Cultura organizacional: o que é, importância e como melhorar

Drica Marcelino

A cultura organizacional, empresarial ou corporativa, consiste em um conjunto de valores, normas e hábitos que compõem a identidade de uma empresa. Ainda que não definida, toda companhia possui uma cultura organizacional. Portanto, conhecer e trabalhar esse aspecto a fundo é uma iniciativa estratégica para qualquer instituição.

Neste guia sobre cultura organizacional você vai ver:

O que é cultura organizacional?

A identidade e o propósito de uma organização são definidos por meio da missão, visão e valores da empresa. Na prática, esses princípios constroem a cultura organizacional, que reflete na tomada de decisões do negócio e no relacionamento interpessoal com colaboradores, clientes e fornecedores.

Outros aspectos intrínsecos do dia a dia da organização também estão relacionados com esse conceito, como a comunicação da empresa (com o público interno e externo), tipo de liderança, o produto ou serviço oferecido, capacidade de inovar perante novidades do mercado, dentre outros.

Uma dica para entender esse conceito, é recordar o que é a cultura na sociedade de forma geral. Em sociologia, a cultura consiste em um conjunto de tradições, comportamentos, costumes e conhecimento popular de pessoas que vivem em uma determinada região. Já no aspecto corporativo, ela abrange os hábitos, normas e valores compartilhados por membros de uma empresa.

Toda companhia possui uma cultura organizacional. O diferencial está nas instituições que têm esse conceito definido de forma concisa e investem nele para atrair funcionários e negócios alinhados com seus valores, objetivos e interesses.

Organograma Cultura Organizacional

Qual é a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional é um fator crucial quando se trata da atração de talentos. O alinhamento entre os valores da empresa e do candidato, conhecido como fit cultural, é cada vez mais valorizado nos processos seletivos — tanto por contratantes quanto por candidatos.

Outro fator ligado diretamente com a cultura empresarial é a retenção de talentos. Segundo um estudo realizado pela Zety sobre a Geração Z, um emprego que gera desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, seguido de um ambiente de trabalho tóxico, são os principais fatores que motivariam um pedido de demissão.

Vale ressaltar também que trabalhar esse conceito de forma estratégica auxilia na formação de uma equipe de profissionais harmoniosos e que compartilham os mesmos princípios.

Essa identidade é muito poderosa para beneficiar a motivação do colaborador e o engajamento no trabalho. Quando um indivíduo atua em um espaço que ele se sente pertencente e se identifica, naturalmente há mais motivação e engajamento.

Diferença entre cultura e clima organizacional

A cultura organizacional consiste nos ideais da empresa, como seus valores, propósito e normas da organização. Já o clima organizacional trata-se do sentimento que os colaboradores sentem em relação ao ambiente corporativo.
Em resumo: a cultura corporativa consiste no DNA da instituição, enquanto o clima organizacional é o ambiente gerado de acordo com a cultura empresarial.

Tipos de cultura organizacional

De acordo com Charles B. Handy, especialista em comportamento e gestão organizacional, existem quatro tipos de cultura organizacional predominantes nas empresas.

Cultura de poder

Nesse tipo de cultura corporativa, mais frequente em empresas pequenas e mais hierarquizadas, o poder da instituição é centralizado em figuras de liderança. O dono do negócio (ou CEO) estabelece todas as características e é retratado como uma figura poderosa.

Esse modelo é mais comum em empresas focadas na geração de resultados, por isso, os colaboradores são estimulados a competir entre si para atingir os objetivos da organização. A desvantagem é que essa cultura pode ser vista como inflexível ou autoritária, já que limita a autonomia dos empregados no ambiente de trabalho.

Cultura de pessoas

Como o próprio nome indica, a cultura de pessoas é voltada para o coletivo, sendo adotada em locais que valorizam a independência dos colaboradores dentro das suas funções. É um tipo de cultura com ênfase nas pessoas e na valorização dos funcionários independente do seu cargo.

