App de Comunicação Interna: passo a passo para implementar na sua empresa

App de Comunicação

App de Comunicação

Por Thiago Braga

Ao visitar as empresas, noto que existe um forte desejo das áreas de Comunicação Interna de abraçar novas tecnologias para aumentar a aderência da comunicação com empregados. No entanto, novas tecnologias trazem consigo novos desafios:

  • Convencer os stakeholders mostrando os benefícios da tecnologia para a melhoria dos processos comunicacionais e conseguir as devidas aprovações para avançar com o projeto.
  • Entender as questões jurídicas e alinhar com o departamento Jurídico da empresa.
  • Entender as questões tecnológicas e alinhar com o departamento de Tecnologia.
  • Gerenciar a implementação do projeto da melhor forma envolvendo todas as áreas da empresa.

Neste post, elenco algumas atividades envolvidas num projeto de app para Comunicação Interna:

  1. Definição da identidade visual do aplicativo de acordo com o manual de identidade visual da empresa.
  2. Definir os módulos do aplicativo. Ex: canal de notícias com subdivisões por editorias, canal direto, biblioteca de arquivos, enquetes etc.
  3. Decisão sobre a forma de autenticação dos funcionários no app de Comunicação. Como será feita a autenticação? Via cpf, email ou número do crachá.
  4. Revisão dos termos de uso e política de privacidade. Esses documentos são aceitos pelos funcionários ao criar conta no app e asseguram a empresa de questões jurídicas sobre o uso do aplicativo.
  5. Criação de uma conta na App Store e Google Play Store. A distribuição do app é feita pelas lojas da Apple e Google, então principalmente no caso da Apple, é necessária a utilização da conta da empresa.
  6. Tudo pronto! Agora é o momento de fazer a Inserção de conteúdo inicial do aplicativo.
  7. O app está lindo, aprovado e com conteúdo. Agora é o momento de divulgá-lo através de um campanha de comunicação

Voilà 😉

 


 

Case: app de comunicação para a empresa Stefanini

Veja o vídeo teaser produzido para o lançamento do app :


(créditos: Marketing | Stefanini)

 

A Stefanini possui um grande desafio de comunicação interna.   A empresa possui operações em 33 países, totalizando 68 Cidades, 32 idiomas e mais de 17 mil funcionários (40% no exterior).     Além do desafio da dispersão geográfica e diferenças culturais, existe o fato de várias empresas terem sido adquiridas no movimento de crescimento da organização.

O aplicativo mobile de comunicação interna Phonecorp ajuda a empresa a se comunicar com seus funcionários em tempo real e com recursos que tornam a comunicação mais aderente.

 

A greve de transporte público em São Paulo

Como a Stefanini possui equipes alocadas em diversas empresas, a falta dos funcionários em seus postos de trabalho pode acarretar em problemas sérios para as empresas atendidas.  Sendo assim, a equipe de comunicação, com o apoio do CEO Marco Stefanini, decidiu enviar uma mensagem para todos os funcionários utilizando o app Phonecorp.

Foi enviado um push para todos os funcionários de São Paulo com direcionamento para o vídeo abaixo.  Note que o vídeo foi feito a partir de um celular e que, apesar de não ter a qualidade audiovisual de uma produção mais elaborada, o mais importante aqui é a agilidade para comunicar com o público interno e a autenticidade / relevância da informação vinda diretamente do CEO da empresa.

 

 

Mensagem antes da greve:

Mensagem após a greve com o agradecimento:

O aplicativo de comunicação interna possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos e enquetes.

No gerenciador de conteúdo, a equipe de comunicação tem autonomia para gerenciar o app e também acessa relatórios de visualização e leitura dos conteúdos publicados.

 

Confira outras matérias sobre app mobile:app mobile

 

Aplicativo para Comunicação Interna

PHONECORP APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

 

Share Button