Sim, você já conhece o Facebook, a rede social com mais usuários ativos do mundo! Mas convenhamos: redes sociais não são locais ideais para assuntos de trabalho, não é mesmo? Pensando nisso, surge o Workplace by Facebook: uma rede social corporativa que promete conectar seus funcionários.
Após analisarmos o Workplace, preparamos esse artigo com as vantagens e desvantagens da plataforma. Ainda não decidiu se o Workplace é ideal para a sua empresa? Então leia esse post.
O que é o Workplace Facebook?
Lançado em 2016, o Workplace é uma rede social corporativa não gratuita desenvolvida pelo Facebook para conectar empregados. Seu nome deriva do inglês work (trabalho) e place (lugar).
No Workplace os funcionários podem interagir entre si através do compartilhamento de imagens, troca de mensagens via chat ou até mesmo pegar o número de telefone daquele colega que trabalha em uma filial distante.
Diferente do Facebook, onde você pode encontrar pessoas do mundo inteiro, o Workplace Facebook é restrito para funcionários da organização e promete garantir a segurança de dados e informações da empresa.
A plataforma é um canal de Comunicação Interna. Além do chat, é possível realizar chamadas de vídeo em HD, publicar comunicados no feed de notícias, arquivos e realizar a criação de eventos e grupos.
Como funciona o Workplace Facebook?
O Workplace não é somente similar ao Facebook em suas funcionalidades, o layout da ferramenta é idêntico ao da rede social. Embora pertença ao Facebook, não é necessário possuir uma conta nele para criar uma conta no Workplace.
Na versão paga da plataforma, quando a empresa define que fará parte da rede corporativa do Facebook, os funcionários recebem em seu email comercial um link para juntar-se ao Workplace ou um código de acesso. Na versão básica grátis, é necessário que o próprio usuário vá até o site e crie sua conta.
Perfil do usuário
O perfil de um usuário do Workplace contém as seguintes informações: nome do usuário, cargo e número de telefone comercial. É possível personalizar a foto de perfil e inserir mais informação na área “sobre” (about na versão em inglês).
Principais Funcionalidades
No Workplace tanto a empresa quanto o colaborador podem publicar conteúdo livremente. Uma das principais funções da plataforma são os grupos, onde os usuários publicam atualizações de acordo com determinado projeto ou área da empresa, como Marketing, Recursos Humanos, T.I., etc.
Captura de tela do aplicativo Workplace by Facebook em aparelho Android
Ao invés de publicar atualizações em um grupo, o usuário também pode publicar em seu feed, onde se misturam com publicações de colegas, chefes e empresa. Também é possível criar e publicar uma enquete.
Uma funcionalidade interessante para a Comunicação Interna é o Workplace Chat, um canal de bate-papo semelhante ao Messenger onde os usuários podem trocar mensagens instantâneas ou realizar uma chamada de voz ou vídeo em HD.
No Workplace você também pode criar eventos ou então confirmar presença em eventos criados por outros membros da sua equipe.
Captura de tela do Workplace Chat e da aba Eventos do Workplace
Administrador
O Administrador é o responsável pela moderação de conteúdo publicado no Workplace. Supondo que um funcionário publique algum conteúdo inadequado, o Administrador pode excluir tanto o conteúdo quanto seus comentários. É possível nomear mais de um administrador.
A versão Essential (gratuita) não permite que um membro da companhia seja o Administrador. Embora as publicações sejam de propriedade dos usuários, é o próprio Facebook quem administra a partir de denúncias realizadas. A possibilidade de administrar só está disponível para as versões pagas da plataforma.
Biblioteca de Conhecimento
O Workplace dispõe de uma biblioteca onde o usuário pode inserir arquivos sobre a empresa, como políticas internas, orientações para funcionários, etc. Entretanto, existe há restrição de quantidade de arquivos variável de acordo com o seu plano. Um plano Essential, por exemplo, dispõe de um diretório reduzido de 5 GB, enquanto no Advanced é 1TB e no Enterprise é ilimitado.
Integrações com ferramentas existentes
O Workplace Facebook integra-se com algumas ferramentas comuns do universo corporativo, como o Google Drive, Dropbox e Trello. Algumas dessas integrações estão disponíveis tanto para o Workplace pago quanto para a versão Workplace grátis. Entretanto, a maioria das integrações estão disponíveis apenas para a versão paga.
