App de Comunicação Interna é indispensável após a pandemia

A necessidade da transformação digital nas empresas surgiu na marra em meio à pandemia do Coronavírus. O papel da área de Comunicação Interna nas organizações assumiu o caráter estratégico que sempre teve lugar, porém, que na maioria das empresas, poucas vezes ocupou.

Mas, a Comunicação Interna possui as ferramentas necessárias para gerenciar essa crise? Funcionários trabalhando remoto, necessidade de comunicação rápida e assertiva, métricas para saber a aderência do conteúdo no receptor e outros desafios colocados pelo afastamento físico dos empregados. Entenda como aplicativo de Comunicação Interna pode ajudar as empresas durante a pandemia.

Compartilho 12 formas que nossos clientes têm usado o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp na crise do Coronavírus.

  1. Envio de notificações (push notification) para anúncios cruciais e urgentes de gerenciamento de crise
  2. Participação dos empregados em feeds de conteúdo colaborativos
  3. Compartilhamento de informações públicas de fontes relevantes (Organização Mundial da Saúde, Agências Governamentais, etc.)
  4. Divulgação de diretórios de contatos de emergência importantes
  5. Orientação para os funcionários sobre práticas higiênicas adequadas
  6. Compartilhamento de diretrizes internas sobre viagens nacionais e internacionais
  7. Métricas de leitura dos conteúdos para assegurar a aderência da Comunicação
  8. Segmentação do envio de mensagens específicas para endereçar diferentes públicos-alvo dentro da organização. Por exemplo: empregados que trabalham na operação, empregados que estão em home office
  9. Fornecimento de canais de feedback estruturados
  10. Postagem de vídeos e fotografias mostrando dicas úteis para trabalhar produtivamente em casa
  11. Compartilhamento de perguntas frequentes para liberar comunicadores de e-mails longos e telefonemas demorados
  12. Criação de fóruns e possibilidade de comentários em notícias e vídeos, criando diálogo e troca de informações

 

 

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Dalai Lama

 

 

 

Como lutar contra a disseminação do vírus em uma fábrica?

Case app mobile para Comunicação Interna

Nesse podcast, a Compal, empresa multinacional que atua na fabricação de notebooks no Brasil, conta sobre as medidas preventivas de contágio
implementadas em sua fábrica em Jundiaí (SP) e o uso estratégico da Comunicação Interna para informar os empregados sobre a doença e medidas preventivas.

Participaram: Alexandre Lisboa (Vice Presidente e Gerente Geral), Rodrigo Facco Queiroz (Gerente Sênior de Recursos Humanos e EHS) e Caroline Sena (Analista de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional).

 

Screencorp · Entrevista Compal

 

Desafio: Resguardar a saúde dos funcionários em meio à pandemia global do coronavírus.

– Fábrica de grande porte localizada na cidade de Jundiaí (SP).

Home office não era uma prática recorrente.

– Impossibilidade de trabalho remoto dos empregados da área de produção.

 

Estratégia aplicada: Adoção rigorosa de medidas preventivas de contágio com auxílio do Aplicativo Mobile da empresa para informar empregados sobre o vírus.

– Nos casos possíveis, funcionários atuam remotamente com auxílio de ferramentas operacionais.
– Higienização do ônibus fretado ao término de cada viagem e redução do número de passageiros; Acesso à fábrica via portão livre sem superfície metálica e com higienização dos pés em solução desinfetante.
– Checagem da temperatura corporal dos empregados realizada por profissionais de saúde.
– Disponibilidade de torneiras e sabão para lavar as mãos no acesso à fábrica e também na área operacional e também de álcool em gel.
– Higienização constante da fábrica e de possíveis pontos de contaminação (maçanetas, botões de máquinas de café, etc).
– Atualização constante do conteúdo da TV Corporativa acerca do vírus e novas políticas internas.
– Conteúdo informativo constante no aplicativo mobile da empresa.
– Disparo de push notifications na tela do celular dos empregados.

 

Feedback: taxa de absenteísmo baixíssima até agora.

Case Compal

Notícias publicadas no app mobile da Compal

– Alto desempenho dos funcionários que atuam remotamente; Aprendizado adquirido com o home office.

– ”Nós já tínhamos a percepção de que a informação é importante, e ela se tornou essencial agora.”

– “O que posso dizer com os resultados é que o nível de confiança na gestão da empresa aumentou MUITO com o incremento da comunicação. Essa confiança está sendo um dos pilares que está permitindo continuar com a produção no nível que estamos hoje, com muito pouco impacto até agora.”

– ”Substituímos o papel e email pela TV Corporativa com atualização de conteúdo constante e Aplicativo Mobile.”

– ”O aplicativo de celular está sendo um grande diferencial, nós chegamos em todas as pessoas. Elas olham em casa, podem rever. Está sendo muito interessante o uso de aplicativo nesse momento.”

– Alto nível de adesão dos funcionários ao aplicativo mobile e agilidade na comunicação.

– Campanha com enquetes para incentivar a participação dos colaboradores.

– ”O principal benefício é a agilidade. Eu mesma trabalhando em home office, quando tem uma demanda em qualquer lugar que eu estiver consigo disparar um comunicado.”

– ”O recurso do push é interessante, pois a pessoa recebe o comunicado na tela do celular.”

 

Comunicação Interna para gestão de crise

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem tiver interesse ou quiser trocar informações sobre o tema, mande um email direto para vendas@screencorp.com.br

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button