezes na rotina de comunicação de uma empresa, é necessário ter agilidade para comunicar-se com o público interno: comunicados urgentes, mudanças de políticas internas ou situações de gerenciamento de crise.

#2  Forte apelo visual: animações, vídeos e fotos
Com as TVs é possível explorar criações / peças de comunicação com muito mais aderência e apelo visual do que os murais impressos tradicionais.

#3  Canal importante de comunicação para Recursos Humanos, Comunicação Corporativa e Marketing
A TV Corporativa pode ser usada como canal de Comunicação Interna para atender demandas de diferentes departamentos da empresa: Recursos Humanos, Comunicação Interna, Marketing / Endomarketing, Produção, BI, Vendas.

TV Corporativa

#4  Comunicação em tempo real
Faça login no Gerenciador de Conteúdo, edite os slides e publique.  Em questão de segundos o conteúdo aparecerá nas TVs escolhidas. Não importa a quantidade de telas: uma, dez ou centenas.

#5  Menos uso de papel
Seja mais sustentável e utilize menos papel.

#6  Possibilidade de segmentar a distribuição de conteúdo
Defina a segmentação de conteúdo de acordo com sua estratégia de comunicação. Exemplos:

      • TVs na recepção da empresa com um tipo de conteúdo e internamente outro
      • Uma programação de conteúdo para o escritório e conteúdo para a fábrica

#7  Possibilidade de comunicação com funcionários de fábrica sem acesso à intranet
Muitos funcionários de fábrica não têm acesso à intranet e acabam tendo poucos pontos de contato com a Comunicação Interna da empresa.   Com a TV Corporativa é possível explorar locais onde as telas possam realizar esta função.  Exemplo: entrada da fábrica ou refeitórios.

#8  Solução eficiente para empresas com várias unidades de operação, centros de distribuição, unidades fabris
Controle do seu computador a comunicação de todas as TVs da sua empresa, estejam elas em qualquer lugar do planeta com acesso à internet.

# 9  Possibilidade de integração com Social Media
redes sociais em TV CorporativaExiba nas TVs, de forma automática, conteúdos publicados em suas contas nas redes sociais como Linkedin, Facebook e Instagram.

#10  Possibilidade de integração com notícias da Intranet
Já pensou em integrar o feed de notícias da sua intranet para aparecerem automaticamente nas TVs?  É possível!

Como Funciona

Como funciona TV Corporativa

O gerenciador de conteúdo Screencorp permite o controle total da edição e publicação de conteúdo nas TVs. Para acessar, basta utilizar o browser (navegador de internet) e inserir login e senha.

Você pode controlar as TVs remotamente de qualquer lugar.

Todo conteúdo editado no gerenciador de conteúdo é transmitido via internet para o servidor na nuvem, que por sua vez redistribui para os computadores conectados às TVs. Para transmitir o conteúdo para a TV é necessário um computador. Pode ser um computador desktop comum ou um mini-pc.

O player Screencorp deve estar instalado no computador conectado à TV. É o player que irá transmitir o conteúdo editado pelo gerenciador de conteúdo.

Existem diferentes modelos e tamanhos de TVs e monitores que podem ser usados para projetos de TV Corporativa.

Dicas antes de começar seu projeto

Sabe aquelas dicas que você gostaria de receber antes de começar seu projeto de TV Corporativa?  Pois aqui estão elas:  😉
1. Usar TVs comuns ou monitores profissionais?

Se você já possui as TVs e são TVs comuns, siga em frente com elas.
Se for comprar, considere fortemente adquirir monitores profissionais.  Eles são um pouco mais caros que as TVs comuns, porém valem a pena por quatro motivos: eles duram mais, possuem melhor visualização angular, melhor brilho e gastam menos energia.

2. Teste o software de gestão de conteúdo antes de iniciar sua TV Corporativa

Seu dia-a-dia de atualização de conteúdo nas TVs será feito através de um software de gestão, então é fundamental que você sinta facilidade para usá-lo e que ele ofereça todas as funcionalidades que você precisará para executar sua estratégia de comunicação. Ademais, é importante assegurar-se da estabilidade da solução tecnológica:  as tvs travam?  O conteúdo é atualizado rapidamente?  Ao cair a conexão de internet, a TV continua a exibir o conteúdo?

3.  TV Corporativa não é um projeto caro e não exige altos custos de implementação

A TV Corporativa ainda é vista por muitas empresas como um projeto de grande complexidade tecnológica, viável apenas para grandes corporações.

