6 tendências em Recursos Humanos para 2019

Por Adrielly Marcelino

É realmente incrível como a tecnologia está mudando a forma como as equipes de recursos humanos trabalham. Em 2019, você pode apostar em tecnologias e ferramentas que proporcionarão novas oportunidades para agilizar e aprimorar o desempenho das equipes. Aqui estão seis grandes tendências para o RH em 2019.

 

Tecnologia na comunicação

#1: Plataforma para reportar casos de assédio sexual

É muito importante que os departamentos de recursos humanos deem prioridade e aperfeiçoem suas políticas de combate ao assédio sexual. Por muitos anos, a primeira opção para reportar casos de assédio sexual era o encontro cara a cara. Entretanto, muitos times estão adotando tecnologias para reportar casos de assédio de forma mais rápida e garantindo o anonimato.

 

De acordo com a Forbes, as equipes de RH em 2019 adotarão proativamente canais de tecnologia (incluindo plataformas web, email, bate-papo ou linhas diretas) para relatar incidentes e estabelecer políticas para endereçar adequadamente essas quetões.

 

#2: Traga Seu Próprio Dispositivo (BYOD)   

Uma pesquisa com 1.200 trabalhadores (EMPLOYEECHANNEL, 2017) constatou que 100% deles consideram uma Comunicação Interna frequente e efetiva uma das melhores características para tornar um ambiente corporativo positivo.

 

Entretanto, assim como em 2016, 57% dos departamentos de RH declararam que nem toda empresa possui um orçamento para Comunicação Interna. A estratégia “Traga Seu Próprio Dispositivo” (do inglês Bring Your Own Device – BYOD) tornou-se uma forma simples de garantir que todos funcionários, desde trabalhadores de fábrica, funcionários remotos ou gerentes de escritório – possam interagir via desktop e/ou aplicativos móveis da empresa.

 

Tecnologia em Recursos Humanos

 

#3: Incorporar gênero neutro na linguagem de plataformas digitais

De acordo com a Sociedade para Gestão de Recursos Humanos, 20% dos funcionários de idade 18-34 anos são identificados como LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros). Dentre eles, o número de pessoas que se identificam com gênero não binário (nem feminino nem masculino) está aumentando. No entanto, com muita frequência, os departamentos de RH negligenciam questões que abrangem tais grupos.

 

Uma das principais maneiras pelas quais as equipes de RH estão promovendo inclusão de gênero está na adaptação da linguagem, dando a devida atenção ao uso de pronomes em campanhas de comunicação e softwares utilizados pela empresa.

 

Formas de adotar a linguagem neutra de gênero:

 

  • Uso de coletivos neutros (quando houver) ao invés do plural comum (no masculino).

Por exemplo: discentes, no lugar de alunos; docentes, no lugar de professores.

  • Evitar uso de artigos e pronomes de gênero para substantivos uniformes:

Por exemplo: Clientes da empresa, no lugar de nossos clientes.

  • Substituir sujeitos por “pessoas que”.

Por exemplo: Pessoas em posições executivas ao invés de executivos.

 

#4: Aplicativos para Comunicação Interna, folha de pagamento automatizada e mais

Desde 2017, houve um grande aumento de startups e empresas focadas em trazer tecnologia para os departamentos de RH e Comunicação Interna. Especialistas da indústria veem a interação tecnológica mobile essencial para o treinamento do público interno e operações de RH em 2019.

 

As áreas de RH possuem um vasto banco de dados e usar a tecnologia para interpretar estes dados faz bastante sentido. Os softwares mais populares incluem folhas de pagamento automatizadas, aplicativo de Comunicação Interna, TV Corporativa, sistemas de controle de ponto e ferramentas para treinamento.

 

Confira o case de sucesso que a Screencorp produziu com o Grupo DPSP sobre o uso do aplicativo mobile Phonecorp e seus impactos na Comunicação Interna.

 

#5: Automação para melhorar engajamento e comunicação com funcionários millenials

Muitos millennials valorizam empresas que usam a automação como parte de seu fluxo de trabalho. O report da Forbes afirma que essa geração quer automatizações que auxiliem o trabalho e colaborem  efetivamente no dia a dia. Tomar medidas para acomodar essa preferência em suas comunicações de RH pode ter um grande impacto em manter sua empresa competitiva e ajudar a equipe executiva a atrair os melhores talentos.

 

Em 2019, mais executivos de RH irão explorar ferramentas e tecnologias que podem ajudá-los a automatizar e digitalizar seus sistemas de Comunicação Interna.

 

Tecnologia em Recursos Humanos

 

#6: Inteligência artificial para iniciativas de recrutamento

A Inteligência Artificial (IA) oferece às equipes de RH uma forma de aprimorar a assertividade nos processos de recrutamento.  

 

Enquanto a seleção de candidatos pode levar muitas horas, às vezes dias, os recursos de inteligência artificial ajudam as equipes de RH a classificar grandes grupos de candidatos de maneira rápida e eficiente. Essas tecnologias incluem por exemplo softwares de análise de vídeo que podem identificar comportamentos “estranhos” ou sinais de trapaça (como a falta de contato visual), descartando os candidatos fora do perfil.

 

Confira outras matérias sobre Recursos Humanos:app mobile

 

 

 

Aplicativo para Comunicação Interna

PHONECORP APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

 

Share Button