Pontos fracos
Custo do Workplace
O Workplace possui três planos de pagamento mensal que variam em quantidade de usuários e funcionalidades da plataforma: Enterprise, para organizações complexas com o custo de $8 dólares por usuário (cerca de R$42,50 reais por funcionário), Advanced, para organizações de porte médio por $4 dólares por usuário (R$21,25 reais) e a Essential, uma versão limitada voltada para equipes (não para empresas) gratuita. O valor cobrado pelo Workplace é determinado em dólar estadunidense, o que pode ser um custo elevado se convertido para moedas como o real brasileiro.
O aplicativo de Comunicação Interna Screencorp (autor deste texto e blog) custa bem menos do que R$5,00 por usuário e ainda possui descontos progressivos conforme a quantidade de colaboradores.
Peso (em megabytes) do aplicativo mobile iOS e Android
Existe uma versão do Workplace para desktop e o aplicativo mobile está disponível para os sistemas Android e iOS. Um grande ponto fraco é que assim como ocorre no Facebook, o usuário do Workplace é obrigado a realizar o download de 2 aplicativos para desfrutar integralmente das funções: Workplace (com feed de notícias e grupos) e Workplace Chat (para enviar e receber mensagens).
Essa é uma reclamação tanto dos usuários do Workplace quanto do Facebook, porque além de ser necessário instalar 2 aplicativos para utilizar uma mesma plataforma, são aplicativos pesados.
A versão para iOS do Workplace ocupa 132MB e o Workplace Chat ocupa 131,6MB (23/06/2020), no sistema Android, são 241MB e 197MB respectivamente (23/06/2020). Isso pode ser um problema tratando-se de empregados com smartphones menos robustos.
O aplicativo de Comunicação Interna Screencorp ocupa apenas 19,3MB no iOS e 32,27MB no Android.
Suporte
Customer Success, ou Sucesso do Cliente em português, é uma área responsável por garantir que a experiência do cliente seja satisfatória, alcançando todos os resultados desejados.
Vamos supor que surge uma grande dúvida sobre a ferramenta: você envia uma mensagem (ou realiza um telefonema) para a área de Customer Success e eles irão em breve tentar solucionar o seu problema. O suporte irá te auxiliar para que você tenha a melhor experiência possível após a compra!
O site do Workplace não menciona nenhum serviço de suporte. Isso impacta negativamente a experiência do usuário caso surja alguma dúvida sobre a plataforma – ou até mesmo um erro nela. Não dispor de suporte acessível faz com que erros operacionais na própria plataforma possam persistir por muito tempo até que seja identificado por algum funcionário do Facebook.
O app de Comunicação Interna Screencorp disponibiliza suporte via email, chat e telefone com alto nível de satisfação dos clientes. No ato da contratação, é realizado um treinamento com a Gestão sobre como utilizar a plataforma e também um treinamento com dicas para a campanha de lançamento do app na empresa. Caso persista qualquer dúvida, é só contatar o suporte para obter auxílio.
Identidade Visual
Não é possível escolher a Identidade Visual do Workplace, ou seja, as cores e ícones do app são determinados exclusivamente pelo Facebook. Outros serviços de app mobile para Comunicação Interna permitem a escolha das cores e ícone do app de acordo com a identidade visual da empresa.
Aqui na Screencorp os nossos clientes escolhem quais são as cores do app, seu ícone, as cores da biblioteca, entre outros. É possível até mesmo solicitar ajustes de acordo com as demandas do cliente.
A oportunidade de escolher a identidade visual do aplicativo permite que a empresa selecione cores que irão atrair seu funcionário e ocasionar identificação visual com a plataforma. Além disso, a identidade visual da empresa recorda que aquele é um espaço de Comunicação Interna.
Clareza e organização de conteúdo
A Rede Social Corporativa não beneficia a organização e clareza do conteúdo. No formato de Rede Social, muitas vezes o conteúdo publicado pela empresa fica perdido no meio do conteúdo gerado pelos colaboradores. Podem ser frequentes situações nas quais a empresa publicou um comunicado importante, mas os funcionários se perderam em meio ao conteúdo publicado por colegas.
Para evitar situações como a citada anteriormente, o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp privilegia a organização do conteúdo publicado no app. Existe um atalho para o canal colaborativo, onde são armazenadas as publicações feitas por colaboradores e também o canal da empresa, que compila comunicados da empresa e conteúdo publicado por gestores. O objetivo é promover uma Comunicação Interna eficiente e organizada, evitando que comunicados importantes fiquem dispersos na plataforma.
