Saiba tudo sobre aplicativo de Comunicação Interna

Por Drica Marcelino

Aplicativo de Comunicação Interna

O aplicativo de Comunicação Interna é uma plataforma utilizada cada vez mais pelas empresas para trocar informações com funcionários e promover uma rede de comunicação corporativa. Neste especial Tudo sobre Aplicativo de Comunicação Interna, vamos abordar quais são as fases de desenvolvimento, implantação e dicas para gerir essa plataforma.

Neste post você vai ver:

O que é o Aplicativo de Comunicação Interna?

O aplicativo de Comunicação Interna (ou app de Comunicação Interna) é um canal de Comunicação Interna digital restrito para membros da empresa. Para usar a plataforma, os usuários devem ter conexão com a internet e instalar o app em um smartphone.

A memória ocupada pela plataforma varia de acordo com qual plataforma é utilizada (a depender do fornecedor escolhido). Vale destacar que o app de Comunicação Interna Screencorp é extremamente leve e pode ser instalado até mesmo nos aparelhos menos robustos e antigos.

Essa plataforma é regulamentada pela Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança da empresa e a privacidade de dados do usuário. Ou seja: a empresa pode sim, sem implicações legais, oferecer essa plataforma para a Comunicação Interna (abordaremos esse tópico abaixo com mais detalhes).

Segundo o relatório de tendências em Comunicação Interna da ABERJE de 2023, nas empresas com mais de 5.000 colaboradores, o app de Comunicação Interna é a segunda plataforma com maior aumento de investimento no planejamento orçamentário de 2023.

Para que serve o aplicativo de Comunicação Interna?

O aplicativo de Comunicação Interna fornece um espaço seguro para a troca de informações entre empresa e colaborador.

Cada fornecedor (empresa desenvolvedora) oferece um aplicativo de Comunicação Interna com funcionalidades específicas, mas em suma, a maioria permite que o colaborador troque mensagens com a empresa/departamentos.

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Funcionalidades do app de Comunicação Interna Screencorp

O aplicativo de Comunicação interna Screencorp é uma plataforma multifuncional: além de trocar mensagens, é possível publicar fotos, vídeos, imagens e até mesmo GIFs. Algumas das funcionalidades do app são:

Feed Notícias
O feed de notícias é uma área que exibe as novidades, avisos, comunicados e atividades que acontecem na empresa. O usuário pode utilizar o filtro que permite exibir todas as notícias ou apenas notícias relacionadas com um tema/departamento de interesse.

Seu espaço
O Seu Espaço é um canal que funciona como uma Rede Social Corporativa, com o objetivo de estimular o compartilhamento e a interação entre colaboradores (que inclui até mesmo o uso de emojis).

Fórum Colaborativo
Quer aumentar o engajamento da sua equipe no app? Use o fórum colaborativo, uma área para perguntas e respostas que estimula a interação entre colaboradores.

Fale conosco
Espaço de diálogo direto entre a empresa e o colaborador. Pode ser utilizado para enviar mensagens ao RH, financeiro, logística, dentre outros setores.

Reportar incidentes
O gestor pode habilitar na plataforma a opção de relatar incidentes. Os clientes Screencorp usam essa funcionalidade principalmente para duas finalidades: relatar acidentes no trabalho (opção com identificação do colaborador) e canal de denúncia (é possível ocultar a identidade do colaborador).

Saiba o que diz a legislação brasileira sobre um canal de denúncia interna e como essa prática pode ajudar a construir um espaço de trabalho mais ético e seguro para os colaboradores.

Biblioteca
O aplicativo de Comunicação Interna Screencorp oferece uma biblioteca de compartilhamento de arquivos onde o gestor pode criar pastas e enviar arquivos como vídeos, manuais em pdf, imagens, documentos, dentre muitos outros.

Sessão de Vídeos
A biblioteca de vídeos permite que seja realizado o upload de vídeos que estão no computador do gestor ou publicar vídeos hospedados na web com o caminho final do arquivo MP4.

Podcasts
Além da biblioteca de arquivos, a plataforma também conta com a biblioteca de podcasts, um espaço onde a empresa pode publicar arquivos no formato de áudio para os colaboradores, como podcasts ou a programação de uma rádio corporativa, por exemplo.

Enquetes
No app Screencorp o gestor pode criar enquetes para todos os membros da empresa ou direcionadas para um setor específico. Ainda é possível configurar se o resultado será público ou não.