Antes da conexão banda larga e dos mini-pcs, a tecnologia de transmissão de conteúdo audiovisual era em sua maioria feita via satélite, com altos custos e complexidade de implementação.    Este cenário mudou.   Hoje é necessário apenas utilizar um software de gerenciamento de conteúdo, um computador conectado à internet e claro, uma TV.

O valor dos equipamentos envolvidos num projeto de TV Corporativa também baixaram consideravelmente nos últimos anos.  TVs, mini-pcs e até cabeamento estão mais em conta do que se compararmos com anos anteriores. 

4.  Você não precisa de uma empresa para gerenciar o conteúdo para você

Através de um software, sua equipe pode ter total autonomia no gerenciamento do conteúdo que é exibido nas TVs.  É possível segmentar a entrega de conteúdo, fazer agendamentos para conteúdos especiais, inserir notícias, vídeos, imagens, templates customizadas, integrações para exibição de métricas e mais.

5. O formato de comodato de todos equipamentos pode não ser a melhor opção para você

No seu projeto de TV Corporativa você precisará de 2 equipamentos (sem contar cabeamento e suportes de fixação):  os monitores e os mini-pcs.

O comodato encarece consideravelmente o projeto, então vale avaliar a aquisição dos equipamentos.

Templates de conteúdo

É possível utilizar diversos tipos de conteúdo na sua TV Corporativa.   Você pode usar templates customizadas seguindo a identidade visual da sua empresa e/ou utilizar feeds de notícias, previsão do tempo, trânsito, rss, cotação de moedas e ações, vídeos de futebol, Facebook, Instagram, Linkedin e muito mais.   Abaixo alguns exemplos (clique na seta para ver as imagens):

Template customizada para empresa Cielo
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Dicas de conteúdo

conteúdo para tv corporativa

É comum ler que o “conteúdo é rei”. Alguns dizem que é a “rainha”. Outros afirmam até que o “conteúdo é o reino”. De qualquer forma, a mensagem é que na TV Corporativa o conteúdo é muito importante.

Do que adianta implementar a TV Corporativa como canal de comunicação na sua organização se o conteúdo exibido não é atrativo, interessante e aderente ao público-alvo?

Elencamos 5 dicas que para te ajudar no desenvolvimento de um planejamento estratégico de conteúdo para a sua TV Corporativa:

#1 Utilize imagens, animações e vídeos

Dentro das possibilidades, utilize recursos que deixem sua programação mais dinâmica e atrativa. Usar imagens, vídeos ou animações ajudam a enriquecer a apresentação do conteúdo.

#2 Faça a TV Corporativa dialogar com outros canais de Comunicação Interna

Pense na TV Corporativa como mais uma ferramenta / canal de comunicação interna que pode dialogar com outros que já existem: a intranet, jornal interno, mural impresso, informes.

Por exemplo: “Confira na próxima edição do jornal interno a história do funcionário José Teixeira que completou 40 anos de empresa esta semana” ou “A nova política de remuneração está disponível na intranet. Acesse o canal informes”.

#3 Faça uso de feeds de notícias, cultura, entretenimento, esportes na programação.
Intercalar os conteúdos institucionais com notícias é uma boa forma de atrair a atenção dos funcionários e colaboradores. Este tipo de conteúdo equilibra a programação e garante que as tvs não exibam conteúdo 100% institucional pelo dia todo.

*No player Screencorp é possível inserir notícias do UOL, iG e Catraca Livre direto na grade de conteúdo. Os slides exibem conteúdo especialmente adaptado para publicação em tvs.

#4 Entenda o formato das peças de comunicação e adeque a linguagem
Algumas questões são importantes ao pensar no formato das peças para TV Corporativa.

Qual a orientação das TVs? Horizontal ou vertical?

Ao criar as peças lembrar-se sempre de adaptá-las para a proporção escolhida.

Qual o tamanho das TVs?

22″, 32″, 42″, 50″, 55″, .. ? Nesta escolha é importante pensar no recuo de visão entre as pessoas e à tv.

Não seria uma boa opção, por exemplo, utilizar uma tv de 55″ num espaço de convivência pequeno, com menos de 1 metro de recuo. Da mesma forma, ficaria com pouco impacto e com legibilidade prejudicada a instalação de uma tv de 22″ no teto de uma fábrica com pé direito alto.

O tamanho das telas também impacta no tamanho dos elementos na diagramação da peças: tamanho de fotos, textos, legendas.

Qual é a resolução das TVs?

A resolução é a quantidade em pixels que a tv possui. Por exemplo: uma tv full hd possui 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura. Sendo assim, ao criar as peças o ideal é que tenham a mesma resolução das tvs, para garantir uma imagem sem distorções.