App de Comunicação Interna Screencorp
Preço mais acessível
Uma alternativa mais barata ao Workplace é o app de Comunicação Interna Screencorp. O custo mensal por usuário da plataforma da Screencorp é 3 vezes menor do que o custo do Workplace by Facebook.
Suporte ao cliente
Enquanto o site do Workplace não cita nenhum serviço de suporte, o app de Comunicação Interna Screencorp oferece suporte ao usuário via chat, email ou telefone. No caso de qualquer dúvida de usuários ou gestores da plataforma, a equipe da Screencorp está disponível para te auxiliar e te ajudar a aproveitar o máximo da plataforma.
Design de acordo com a identidade visual da empresa
Não é possível customizar o visual do Workplace. O layout da plataforma é similar ao do Facebook (assim como as cores da interface).
O app de Comunicação Interna Screencorp é customizado de acordo com a identidade visual da empresa que contrata o serviço. Cada aplicativo é único, portanto o cliente acompanha todas as fases de desenvolvimento da plataforma e escolhe qual será o nome do app, ícone, tela de login e muito mais.
Mais espaço na biblioteca virtual
O Workplace oferece uma biblioteca virtual onde o usuário pode disponibilizar arquivos, fotos e documentos. Todavia, o espaço dessa biblioteca restrito de acordo com o plano contratado (uma biblioteca mais robusta exige um plano mais caro consequentemente. Em contrapartida, o app de Comunicação Interna Screencorp oferece as mesmas funcionalidades de biblioteca para todos os clientes.
Versão web
Além do app de Comunicação Interna, o cliente também pode contratar a Intranet Screencorp, um serviço com as mesmas funcionalidades que o app mas que pode ser acessado via web (ou seja, pelo navegador do computador).
A Intranet Screencorp e app possuem integração: ou seja, você pode publicar um conteúdo nos dois canais simultaneamente.
Cases App de Comunicação Interna Screencorp
Ocyan
A Ocyan é uma empresa com mais de 4.300 funcionários, sendo que 70% atuam embarcados a cerca de 200 km da costa na extração de óleo e gás. Nesse cenário desafiador, a Ocyan escolheu o app de Comunicação Interna Screencorp para ser a principal plataforma de comunicação da empresa.
Os relatórios de métricas de engajamento gerados pelo app Screencrop auxiliaram a Ocyan a mensurar o resultado das suas campanhas internas e saber quais comunicados não foram visualizados pelos colaboradores. Além disso, a Ocyan disponibiliza na biblioteca do app arquivos pertinentes para os colaboradores e que necessitam de fácil acesso.
Veja o case completo da Ocyan.
STIHL
A STIHL é uma empresa alemã conhecida por ser a marca de motosserras mais vendida no mundo. Na rotina da fábrica de São Leopoldo (RS) da STIHL, muitos líderes não atuam em frente ao computador, um fator que tornava o email um canal insuficiente para suprir as necessidades de Comunicação Interna da empresa.
Em busca de uma plataforma que os funcionários pudessem acessar de qualquer lugar, a STIHL contratou o app de Comunicação Interna Screencorp e obteve feedbacks positivos dos usuários. O sucesso do projeto foi tão grande que rendeu reconhecimento internacional para a equipe que administrava o aplicativo e o projeto posteriormente foi expandido para todos os colaboradores da STIHL.
Confira o case completo da STIHL.
Bridon-Bekaert
A Bridon-Bekaert é uma empresa líder no setor de fabricação de cabos de aço e possui uma unidade com mais de 2.500 colaboradores em Osasco (SP). Durante o processo de digitalização da empresa, a Bridon-Bekaert escolheu migrar do mural impresso para o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp com objetivo de oferecer para os colaboradores um canal mais rápido e mais interativo para os funcionários.
De acordo com os responsáveis pela Comunicação Interna da Bridon-Bekaert, o app de Comunicação Interna se mostrou uma opção menos custosa do que os comunicados impressos que exigiam gastos com papel, tinta e mão de obra de uma agência terceira para confeccionar os materiais.
Confira o case completo da Bridon-Bekaert.
Nosso aplicativo atende clientes de diversos segmentos, entre eles Drogaria São Paulo, Stihl, GRU Airport e Duratex. Gostaria de saber mais? Fale conosco.
Confira outras matérias sobre uso de app para Comunicação Interna:
App Mobile de Comunicação mostra-se indispensável para as empresas durante a pandemia
HR Tech: entenda a transformação digital no RH
Certificação em Comunicação Interna