Calendário de eventos
Trata-se de um calendário compartilhado com todos usuários onde a empresa pode destacar eventos, treinamentos, cursos e datas comemorativas que fazem parte do seu calendário de planejamento.

Central de links
O canal de links serve para a empresa adicionar ao aplicativo um atalho para uma página da web, como por exemplo, um portal ou página da companhia.

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) protege os dados dos usuários da plataforma, garantindo que o app de Comunicação Interna seja um espaço seguro para a empresa e para os colaboradores.

Antes de acessar a plataforma, é necessário que o usuário esteja de acordo com a LGPD. Sem o aceite dos termos da Lei Geral de Proteção de Dados, não é possível acessar a plataforma.

App de Comunicação Interna vs Redes Sociais tradicionais

Como dito anteriormente, o app de Comunicação Interna Screencorp é regulamentado pela LGPD, o que torna a plataforma segura para os usuários e para a empresa. Além da proteção jurídica, a Screencorp proporciona segurança digital para os dados que são armazenados em suas plataformas.

Em contrapartida, optar por usar uma rede social tradicional para Comunicação Corporativa é uma opção de baixa segurança informacional para as empresas. Cada vez mais são observados casos de invasão e roubo de dados em redes sociais convencionais e tratando-se de uma empresa, um incidente como esse pode custar muito caro.

Vale destacar também que a Screencorp oferece suporte rápido e de fácil acesso para todos os clientes do app no caso de qualquer problema que o usuário enfrente na plataforma – algo que a empresa não tem caso opte por utilizar redes sociais convencionais para a Comunicação Corporativa.

Métricas do aplicativo de Comunicação Interna

Outra vantagem de usar um aplicativo de Comunicação Interna são as métricas estratégicas oferecidas pela plataforma com ênfase no índice de engajamento e de entrega de informações da plataforma.

O gestor também pode exportar os dados para um documento no formato de planilha (excel). As métricas ajudam que a empresa realize uma análise sobre o desempenho da plataforma com o objetivo de obter dados analíticos sobre a performance e sucesso do uso do app.

Relatório detalhado
O relatório detalhado oferece informações com métricas de uso do aplicativo que podem ser divididas entre visualizações (usuário viu o conteúdo) e leituras (usuário visualizou o conteúdo completo).

É possível obter também dados de quando o usuário realizou a leitura ou até mesmo se ele viu mais de uma vez a informação.

Relatório de reações
Oferece dados sobre as reações dos usuários acerca de determinado post: quantas reações a publicação gerou e quais foram elas.

Participação em enquetes
A opção enquetes proporciona informações detalhadas sobre os dados das enquetes, como um relatório com a taxa de participação dos empregados.

O gestor da plataforma pode fazer um download das respostas no formato de planilha para tratamento externo dos dados.

Métricas da biblioteca
O gestor pode saber quais usuários visualizaram os arquivos da biblioteca e em que horário essa ação foi realizada.

Podcasts e eventos
O calendário e a biblioteca de podcasts oferecem um relatório detalhado sobre os índices de usuários que visualizaram o conteúdo publicado.

Notificação
Veja quais são os índices de notificações recebida pelos usuários (visualizou, clicou, etc).

Métricas de acesso
É possível saber quais usuários mais acessaram o aplicativo de Comunicação Interna no mês. Além disso, é possível obter detalhes sobre a versão do aplicativo que o usuário utiliza em casos de suporte.

Usuários mais engajados
Descubra quem são os colaboradores mais engajados no aplicativo a cada mês.

Horário com mais acesso
O gestor pode obter informações sobre o horário com mais acessos no app. Essa informação ajuda a saber qual é o horário ideal para obter mais engajamento ao realizar uma publicação.

Desenvolvimento do app de Comunicação Interna

A Screencorp acompanha e oferece suporte para a empresa durante todas as fases do processo de desenvolvimento do aplicativo de Comunicação Interna. Veja abaixo todas as fases de desenvolvimento e implementação da plataforma:

1. Definir a identidade visual do app

Cada aplicativo de Comunicação Interna é único e personalizado de acordo o cliente. Portanto, a primeira fase de desenvolvimento do app consiste em definir a identidade visual do aplicativo de acordo com a identidade visual da empresa.

