Acessibilidade na Comunicação Interna

Acessibilidade na Comunicação Interna

Promover acessibilidade na Comunicação Interna é garantir que todas as mensagens e recursos da organização sejam acessíveis e compreensíveis para todos, promovendo uma cultura organizacional mais inclusiva e acolhedora. Neste artigo sobre acessibilidade na Comunicação Interna você vai ver:

  • O que é acessibilidade nas organizações?
  • Importância da acessibilidade na Comunicação Interna
  • Práticas de acessibilidade na Comunicação Interna
  • Case de acessibilidade STIHL

O que é acessibilidade nas organizações?

Acessibilidade nas organizações refere-se à prática de garantir que todos os espaços, recursos, serviços e informações, sejam acessíveis para todo o público da empresa – independente das suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas. A acessibilidade nas organizações pode abranger diversas áreas, tais como:

Acessibilidade física: garantir que as instalações físicas da organização sejam projetadas e equipadas para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida (rampas, elevadores, banheiros acessíveis e espaços reservados nos estacionamentos).

Acessibilidade digital: oferecer recursos digitais que podem ser utilizados por pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas.

Acessibilidade na Comunicação Interna: garantir que a Comunicação Interna seja acessível para todos os colaboradores, incluindo comunicações escritas e eletrônicas.

Importância da acessibilidade na Comunicação Interna

Promover a acessibilidade na Comunicação Interna é conivente com os princípios éticos de igualdade e justiça. As práticas de acessibilidade nas organizações não são apenas uma questão de conformidade legal, mas também de responsabilidade social.

Garantir a acessibilidade é fundamental para promover a inclusão, o engajamento dos funcionários e o sucesso organizacional como um todo. Não basta que uma empresa contrate funcionários com deficiência: é necessário garantir que esses colaboradores sejam incluídos na cultura organizacional.

Funcionários que têm acesso igualitário à informação e se sentem incluídos na Comunicação Interna são mais propensos a mostrar engajamento no trabalho e contribuir para os objetivos da organização.

Práticas de acessibilidade na Comunicação Interna

Múltiplos canais de Comunicação Interna

Ofereça múltiplos canais, como e-mails, intranet, aplicativo de Comunicação Interna, TV Corporativa, para que os colaboradores possam escolher os formatos que melhor atendem suas preferências e necessidades.

Linguagem objetiva e simples

Evite terminologias técnicas e uma linguagem complexa, prefira uma comunicação simples e acessível para todos os públicos.

Formatos acessíveis

Disponibilize informações em formatos acessíveis, como texto simples, fontes legíveis, cores de alto contraste e vídeos legendados, para atender às necessidades de diferentes funcionários.

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Acessibilidade na Comunicação Interna

Certifique-se de que os materiais de Comunicação Interna sejam compatíveis com tecnologias assistivas, como leitores de tela, para garantir que funcionários com deficiência visual ou auditiva possam acessar as informações de forma independente.

Existem diversas ferramentas para celular com o objetivo de promover acessibilidade do conteúdo exibido no smartphone. Portanto, o aplicativo de Comunicação Interna é uma ferramenta valiosa para a promoção da acessibilidade nas organizações.

Treinamento e conscientização

Ofereça treinamentos regulares sobre a importância da acessibilidade na Comunicação Interna e ofereça orientações específicas sobre como criar e compartilhar conteúdo acessível.

Case de acessibilidade STIHL

A STIHL é uma multinacional alemã, líder mundial na fabricação de motosserras, que conta com mais de 3.700 colaboradores. No ano de 2018, a empresa implementou um app de Comunicação Interna com o objetivo de agilizar o compartilhamento de informações com as lideranças e facilitar o acesso a conteúdos corporativos.

Em decorrência do sucesso do app de Comunicação Interna STIHL, em pouco tempo a empresa expandiu o projeto para todos os colaboradores e implementou uma iniciativa para promover mais acessibilidade na plataforma: o mural inclusivo STIHL.

mural inclusivo stihl

Desde 2016, a STIHL já tinha a iniciativa Mural Inclusivo, que consistia em um vídeo semanal que apresentava em libras os assuntos expostos nos murais físicos, facilitando a compreensão dos colaboradores com deficiência auditiva.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

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