Turnover: o que é, impacto e como calcular

Turnover

O turnover é a tradução de um termo em inglês que significa “virada” ou “renovação”. Esse conceito consiste na taxa de rotatividade de colaboradores de uma empresa, sendo considerado um dos índices mais importantes da gestão de pessoas.

Neste artigo você vai entender qual é o impacto do turnover no dia a dia da companhia e aprender a como calcular o índice de rotatividade dos funcionários da sua empresa.

O que é turnover?

Turnover é um indicador de gestão de pessoas que mensura a quantidade de funcionários que saíram de uma empresa durante determinado período (geralmente 12 meses). Em outras palavras: o turnover consiste na taxa de rotatividade de colaboradores.

É saudável que toda empresa tenha um determinado índice de rotatividade de funcionários. Afinal, ao longo da vida algumas pessoas irão mudar de carreira, se aposentar e novos talentos irão ingressam no mercado de trabalho.

Todavia, altos índices de rotatividade de colaboradores evidenciam que acontece um problema maior dentro da organização ou no processo de recrutamento e seleção.

Quais são os tipos de turnover?

Existem vários motivos que levam um funcionário a sair de uma empresa: desde uma oportunidade de emprego melhor até uma insatisfação com o ambiente de trabalho.

Cada caso de rotatividade tem uma consequência organizacional, variando de acordo com a natureza do desligamento (voluntário ou involuntário).

Para reduzir os índices de rotatividade voluntária é preciso entender o que motiva os colaboradores a deixar a empresa.

Casos como uma transição de carreira evidenciam a vontade do colaborador de mudar de área. Entretanto, condições de trabalho insalubres, ausência de um plano de carreira, remuneração abaixo da média do mercado e uma Comunicação Interna ineficiente são fatores que motivam um funcionário a sair voluntariamente da empresa.

Portanto, atente-se sempre ao clima organizacional da sua empresa. Esse indicador de satisfação dos colaboradores vai ajudar você a identificar qual é a percepção dos empregados sobre o ambiente de trabalho e quais pontos carecem de melhorias.

Tipos de turnover

Turnover voluntário e involuntário

O desligamento voluntário é iniciado pelo próprio colaborador; Exemplo: o trabalhador vai realizar uma transição de carreira e escolhe mudar de emprego. Em contrapartida, o desligamento voluntário é quando a empresa demite o colaborador devido a uma reestruturação organizacional ou desempenho ruim.

Turnover voluntário funcional e disfuncional

O turnover voluntário funcional consiste na saída de um colaborador de baixo rendimento. Ou seja: o colaborador pede demissão antes que a empresa venha a demiti-lo, o que impede um prejuízo financeiro maior.

Já o turnover disfuncional é o contrário: trata-se de um caso onde um funcionário de alto desempenho pede demissão. Nesse caso, a saída do colaborador pode evidenciar problemas na retenção de talentos.

Turnover disfuncional inevitável e evitável

A distinção entre o turnover evitável e inevitável é fundamental para a empresa investir em medidas que são capazes de reduzir os índices de rotatividade. Trata-se de situações onde a empresa pode implementar medidas para evitar o desligamento de um talento.

Quer um exemplo? Imagine que um colaborador vai mudar de cidade e não pode mais ir até a empresa diariamente por conta disso. Em casos onde é possível que o trabalho seja realizado à distância, existe a opção de adotar um regime de trabalho home office ao invés de optar pelo desligamento do colaborador.

O que causa altos índices de rotatividade?

Os índices de turnover estão ligados diretamente com a cultura organizacional, de modo que diversos fatores do ambiente interno influenciam na rotatividade de colaboradores.

Reter colaboradores é mais barato e viável para a empresa do que contratar novos funcionários. Portanto, altas taxas de rotatividade colocam em risco a sobrevivência de uma organização.

Veja quais são os principais fatores que levam ao desligamento voluntário de um colaborador:

Comunicação Interna não assertiva

A Comunicação Interna é um dos principais pilares da cultura e do clima organizacional de uma empresa. Quando não há uma comunicação presente, rápida e assertiva, os funcionários atuam de forma desarmoniosa com os objetivos da organização e provavelmente irão se mostrar descontentes e desmotivados com a empresa.

Estruturar os processos de Comunicação Interna e investir em tecnologias eficientes é fundamental para o sucesso de uma organização. O aplicativo de Comunicação Interna, Intranet e a TV Corporativa são exemplos de canais ágeis, fáceis de usar e práticos que podem aproximar a empresa dos colaboradores e reduzir os índices de turnover.

Processo seletivo ineficiente

Ao recrutar novos talentos, é fundamental que haja transparência para descrever como é a cultura da empresa, os requisitos e condições da vaga de trabalho em aberto.

O candidato precisa do máximo de informações possíveis, caso contrário, ele pode se frustrar com o emprego pouco tempo depois de ser contratado, resultando em um desligamento precoce.

O desvio de funções é outro fator que promove a falta de alinhamento de expectativas e aumenta os índices de rotatividade de colaboradores.

Onboarding ruim

O onboarding consiste no processo de integração de profissionais recém contratados na empresa, com o objetivo de aumentar o engajamento do colaborador e a retenção de empregados.

A integração de um novo colaborador é naturalmente estressante: mas um bom onboarding pode converter essa situação em aprendizado e bom relacionamento com os colegas.

Quando não há um processo de integração bem estruturado, o colaborador pode sentir-se deslocado na empresa e optar por um desligamento precoce.

Falta de plano de carreira

A ausência de um plano de carreira faz com que o colaborador a longo prazo se sinta desmotivado e sem perspectiva de crescimento. Nessa condição, a maioria dos empregados optam por buscar outra oportunidade mais vantajosa.

Ambiente hostil e pouco harmonioso

Um ambiente de trabalho hostil e pouco harmonioso resulta em colaboradores desmotivados. A longo prazo, esse contexto resulta em desligamentos e altos índices de turnover.

Problemas com a liderança

O líder é uma figura que exerce um grande impacto no clima organizacional e na maneira como funciona o fluxo de trabalho. Portanto, uma liderança eficaz é capaz de engajar empregados ao mesmo tempo que uma liderança ineficaz resulta em insatisfação e problemas na equipe.

Como calcular turnover?

O cálculo de turnover considera o número de colaboradores contratados, mais a quantidade de funcionários que se desligou, dividido pelo número total de pessoas e multiplicado por 100. Veja a fórmula abaixo:

Turnover = (X Entrada + Y Saída / 2) / total de funcionários x 100

Exemplo: imagine que a empresa contratou 10 colaboradores, demitiu 6 e que o número atual de funcionários é 160.

O cálculo é:

Turnover = (10 + 6/ 2) / 160 x 100

Turnover = 8%

Lembrando que esse cálculo consiste no índice de rotatividade geral de uma empresa. Entretanto, há como calcular o turnover de uma organização com parâmetros mais específicos a fim de obter informações mais detalhadas.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button