Veja os exemplos de aplicativos abaixo:

Mapa de telas app de comunicação interna

App de Comunicação Interna para STIHL (exemplo)

 

Mapa de telas app de comunicação interna exemplo

App de Comunicação Interna para Cartão de Todos (exemplo)

2. Definir os módulos do aplicativo

Exemplo: canal de notícias com subdivisões por editorias, feed colaborativo, canal direto, biblioteca de arquivos, enquetes, fóruns, enquetes, vídeos etc.

3. Login

O cliente decide como vai ser a autenticação dos funcionários no app para login. É possível que os usuários usem as seguintes identificações para logar na plataforma: cpf, email ou número do crachá.

4. Importação de dados

A quarta fase consiste em importar os dados dos funcionários no sistema do app para gerar os tokens de acesso.

5. Segmentação de conteúdo

O cliente pode definir qual vai ser a estratégia de segmentação de conteúdo utilizada na plataforma (exemplo, exibir conteúdo para área X ou de acordo com cargo Y, por exemplo).

6. Revisão dos termos de uso e política de privacidade

Para usar a plataforma, os funcionários devem aceitar os termos de uso e política de privacidade ao criar conta no app. Os termos são criados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que busca proteger a privacidade dos usuários e oferecer segurança para a empresa.

7. Disponibilidade do app

Os aplicativos são disponibilizados para download no Google Play e Apple Store. Basta que os colaboradores acessem as plataformas e cliquem para baixar o aplicativo.

8. Primeiro post

O aplicativo está pronto! Agora é só criar e publicar o primeiro conteúdo do app.

9. Divulgação interna do app

Com tudo pronto, chegou a hora de divulgar o aplicativo na empresa e conectar-se com seus colaboradores: divulgue a plataforma em uma campanha de Comunicação Interna.

Lançamento do aplicativo de Comunicação Interna

A Screencorp oferece aos clientes diversas dicas para aumentar o sucesso da plataforma durante o período de lançamento do aplicativo de Comunicação Interna. A nossa equipe também fornece instruções para acompanhar de perto os índices de adesão dos usuários.

O gestor pode ver quem já realizou o download do aplicativo de Comunicação Interna e também quem ainda não integra a plataforma.

Campanha de lançamento
Uma dica para o seu aplicativo ganhar altos índices de engajamento desde o começo é divulgar o app através de uma campanha de lançamento. Os líderes da sua empresa podem agir como influenciadores internos e apoiar na divulgação e adesão do aplicativo por colaboradores.

De modo geral, ao ver os colegas fazendo download e experimentando as funcionalidades da plataforma, os colaboradores acabam naturalmente sentindo interesse em obter o app.

QR code de download
Divulgue pela empresa um QR code que direciona os funcionários para a página de download do aplicativo. Você pode gerar um QR Code com o endereço de download do seu app gratuitamente neste link.

Gincana no aplicativo
Uma forma divertida de conseguir muitos usuários no aplicativo logo de começo é criar uma gincana no app com o objetivo de divulgar a plataforma, suas funcionalidades e consequentemente atrair mais downloads.

Conteúdo para aplicativo de Comunicação Interna

Para garantir altos índices de engajamento no app é necessário que a plataforma seja alimentada continuamente com conteúdo informativo e/ou interativo para os colaboradores.

Novidades
Toda empresa tem as suas particularidades e novidades para serem divulgadas na plataforma. Publique informações sobre cursos oferecidos aos colaboradores, treinamentos e muito mais.

Notícias
Use a plataforma para divulgar notícias sobre a sua empresa, como por exemplo, o surgimento de uma nova filial, por exemplo.

Materiais ricos
A Screencorp ajuda as empresas na publicação de conteúdo fornecendo material gratuito para ser compartilhado no app de Comunicação Interna e dicas para as empresas, como o calendário de Comunicação Interna.

Nesta página você pode acessar todos os materiais ricos disponibilizados gratuitamente pela Screencorp, que incluem imagens, vídeos e até mesmo documentos informativos para serem divulgados no app de Comunicação Interna.

Alguns temas dos materiais ricos disponíveis são:

Datas comemorativas (Natal, Páscoa, Ano Novo, dentre outras)
Campanhas de conscientização (Outubro Rosa, Setembro Amarelo e muito mais)

Cases aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Case app de Comunicação Interna Stefanini

Veja o vídeo produzido pela Stefanini para o lançamento do app de Comunicação Interna:


(créditos: Marketing | Stefanini)

 

A Stefanini possui um grande desafio de Comunicação Interna: a empresa realiza operações em 33 países, totalizando 68 cidades, 32 idiomas e mais de 17 mil funcionários (40% no exterior). Além do desafio da dispersão geográfica e diferenças culturais, existe o fato de várias empresas terem sido adquiridas no movimento de expansão da organização.

