Influenciadores Internos: o que são e como podem gerar mais engajamento

Influenciadores internos

Em um universo cada vez mais tecnológico, estratégias de engajamento mais humanizadas e que buscam aproximar pessoas ganham cada vez mais destaque quando se trata de cativar o público. Por isso os influenciadores internos têm se mostrado cada vez mais presentes nas metodologias de Endomarketing das empresas.

Neste artigo sobre influenciadores internos você vai ver:

O que são influenciadores internos?

De forma geral, os influenciadores digitais são pessoas carismáticas que obtêm um grande alcance nas redes sociais, gerando engajamento, impacto e consequentemente influenciando o comportamento de um grande número de seguidores.

Segundo uma pesquisa da NordVPN, o Brasil é o 3° país que mais utiliza as redes sociais no mundo. Esse grande número de brasileiros conectados faz com que as estratégias de influenciadores internos ganhem cada vez mais resultados no país e se mostrem uma alternativa interessante para falar tanto com o público externo quanto interno.

Afinal, fora das redes sociais, de fato existem pessoas que acabam ganhando destaque no ciclo social. As interações orgânicas no ambiente corporativo resultam naturalmente no surgimento de líderes informais, que são colaboradores admirados e que influenciam positivamente seus colegas.

São aqueles indivíduos conhecidos como pessoas confiáveis, que apresentam um bom relacionamento de equipe e a quem os colegas recorrem para pedir conselhos e apoio em tempos de mudança.

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Qual é a importância dos influenciadores internos?

De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 64% das empresas alocaram orçamentos em programas com influenciadores internos em 2023.

Um benchmarking realizado pela P3K Comunicação mostra o impacto dos influenciadores internos nas empresas: dados apontam que 62,5% das empresas destinam tarefas periódicas para os grupos de influenciadores internos, como a produção de conteúdos e a disseminação interna de campanhas e ações, principalmente pelas redes sociais corporativas.

Outro dado importante obtido pela P3K Comunicação é que 43,80% das empresas também incentivam seus grupos de influenciadores a realizarem comunicações para o público externo, especialmente pelo Linkedin e outras redes.

Benefícios dos influenciadores internos

Os influenciadores internos são pessoas que os colegas de trabalho respeitam e admiram. Portanto, eles podem ser aliados durante os momentos de implementação de novos projetos ou durante a gestão de crises.

Ao reconhecer e valorizar esses indivíduos, as empresas podem aproveitar ao máximo seu potencial e impulsionar o crescimento e a inovação em todos os níveis. Uma estratégia de influenciadores internos pode contribuir para:

  • Aumentar o engajamento dos colaboradores
  • Acelerar um processo de mudança
  • Fortalecer a confiança entre colaboradores
  • Beneficiar positivamente o clima organizacional
  • Reforçar a marca empregadora
  • Estimular o protagonismo dos colaboradores em campanhas internas

Exemplo de campanhas com influenciadores internos

Agora que você já sabe o que são influenciadores internos e como eles podem beneficiar as suas estratégias de Endomarketing, é hora de pensar em exemplos práticos de como implementar essa metodologia na sua empresa.

Seja defendendo uma nova metodologia, promovendo a colaboração entre equipes ou incentivando a inovação, esses indivíduos desempenham um papel fundamental na evolução e no sucesso de uma estratégia de Endomarketing.

Diversos clientes da Screencorp envolvem os influenciadores internos durante uma campanha de lançamento do app de Comunicação Interna, já que a participação deles ajuda a aumentar naturalmente o fluxo de informações dentro da empresa.

A partir do momento em que um dos influenciadores passa a promover o app de Comunicação Interna dentro da empresa e a realizar publicações na plataforma, os outros colaboradores naturalmente ficam mais instigados a usar a plataforma

Os influenciadores internos também podem ajudar a promover canais como a TV Corporativa. Durante a campanha de lançamento da TV Corporativa Eucatex, a empresa envolveu os líderes no projeto e por influência deles outros colaboradores passaram a querer veicular conteúdo nas telas.

Case Eucatex

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Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

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