Por Thiago Braga
Durante a pandemia, muitas equipes adotaram o home office permanentemente e revelaram novos desafios para a comunicação das empresas. Nesse contexto, cresce a popularização do app de Comunicação Interna como uma das principais ferramentas de comunicação corporativa remota.
Funcionários trabalhando em diferentes lugares, necessidade de comunicação rápida e assertiva, ausência de métricas para saber se os funcionários leram os comunicados – esses são apenas alguns dos diversos desafios que muitas empresas enfrentam diariamente.
Ao conversar com profissionais de Comunicação Interna de diversos segmentos do mercado, vejo que existe um forte desejo de abraçar novas tecnologias para fortalecer a comunicação com empregados. No entanto, o processo envolve alguns passos iniciais dentro da própria corporação:
- Convencer os stakeholders dos benefícios da tecnologia para melhorar a Comunicação Interna.
- Entender as implicações legais e alinhar a execução do projeto com o departamento Jurídico da empresa.
- Entender as implicações técnicas e alinhar a execução do projeto com o departamento com o departamento de Tecnologia.
- Implementar o projeto de forma eficiente e obter uma entrega final satisfatória.
Confira passo a passo do desenvolvimento e implementação de um aplicativo de Comunicação Interna.
Passo a passo para implementar um app para Comunicação Interna na sua empresa
1. Definir a identidade visual do aplicativo de acordo com o manual de identidade visual da empresa. Veja os exemplos de aplicativos abaixo:
2. Definir os módulos do aplicativo. Ex: canal de notícias com subdivisões por editorias, feed colaborativo, canal direto, biblioteca de arquivos, enquetes, fóruns, enquetes, vídeos etc.
3. Decidir como vai ser a autenticação dos funcionários no app (cpf, email ou número do crachá).
4. Importar os dados dos funcionários no sistema e gerar os tokens de acesso.
5. Definir a estratégia de segmentação de conteúdo dos funcionários (para área X ou de acordo com cargo Y, por exemplo).
6. Revisão dos termos de uso e política de privacidade. Os documentos são aceitos pelos funcionários ao criar conta no app e dão segurança para empresa sobre questões jurídicas que envolvem o uso do aplicativo.
7. Publicação dos aplicativos na Google Play Store e Apple.
8. O aplicativo está pronto! Agora é só editar e inserir o conteúdo inicial no aplicativo.
9. Conecte-se com seus colaboradores: divulgue o app em uma campanha de comunicação.
* Em todas essas etapas, a Screencorp está junto do cliente para condução do projeto
Case app de Comunicação Interna Stefanini
Veja o vídeo produzido pela Stefanini para o lançamento do app de Comunicação Interna:
(créditos: Marketing | Stefanini)
A Stefanini possui um grande desafio de Comunicação Interna: a empresa realiza operações em 33 países, totalizando 68 cidades, 32 idiomas e mais de 17 mil funcionários (40% no exterior). Além do desafio da dispersão geográfica e diferenças culturais, existe o fato de várias empresas terem sido adquiridas no movimento de expansão da organização.
O aplicativo mobile de Comunicação Interna da Stefanini ajuda a empresa a se comunicar com seus funcionários em tempo real e com recursos que tornam a comunicação mais aderente. Durante uma situação de crise onde houve greve do transporte público em São Paulo. a empresa usou o app para comunicar aos funcionários qual seria seu posicionamento naquela ocasião. Veja:
Uso do app de Comunicação Interna Stefanini durante a greve de transporte público em São Paulo
Como a Stefanini possui equipes alocadas em diversas empresas, a falta dos funcionários em seus postos de trabalho pode acarretar em problemas sérios para as empresas atendidas. Sendo assim, a equipe de comunicação, com o apoio do CEO Marco Stefanini, decidiu enviar uma mensagem para todos os funcionários utilizando o app de Comunicação Interna desenvolvido pela Screencorp.

Push enviado pelo app da Stefanini
Foi enviado um push para todos os funcionários de São Paulo com direcionamento para o vídeo abaixo. Note que o vídeo foi feito a partir de um celular e que, apesar de não ter a qualidade audiovisual de uma produção mais elaborada, comunica com agilidade e autenticidade, dando destaque e relevância para a informação que era dada diretamente pelo CEO da empresa.
Mensagem antes da greve:
Mensagem de agradecimento após a greve:
O aplicativo de Comunicação Interna possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos, enquetes e diversos outros tipos de conteúdo. A equipe de comunicação tem autonomia para gerenciar o app e obter relatórios com métricas de visualização e leitura dos conteúdos publicados e adesão dos colaboradores.
Case app de Comunicação Interna STIHL
Clique aqui para acessar o case da STIHL
A STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo desde 1976. Hoje (2020) a empresa possui aproximadamente 45.000 pontos de venda em mais de 160 países. Sua fábrica de São Leopoldo (RS) tem cerca de 2.400 colaboradores e foi eleita 6 vezes pelo Ranking GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul.
O app de Comunicação interna da STIHL foi disponibilizado inicialmente para a liderança da empresa. Em decorrência do feedback positivo sobre o aplicativo, outros colaboradores da empresa passaram a expressar a vontade de também usar o app para ficar por dentro das novidades da organização.
Posteriormente o aplicativo entrou em um projeto de expansão para todos os colaboradores e ganhou inclusive uma repercussão de um dos responsáveis pela tecnologia da matriz da multinacional na Alemanha.
Case app de Comunicação Interna Compal: gestão de crise do coronavírus
Clique aqui para acessar o case de sucesso da Compal
A Compal Electronics é uma fabrica de notebooks de grande porte localizada em Jundiaí. A organização possui as certificações ISO 9001 e UL, além de ter sido premiada 4 vezes na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas”, pela revista Valor Econômico.
Durante a pandemia da COVID-19, a empresa com um cenário de crise: o home office não era uma prática recorrente e havia a impossibilidade de trabalho remoto para os empregados do setor de produção.
Nessa conjuntura, a empresa implementou em sua fábrica medidas rigorosas de contágio do coronavírus que foram divulgadas com auxilio do app de Comunicação de Interna. Além disso, a empresa também divulgava para os empregados conteúdos com informações de prevenção contra o coronavírus.
Case app de Comunicação Interna Bridon-Bekaert (BBRG)
Clique aqui para acessar o case de sucesso da Bridon-Bekaert (BBRG)
A Bridon-Bekaert The Ropes Group (BBRG) foi fundada por meio de uma fusão entre o Grupo Bridon e o setor de fabricação de cabos de aço e cabos avançados da Bekaert. A empresa é uma das principais fornecedoras de cabos de aço de alta qualidade para clientes em todo o mundo, sendo uma das empresas mais respeitadas e consolidadas do setor.
No webinar, as gestoras do aplicativo de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert contam como foi o processo de implementação da plataforma e o o impacto na cultura organizacional da empresa.
Sobre o autor
Thiago Braga é founder e CEO da Screencorp. Formado em Comunicação Social –pela Universidade de São Paulo (USP), Design Gráfico pela Escola Panamericana de Artes, Pós em Administração e Marketing na IBMEC e especialização em criação de startups pela Stanford University. Trabalhou em empresas como: Discovery Networks, Predicta, Editora Abril, O Estado de S. Paulo, Avon.
Confira outras matérias sobre aplicativo de Comunicação Interna:
- App Mobile de Comunicação Interna: dicas essenciais antes de começar seu projeto
- 7 motivos para você usar um aplicativo mobile como canal de Comunicação Interna
- [ Case app mobile ] STIHL: podcast com Renata Thum
APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp