HR Tech: entenda a transformação digital em Recursos Humanos

Por Drica Marcelino

Hr tech

HR tech ou RH Tech são denominações para empresas que oferecem soluções tecnológicas em Recursos Humanos. Os produtos fornecidos por essas empresas, que são em maioria startups, auxiliam os profissionais de RH nas mais variadas competências do setor, a fim de proporcionar praticidade desde o processo seletivo para contratação de novos funcionários ao processo de turnover.

Muitos serviços inovadores são ofertados por HR Tech brasileiras. Mas independentemente da origem, todas empresas compartilham um objetivo em comum: revolucionar a Gestão de Recursos Humanos através da transformação digital.

HR Tech ou RH Tech? Os dois.

HR Tech trata-se da abreviação do inglês Human Resources Technology, analogamente, RH Tech é uma abreviação de Recursos Humanos Tecnológico. Os dois significam a mesma coisa, todavia em idiomas diferentes. 

 

Tecnologia em recursos humanos

 

Por que inovar na gestão de pessoas? 

De acordo com Idalberto Chiavenato, especialista em Recursos Humanos e Administração, a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores que buscam agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, reter e avaliar pessoas com objetivo de proporcionar competências e competitividade à organização

 

A partir dessa definição, você pode ver que a Gestão de Pessoas influencia o desempenho e a continuidade de uma organização. Toda equipe de Gestão de Pessoas possui desafios para otimizar a produtividade da instituição e a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores.

 

As demandas mais frequentes por soluções são: engajamento dos funcionários, treinamento e capacitação, gestão de benefícios, auxílio para alcançar metas de produtividade, cultura organizacional e retenção de talentos.  

 

Todos desafios da Gestão de Pessoas citados afetam diretamente o posicionamento de mercado da companhia, e respectivamente seus rendimentos. Portanto, é fundamental que as lideranças reconheçam a importância do setor e concentrem esforços em suas demandas.

 

Áreas de Solução

 

Em 2018 a aceleradora corporativa Liga Ventures produziu um amplo estudo sobre o ecossistema HR Tech brasileiro. Com base neste conteúdo, iremos contextualizar para você os principais problemas enfrentados em Gestão de Pessoas e as soluções tecnológicas disponíveis para endereçar tais dores e dinamizar os processos internos.

 

Saude e recursos humanosSaúde Ocupacional e Bem-Estar

Hoje a imagem das empresas é consolidada na internet. A plataforma Love Mondays (hoje Glassdoor) exibe avaliações de ambientes de trabalho que geram grande visibilidade e prêmios para as companhias bem avaliadas. Vale destacar que a primeira característica levantada é a qualidade de vida

Promover saúde no trabalho é contribuir para que os colaboradores obtenham qualidade de vida dentro e fora da empresa a longo prazo. Além disso, os trabalhadores saudáveis são mais engajados e as empresas que cuidam da saúde dos funcionários possuem índices menores de faltas por doença. Respectivamente gastos com remédios e idas ao médico são reduzidos. 

Os aplicativos mobile desenvolvidos por HR Tech trouxeram novas soluções para saúde e bem estar. Uma plataforma que conecta profissionais de psicologia com pacientes para sessões de terapia online torna mais prático cuidar da saúde mental. 

A psicologia não é o único alvo de inovação, também é possível oferecer aos colaboradores um nutricionista via smartphone ou um app mobile de saúde colaborativa que auxiliará cuidados com sono, atividades físicas e stress. Nos Estados Unidos, a Optum realizou o 9º Estudo Anual de Bem-Estar no Local de Trabalho (2018). 535 profissionais envolvidos em ações engajamento e saúde corporativa participaram do report. Através da tecnologia mobile, os empregadores estão revendo suas estratégias de engajamento e melhorias da saúde no trabalho.

 

Gráfico tecnologia em recurso humanos

 

Engajamento no trabalho e tecnologia

Engajamento de colaboradores

Um funcionário engajado torna-se mais feliz e com  maior disposição, contribuindo positivamente para o clima organizacional e qualidade de vida do trabalhador. Por conseguinte, apresenta maior produtividade e maior probabilidade de permanecer na empresa.

Infelizmente o índice de engajamento levantado pelo ADP Research Institute em 2018 revela que somente 16% dos trabalhadores de todo mundo são engajados. Tratando-se de brasileiros os números são ainda mais preocupantes: só 14% dos brasileiros afirmam ser profissionais engajados. As estatísticas também refletem a crise do trabalho no Brasil. Em 2015 o índice de engajamento no trabalho era 18%, evidenciando uma queda de 2%

Os dados mostram a necessidade de investimentos e avanços. Um método de sucesso para aumentar o engajamento no trabalho é através de melhorias no clima organizacional e na Comunicação Interna. 