O aplicativo mobile de Comunicação Interna da Stefanini ajuda a empresa a se comunicar com seus funcionários em tempo real e com recursos que tornam a comunicação mais aderente. Durante uma situação de crise onde houve greve do transporte público em São Paulo. a empresa usou o app para comunicar aos funcionários qual seria seu posicionamento naquela ocasião. Veja:

Uso do app de Comunicação Interna Stefanini durante a greve de transporte público em São Paulo

Como a Stefanini possui equipes alocadas em diversas empresas, a falta dos funcionários em seus postos de trabalho pode acarretar em problemas sérios para as empresas atendidas.  Sendo assim, a equipe de comunicação, com o apoio do CEO Marco Stefanini, decidiu enviar uma mensagem para todos os funcionários utilizando o app de Comunicação Interna desenvolvido pela Screencorp.

Push app de Comunicação Interna

Push enviado pelo app da Stefanini

 

Foi enviado um push para todos os funcionários de São Paulo com direcionamento para o vídeo abaixo.  Note que o vídeo foi feito a partir de um celular e que, apesar de não ter a qualidade audiovisual de uma produção mais elaborada, comunica com agilidade e autenticidade, dando destaque e relevância para a informação que era dada diretamente pelo CEO da empresa.

 

 

Mensagem antes da greve:

Mensagem de agradecimento após a greve:

O aplicativo de Comunicação Interna possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos, enquetes e diversos outros tipos de conteúdo. A equipe de comunicação tem autonomia para gerenciar o app e obter relatórios com métricas de visualização e leitura dos conteúdos publicados e adesão dos colaboradores.

Case app de Comunicação Interna STIHL

Case Aplicativo de comunição interna STIHL

 Clique aqui para acessar o case da STIHL

A STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo desde 1976. Hoje (2020) a empresa possui aproximadamente 45.000 pontos de venda em mais de 160 países. Sua fábrica de São Leopoldo (RS) tem cerca de 2.400 colaboradores e foi eleita 6 vezes pelo Ranking GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul.

O app de Comunicação interna da STIHL foi disponibilizado inicialmente para a liderança da empresa. Em decorrência do feedback positivo sobre o aplicativo, outros colaboradores da empresa passaram a expressar a vontade de também usar o app para ficar por dentro das novidades da organização.

Posteriormente o aplicativo entrou em um projeto de expansão para todos os colaboradores e ganhou inclusive uma repercussão de um dos responsáveis pela tecnologia da matriz da multinacional na Alemanha.

Case app de Comunicação Interna Compal: gestão de crise do coronavírus

Case aplicativo de comunicação interna compal

Clique aqui para acessar o case de sucesso da Compal

A Compal Electronics é uma fabrica de notebooks de grande porte localizada em Jundiaí. A organização possui as certificações ISO 9001 e UL, além de ter sido premiada 4 vezes na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas”, pela revista Valor Econômico.

Durante a pandemia da COVID-19, a empresa com um cenário de crise: o home office não era uma prática recorrente e havia a impossibilidade de trabalho remoto para os empregados do setor de produção.

Nessa conjuntura, a empresa implementou em sua fábrica medidas rigorosas de contágio do coronavírus que foram divulgadas com auxilio do app de Comunicação de Interna. Além disso, a empresa também divulgava para os empregados conteúdos com informações de prevenção contra o coronavírus.

Case app de Comunicação Interna Bridon-Bekaert (BBRG)

Clique aqui para acessar o case de sucesso da Bridon-Bekaert (BBRG)

A Bridon-Bekaert The Ropes Group (BBRG) foi fundada por meio de uma fusão entre o Grupo Bridon e o setor de fabricação de cabos de aço e cabos avançados da Bekaert. A empresa é uma das principais fornecedoras de cabos de aço de alta qualidade para clientes em todo o mundo, sendo uma das empresas mais respeitadas e consolidadas do setor.

No webinar, as gestoras do aplicativo de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert contam como foi o processo de implementação da plataforma e o o impacto na cultura organizacional da empresa.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

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