Em clínicas, hospitais e outras áreas da saúde, os cuidados com a biossegurança crescem cada vez mais e são reforçados até mesmo pela comunicação das empresas. Veja como o app de Comunicação Interna pode ser usado estrategicamente na segurança e no acesso à informação para funcionários do setor farmacêutico.
Indústria farmacêutica no Brasil
Na última década, o setor farmacêutico registrou o maior crescimento da sua história segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Concomitantemente ao crescimento das redes de farmácias do Brasil, o país registra também alta na receita da indústria farmacêutica (veja a reportagem de 2023 sobre o tema).
A expansão do setor marca o crescimento da quantidade de profissionais de uma das áreas mais cautelosas com a segurança no trabalho e a a biossegurança dos profissionais. Além dos equipamentos de proteção individual, o setor farmacêutico investe também em tecnologia para conectar colaboradores e oferecer acesso à informação através de plataformas digitais como o app de Comunicação Interna.
Acesso à informação
Um estudo realizado pela StaffBase estima que os trabalhadores gastam em média 20% do tempo de trabalho buscando informações (comunicados, dados sobre benefícios, etc). Com o auxilio do app de Comunicação Interna esse tempo pode reduzir o número para 15% do tempo de trabalho.
Reportar incidentes
O app de Comunicação Interna pode ser usado para os colaboradores enviarem informações para os gestores sobre incidentes ocorridos na empresa, o que ajuda no monitoramento de situações atípicas que podem colocar em risco a saúde e segurança dos profissionais.
O envio da informação registra dados como o horário enviado, identificação do colaborador e disponibiliza um espaço para o relator descrever a situação ocorrida.
Canal de denúncias
Existe a possibilidade do gestor configurar o app de Comunicação Interna Screencorp para o envio de relatos de forma anônima. Essa funcionalidade é utilizada por algumas empresas para que a plataforma seja usada como um canal de denúncias que dirige os relatos à uma equipe responsável pelo tema.
Armazenar documentos e manuais
A biblioteca de conteúdo do aplicativo de Comunicação Interna Screencorp pode armazenar documentos e manuais de boas práticas voltadas para a biossegurança dos colaboradores, um tema de grande relevância para profissionais do setor farmacêutico.
O gestor pode incluir na plataforma PDFs, apresentações e também material multimídia como vídeos e podcasts.
Calendário de eventos, cursos e palestras
No calendário de eventos do app de Comunicação Interna o gestor pode incluir datas importantes como eventos, cursos e palestras que irão acontecer na empresa.
Quando estiver perto da data do evento em questão, é possível enviar notificações na tela do celular do colaborador sobre o evento que vai acontecer.
Acesso para links externos
A tela de links do app de Comunicação Interna reúne links externos de interesse dos funcionários como o site da empresa, site de benefícios ou até mesmo para um dos portais dos colaboradores.
Coleta de dados e enquetes
Caso seja necessário realizar uma enquete ou uma coleta massiva de informações dos colaboradores, o gestor pode usar a funcionalidade de enquetes do aplicativo de Comunicação.
As respostas dos funcionários são contabilizadas de forma estratégica que ajuda na visualização das informações coletadas. Os dados também podem ser exportados para serem trabalhados posteriormente em outro software, como o Microsoft Excel por exemplo.