Linguagem

Evite textos / parágrafos muito longos. Caso tenha um conteúdo mais extenso, separe a mensagem em “slides” menores ou transições animadas.

#5 Pense em possibilidades de integração

Solte a criatividade e pense em possibilidades de integrações digitais que tragam valor à sua comunicação.

Exemplo 1: É possível integrar a tv corporativa com o feed de notícias da intranet. Desta forma, toda vez que um notícia é publicada na intranet, a mesma será exibida também na tvs.

Exemplo 2: Social Media. Em alguns casos pode ser interessante exibir conteúdo do Linkedin, Facebook ou Instagram (conta ou hashtag) nas tvs.

Você pode criar uma campanha onde funcionários tiram fotos usando uma hashtag pré-definida e este conteúdo é apresentado nas tvs de forma rotativa ou em mosaico.

Criação de vídeos para TV Corporativa

Tudo sobre TV Corporativa
 

Cada vez mais nossos clientes estão utilizando vídeos na grade de conteúdo da TV Corporativa.  E isso é uma excelente notícia!   Os vídeos possibilitam inúmeras possibilidades de narrativas e oferecem um linguagem visual bastante atrativa e aderente com funcionários e colaboradores.

Notamos, no entanto, que alguns vídeos evidentemente funcionam melhor que outros, e muitos clientes perguntam-se o porquê.

Para refletir um pouco sobre esta questão, listamos abaixo quatro dicas para fazer vídeos mais interessantes e atrativos.

1. Deixe seus funcionários também serem Videomakers
Se parar para pensar, a maioria das pessoas já carrega consigo uma câmera de vídeo (os smartphones). Faça com que seu público interno saiba que você se interessa pelos vídeos, e então crie uma cultura de utilizá-los sempre que fizer sentido. Você será positivamente surpreendido com ideias criativas e conteúdo relevante.

2. Menor é melhor
Só porque você tem um vídeo de 15 minutos com o discurso do CEO não significa que você tem que usá-lo por completo. Numa TV Corporativa, na maioria dos casos, você capta a atenção dos telespectadores por cerca de um minuto (ou menos), assim uma dica é editar e condensar o vídeo com os principais pontos-chave.

3. Conte uma história
Busque despertar alguma reação das pessoas com o conteúdo veiculado: emoção, curiosidade, humor, questionamento, identificação, pertencimento, suspense, ação, etc.. Contar uma história bem contada ainda é a melhor maneira de engajar as pessoas.

4. Não seja perfeccionista
Mesmo que o conteúdo tenha sido captado pelo smartphone de um colaborador, sem a técnica e refinamento de um profissional audiovisual, ele ainda assim é percebido como sendo real e autêntico, tornando o saldo final claramente positivo.

 

Cases

Empresa: Cielo

Fizemos um bate-papo super bacana com Gabriel Zanelato – Endomarketing na Cielo.   Conversamos sobre TV Corporativa, estratégias de comunicação para diferentes canais, desafios para ter mais aderência com o público interno e muito mais.  Segue o podcast abaixo. É só dar o play:    😉


Abaixo algumas fotos do escritório da Cielo em Alphaville:


Empresa: BD (Becton Dickinson)

Abaixo o case de TV Corporativa com a empresa BD (Becton Dickinson), líder global em tecnologia médica.

Nós entrevistamos Diogo Carvalho, o responsável pela comunicação interna Latam da empresa.
Ouça o podcast abaixo:

Abaixo as fotos do escritório da BD em São Paulo:

bd_01

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Galeria de fotos de escritórios com TV Corporativa

Veja abaixo fotos de 23 empresas que possuem TV Corporativa em seus escritórios para aumentar sua inspiração:  😉

1.  YouScan
TV Corporativa

2.  Gyro

TV Corporativa

3.  22 Squared

22SQUARED

4.  Cox
COX

5.  JLL
JLL

6.  Gogo

gogo

7.  PitchBook
PITCHBOOK
8.  Samsung

SAMSUNG

9. Sonos
SONOS

10.  PagerDuty

PAGERDUTY

11.  Whil
WHIL

12.  iNautix
INAUTIX

13. Deutsch
TV Corporativa

14.  Skype
Skype

15.  Box
Escritório Box

16.  Adobe
Adobe

17.  Oracle
Digital Signage

18. Mozilla
Escritório da Mozilla

19.  Lenovo
Escritório da Lenovo

20. Johnson Controls
Escritório Johnson

21.  McAfee

Escritório McAfee

22.  Cornerstone
Escritório Cornerstone

Aprenda a gerenciar conteúdo de TV Corporativa

 

Confira outras matérias para você iniciar seu projeto de TV Corporativa: video wall

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

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