Iniciativas de desenvolvimento profissional e políticas de incentivo são ferramentas adotadas com frequência. Nessas organizações, o objetivo é atrair e reter os melhores talentos, proporcionando uma boa experiência do colaborador (employee experience).

A desvantagem desse tipo de cultura é que a ênfase exagerada na autonomia do colaborador pode resultar em casos de falta de disciplina ou desalinhamento das equipes quando a Comunicação Interna não é eficiente.

Cultura de tarefas

A cultura de tarefas é voltada para os projetos realizados pela empresa. Ou seja: o foco é no que precisa ser feito para concluir o projeto, portanto há mais autonomia para os funcionários e espaço para inovação.

Uma desvantagem da cultura de tarefas é exigir muita dedicação e atenção para monitorar grandes equipes. Além disso, sempre haverá uma grande responsabilidade vinculada aos líderes.

Vamos imaginar em uma equipe de produção de cinema por exemplo. Todos os membros e funções do time são importantes (atores, cinegrafistas, figurinistas, técnicos de som, etc), mas existe uma grande responsabilidade direcionada para o Diretor do filme, que deve acompanhar todas as tarefas e certificar-se que o projeto está sendo executado de forma harmoniosa.

A cultura de tarefas é adotada com frequência por empresas caracterizadas pelo trabalho em equipe e criatividade, como agências de publicidade e produtoras de audiovisual.

Cultura de papéis

Com uma hierarquia bem definida e orientada por regras, a cultura de papéis foca no cargo/função empenhado pelo colaborador. Portanto, esse tipo de organização dá ênfase ao organograma da empresa, que define qual tarefa cada funcionário deve realizar de acordo com a função designada.

A desvantagem da cultura de papéis é que há pouca inovação, fator que a longo prazo limita o crescimento da empresa. Além disso, é comum encontrar funcionários acomodados (já que há pouco incentivo para inovação e desenvolvimento profissional).

Como melhorar sua cultura organizacional

Comunicação Interna

Para ter uma cultura organizacional forte e satisfatória é fundamental investir na Comunicação Interna da empresa. Ela é essencial para manter o vínculo entre colaboradores e gestores, além de possibilitar a troca de informações sobre o que a organização espera dos empregados e o que eles anseiam por parte da instituição.

Onboarding

Os recém contratados pela empresa podem passar pelo onboarding para conhecer melhor como é a cultura do lugar. Esse primeiro passo de acolhimento e direcionamento ajuda o profissional no processo de adaptação no novo ambiente de trabalho.

Valores compartilhados

O principal pilar da cultura corporativa são os valores compartilhados, que guiam a forma como os funcionários devem se comportar na organização e também os relacionamentos interpessoais das equipes. Quando os funcionários não compartilham os mesmos valores, dificilmente as equipes irão desempenhar as tarefas de forma harmoniosa.

À medida que a empresa cresce, é possível haver situações onde é necessário incorporar novos valores de acordo com os projetos realizados, identidade dos novos colaboradores, posicionamento de mercado e soluções oferecidas aos clientes.

Todavia, esse processo deve ocorrer de forma coletiva a modo que todos membros da empresa saibam como (e para onde) é esse novo caminho trilhado pela companhia.

Como a Screencorp pode te ajudar nisso

A Screencorp oferece soluções modernas de Comunicação Interna para aproximar empresas e colaboradores que beneficiam a sua cultura organizacional. O app de Comunicação Interna Screencorp e a intranet são canais ágeis e práticos para fortalecer o vínculo da instituição com os funcionários.

Através do app de Comunicação Interna você pode promover experiências que reforçam os valores da empresa e beneficiam o relacionamento interpessoal das equipes. Além disso, o aplicativo mobile é um canal excelente para ser incluído na comunicação geral do dia a dia.

A TV Corporativa é uma ferramenta potente para reforçar a sua marca — além de tornar o ambiente mais atrativo e moderno. Ela pode te auxiliar a disparar comunicados e normas importantes que precisam ser incorporados rapidamente na cultura organizacional da empresa e também ajudar na gestão de crises.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

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