App de Comunicação Interna: passo a passo para implementar na sua empresa

App Comunicação Interna
Por Thiago Braga

Com a adoção do modelo de trabalho remoto durante a pandemia e com a tendência de sua manutenção mesmo no pós-pandemia, surgem novos desafios de Comunicação com colaboradores.

Funcionários trabalhando remoto, necessidade de comunicação rápida e assertiva e métricas para saber a aderência do conteúdo no receptor são alguns dos desafios. Veja como planejar e lançar o app na sua empresa neste artigo.

Ao visitar as empresas, noto que existe um forte desejo das áreas de Comunicação Interna de abraçar novas tecnologias para aumentar a aderência da comunicação com empregados. No entanto, novas tecnologias trazem consigo novos desafios:

 

  • Convencer os stakeholders mostrando os benefícios da tecnologia para a melhoria dos processos comunicacionais e conseguir as devidas aprovações para avançar com o projeto.
  • Entender as questões jurídicas e alinhar com o departamento Jurídico da empresa.
  • Entender as questões tecnológicas e alinhar com o departamento de Tecnologia.
  • Gerenciar a implementação do projeto da melhor forma envolvendo todas as áreas da empresa.


Neste post, elenco algumas atividades envolvidas num projeto de app para Comunicação Interna:

 

1.Definição da identidade visual do aplicativo de acordo com o manual de identidade visual da empresa.

 

2. Definir os módulos do aplicativo. Ex: canal de notícias com subdivisões por editorias, canal direto, biblioteca de arquivos, enquetes, feed colaborativo, enquetes, vídeos etc.

 

3. Decisão sobre a forma de autenticação dos funcionários no app de Comunicação. Como será feita a autenticação? Via cpf, email ou número do crachá.

 

4. Importação de dados dos funcionários no sistema e geração de tokens de acesso.

 

5. Definição da estratégia de segmentação da base de funcionários.

 

6. Revisão dos termos de uso e política de privacidade. Esses documentos são aceitos pelos funcionários ao criar conta no app e asseguram a empresa de questões jurídicas sobre o uso do aplicativo.

 

7. Criação de uma conta na App Store e Google Play Store. A distribuição do app é feita pelas lojas da Apple e Google, então principalmente no caso da Apple, é necessária a utilização da conta da empresa.

 

8. Tudo pronto! Agora é o momento de fazer a Inserção de conteúdo inicial do aplicativo.

 

9. O app está lindo, aprovado e com conteúdo. Agora é o momento de divulgá-lo através de um campanha de comunicação
* Em todas essas etapas, a Screencorp está junto do cliente para condução do projeto

Voilà 😉

 

Case: app de comunicação para a empresa Stefanini

Veja o vídeo teaser produzido para o lançamento do app :


(créditos: Marketing | Stefanini)

 

A Stefanini possui um grande desafio de comunicação interna.   A empresa possui operações em 33 países, totalizando 68 Cidades, 32 idiomas e mais de 17 mil funcionários (40% no exterior).     Além do desafio da dispersão geográfica e diferenças culturais, existe o fato de várias empresas terem sido adquiridas no movimento de crescimento da organização.

O aplicativo mobile de comunicação interna Phonecorp ajuda a empresa a se comunicar com seus funcionários em tempo real e com recursos que tornam a comunicação mais aderente.

 

A greve de transporte público em São Paulo

Como a Stefanini possui equipes alocadas em diversas empresas, a falta dos funcionários em seus postos de trabalho pode acarretar em problemas sérios para as empresas atendidas.  Sendo assim, a equipe de comunicação, com o apoio do CEO Marco Stefanini, decidiu enviar uma mensagem para todos os funcionários utilizando o app Phonecorp.

Foi enviado um push para todos os funcionários de São Paulo com direcionamento para o vídeo abaixo.  Note que o vídeo foi feito a partir de um celular e que, apesar de não ter a qualidade audiovisual de uma produção mais elaborada, o mais importante aqui é a agilidade para comunicar com o público interno e a autenticidade / relevância da informação vinda diretamente do CEO da empresa.

 

 

Mensagem antes da greve:

Mensagem após a greve com o agradecimento:

O aplicativo de comunicação interna possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos e enquetes.

No gerenciador de conteúdo, a equipe de comunicação tem autonomia para gerenciar o app e também acessa relatórios de visualização e leitura dos conteúdos publicados.

 

_____________________________________________________

 

Case: app de comunicação para a empresa Compal

Case app mobile para Comunicação Interna

Ver case Compal >>

 

_____________________________________________________

 

Case: app de comunicação para a empresa Stihl

Ver case Stihl >>

 

 

 

_____________________________________________________

Confira outras matérias sobre app mobile:app mobile

 

Aplicativo para Comunicação Interna

PHONECORP APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

 

Share Button