6 tendências em Recursos Humanos para 2023

Drica Marcelino

É incrível como a tecnologia está mudando a forma como as equipes de Recursos Humanos trabalham. Em 2023, você pode apostar em tecnologias e ferramentas que proporcionarão novas oportunidades para agilizar e aprimorar o desempenho dos colaboradores. Veja abaixo 6 tendências para o RH em 2023.

#1: Uso do celular na Comunicação Interna e RH

Uma pesquisa com 1.200 trabalhadores (EMPLOYEECHANNEL, 2017) constatou que 100% deles consideram uma Comunicação Interna frequente e efetiva uma das melhores características para tornar um ambiente corporativo positivo. Entretanto, 57% dos departamentos de RH declararam que nem toda empresa possui um orçamento para Comunicação Interna.

A estratégia de adotar um aplicativo de Comunicação Interna ou plataformas digitais para RH para celular, proporciona um espaço de fácil acesso para que todos os funcionários, desde trabalhadores de fábrica, funcionários remotos ou gerentes de escritório, possam interagir e ficar por dentro das novidades da empresa.

Tecnologia em Recursos Humanos

#2: Plataforma para reportar casos de assédio sexual

Cresce cada vez mais as iniciativas dos departamentos de Recursos Humanos para aperfeiçoar as políticas de combate ao assédio sexual. Por muitos anos, a primeira opção para reportar casos de assédio sexual era o encontro cara a cara. Entretanto, muitos times estão adotando tecnologias para reportar casos de assédio de forma mais rápida e garantindo o bem estar da vítima.

De acordo com a Forbes, as equipes de RH em 2020 adotarão proativamente canais de tecnologia (incluindo plataformas web, email, bate-papo ou linhas diretas) para relatar incidentes e estabelecer políticas para endereçar adequadamente essas questões.

#3: Incorporar gênero neutro na linguagem de plataformas digitais

De acordo com a Sociedade para Gestão de Recursos Humanos, 20% dos funcionários de idade 18-34 anos são identificados como LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros). Dentre eles, o número de pessoas que se identificam com gênero não binário (nem feminino nem masculino) está aumentando. No entanto, com muita frequência, os departamentos de RH negligenciam questões que abrangem tais grupos.

Uma das principais maneiras pelas quais as equipes de RH estão promovendo inclusão de gênero está na adaptação da linguagem, dando a devida atenção ao uso de pronomes em campanhas de comunicação e softwares utilizados pela empresa.

Formas de adotar a linguagem neutra de gênero:

  • Uso de coletivos neutros (quando houver) ao invés do plural comum (no masculino):

Por exemplo: discentes, no lugar de alunos; docentes, no lugar de professores.

  • Evitar uso de artigos e pronomes de gênero para substantivos uniformes:

Clientes da empresa, no lugar de nossos clientes.

  • Substituir sujeitos por “pessoas que”:

Pessoas em posições executivas ao invés de executivos.

#4: Aplicativos para Comunicação Interna, folha de pagamento automatizada e mais

Desde 2017, houve um grande aumento de empresas focadas em tecnologia para RH e Comunicação Interna. Especialistas da indústria veem a interação tecnológica mobile essencial para o treinamento do público interno e operações de Recursos Humanos em 2023.

O departamento RH possuí um grande banco de dados e usar a tecnologia para interpretar essas informações pode proporcionar soluções inovadoras. Os softwares mais populares incluem folhas de pagamento automatizadas, aplicativo de Comunicação Interna, TV Corporativa, sistemas de controle de ponto e ferramentas para treinamento.

#5: Automação para melhorar engajamento e comunicação com funcionários millenials

Muitos millennials valorizam empresas que usam a automação como parte de seu fluxo de trabalho. Um report da Forbes afirma que essa geração busca automatizações que auxiliem o trabalho e colaborem efetivamente no dia a dia. Disponibilizar para os colaboradores tecnologias de automação pode gerar um grande impacto em manter sua empresa competitiva e ajudar a equipe executiva a atrair os melhores talentos.

Tecnologia em Recursos Humanos

#6: Inteligência artificial para iniciativas de recrutamento

A Inteligência Artificial (IA) oferece às equipes de RH uma forma de aprimorar a assertividade nos processos de recrutamento.

Enquanto a seleção de candidatos pode levar muitas horas, às vezes dias, os recursos de inteligência artificial ajudam as equipes de RH a classificar grandes grupos de candidatos de maneira rápida e eficiente. Essas tecnologias incluem  softwares que identificam candidatos que preenchem os pré-requisitos da vaga, agilizando processos de recrutamento e seleção.

Confira outras matérias sobre Recursos Humanos:app mobile

 

APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

Share Button