Fortaleça a sua comunicação para aproximar-se dos colaboradores e compreender suas demandas. A  TV Corporativa e o aplicativo de Comunicação Interna são canais modernos que apresentam grandes índices de aderência do público interno. O maior benefício desses canais é comunicar com a agilidade demandada pelas empresas alinhada à praticidade desejada por colaboradores.

 

gestão de benefícios Gestão de Benefícios

Para reduzir o uso de papel e organizar sua empresa de forma inteligente, foram criadas as plataforma de Gestão do Departamento Pessoal. Estes softwares auxiliam as atividades rotineiras do RH, como a gestão de dados dos colaboradores, holerits, controle de férias e emissão de documentos. Todos processos são automatizados – com exceção aos que exigem assinatura ou permissão do gestor.

Muitas plataformas contam com a programação de lembretes importantes,  como por exemplo a entrada ou saída de férias de cada funcionário.

O processo de admissão de novos colaboradores torna-se mais dinâmico. Ao invés do recém-contratado ir até a empresa levar uma pilha de documentos admissionais, ele pode apenas digitalizar e incluir os documentos e dados na plataforma. A compilação digital de documentos reduz custos com armazenagem e proporciona organização ao escritório. O pesadelo de localizar documentos de funcionários desligados acabou. 

Vale destacar que documentos com assinatura digital possuem o mesmo valor jurídico que os documentos emitidos manualmente pelas empresas.

Além disso, para reduzir a burocracia e custos gerados na contratação de novos funcionários, o governo brasileiro atribuiu à Carteira de Trabalho Digital o mesmo valor que a Carteira de Trabalho (CTPS) impressa. Empresas com eSocial precisam apenas do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF para admitir novos colaboradores. O app está disponível para Andoid e IOS.

 

hr techAprendizagem e Gestão do Conhecimento

A educação à distância não surgiu com a internet. De acordo com Barros (2003), os primeiros indícios da educação à distância foram no século XVIII, quando um jornal divulgou um curso via correspondência ofertado por uma instituição de Boston (EUA).

Gradativamente a educação à distância foi difundida pelo mundo, e o acesso à internet popularizou e facilitou a modalidade de ensino. Segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ensino presencial brasileiro mostrou queda nas matrículas enquanto a EAD registrou um crescimento de 17,6% de 2016 para 2017. Os alunos dessa modalidade são quase 1,8 milhão, ou 21,2% do total de matriculados em todo o Ensino Superior. 

E o que as HR Tech têm a ver com a educação à distância? A resposta é T-U-D-O. A inovação tecnológica exige que os trabalhadores obtenham qualificação e treinamento; e este processo está intrinsecamente relacionado ao processo de inovação nas empresas

As corporações sabem disso e investem cada vez mais em educação à distância, assim como emergiu um forte mercado de startups que oferecem plataformas modernas e intuitivas para os alunos.

Outra pauta importante para atentar-se é a Gestão do Conhecimento. Para exemplificar os impactos da gestão de dados e conteúdo na produtividade, tomaremos como exemplo um estudo acerca da produtividade dos representantes de vendas. Segundo 84% dos entrevistados, busca por conteúdo e utilização são apontadas como as principais responsáveis pela produtividade das vendas. Todavia somente 35% dos líderes de vendas concentram esforços em resolver o problema. Um Playbook de Vendas compilaria todas informações da empresa e conhecimento agregado pela companhia.

O conhecimento do colaborador para desempenhar suas tarefas deve crescer comitantemente ao conhecimento sobre as atividades desempenhadas pela empresa. De nada adianta você capacitar seus colaboradores se eles possuem dificuldade em localizar dados e informações vitais para tarefas cotidianas.

 

entrevista hr techRecrutamento e seleção

Ainda há quem encontre novos funcionários por meio de currículos impressos, todavia, as plataformas de candidatos para recrutamento e seleção tornam-se cada vez mais frequentes na rotina dos gestores de pequenas e grandes empresas. Segundo um levantamento realizado pela Catho em 2015, 65,7% dos trabalhadores utilizam plataformas online como principal meio para buscar novas oportunidades profissionais – aumento de 9,4% se comparado com o ano anterior.

Softwares com aplicação de Inteligência Artificial selecionam currículos de acordo com as competências exigidas pelo recrutador, assim o RH economiza tempo ao invés de analisar candidaturas desconexas com a vaga.

Existem também plataformas com uma interface e linguagem direcionada ao candidato das oportunidades profissionais oferecidas, o que eleva as chances de encontrar o candidato ideal e reduzir os índices de turnover

Outra solução digital que ganhou destaque são as Application Programming Interface – API (Interface de Programação de Aplicação). A tecnologia permite cadastrar candidatos por meio do compartilhamento de dados da rede social ou e-mail, podendo até duplicar a quantidade de inscritos por conta da praticidade oferecida.

 

Confira outras matérias sobre Recursos Humanos na era digital:

 

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button