Novembro azul nas empresas: ideias de Endomarketing e kit grátis

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha mensal que acontece mundialmente em prol do autocuidado e saúde dos homens. O movimento visa conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença.

As empresas direcionam cada vez mais visibilidade ao Novembro Azul nas iniciativas de comunicação organizacional. Portanto, separamos algumas ideias de Endomarketing e também um Kit Grátis de Novembro Azul nas empresas para você incluir essa data no seu calendário de Comunicação Interna.

No final do artigo você pode baixar gratuitamente o Kit Novembro Azul nas empresas para usar os materiais nos seus canais de Comunicação Interna.

O que é Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma data voltada para a prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum da doença entre os homens (ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma). A campanha é essencial para divulgar informações sobre a doença e reduzir os preconceitos sobre os exames preventivos.

A mortalidade do câncer de próstata é alta e tira a vida de 28,6% dos indivíduos que desenvolvem um tumor maligno. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que um homem morre a cada 38 minutos no Brasil por câncer de próstata.
Para especialistas, um dos aspectos mais preocupantes são os óbitos decorrentes da negligência em realizar exames preventivos, já que o diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas. Em vista disso, o Novembro Azul ressalta a importância dos exames preventivos.

Segundo o HCOR, quando há casos de câncer de próstata na família, a melhor idade para iniciar os exames preventivos é aos 40 anos. Para o restante dos homens, a realização de exames preventivos deve começar entre 45 e 50 anos.

Origem do Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, por meio da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Inspirados pelo trabalho voluntário da mãe de um colega na campanha do Outubro Rosa, os amigos decidiram juntar forças em prol da conscientização sobre a saúde masculina.

Os dois amigos combinaram de deixar o bigode crescer durante o mês de novembro, já que no dia 17 de novembro acontece o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Essa atitude simbólica levou o bigode no estilo “moustache” a ser adotado como símbolo do Novembro Azul.

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Travis Garone e Luke Slattery, pioneiros da campanha “Novembro Azul”

Ideias de Endomarketing

Campanha de conscientização nos canais digitais

Inclua na sua galeria de conteúdos da TV Corporativa materiais sobre o Novembro Azul. Se a sua empresa possui uma newsletter interna ou intranet, você pode disparar comunicados sobre como os exames preventivos são fundamentais e divulgar conteúdo informativo para seus colaboradores.

No final deste post disponibilizamos um Kit Novembro Azul nas empresas com uma cartilha informativa e também templates para TV Corporativa.

Campanha nos canais de mídia impressa

Se a sua empresa ainda não investe em canais de comunicação digital, você pode levar a campanha para os canais de mídia impressa, como mural e banners. Disponibilizamos no final deste artigo um banner A4 e A3 com conteúdo sobre o Novembro Azul nas empresas.

Escolha um lugar estratégico com grande circulação de pessoas para colar o seu banner, como por exemplo o refeitório, copa ou sala de espera.

Palestra com profissional

O câncer de próstata é uma doença que no imaginário popular é repleta de desinformação e preconceitos. É comum que a maioria das pessoas desconheçam a importância dos exames preventivos.

A informação é a melhor forma de destruir os preconceitos sobre qualquer doença. Convide um especialista da área da saúde, como um médico urologista ou oncologista, para palestrar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Roda de conversa

Ao invés da palestra, você pode convidar um profissional de saúde para uma roda de conversa sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. Esse espaço promove mais a participação dos colaboradores, já que eles podem levar as principais dúvidas sobre a doença e interagir com o convidado.
Incentive a realização de exames preventivos

Infelizmente existe uma cultura de negligência do autocuidado entre o público masculino. Um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que meninos vão 18 vezes menos ao urologista do que meninas ao ginecologista.

Caso a sua empresa disponibilize um plano de saúde para os colaboradores, você pode indicar estabelecimentos da operadora de saúde que realizam exames preventivos. Essa é uma forma simples de salientar a importância de ir regularmente ao médico e incentivar o autocuidado.

Se o empregador não oferece um plano de saúde, consulte o site da sua prefeitura local para buscar informações pertinentes sobre a realização de exames. Você pode divulgar o endereço de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) especializados em exames preventivos.

Engajamento no app mobile de Comunicação Interna e redes sociais

Os colaboradores exercem um papel central em qualquer estratégia de Comunicação Interna, portanto, conquistar o engajamento deles é fundamental. Você pode criar uma campanha virtual estimulando os colaboradores a interagir no app mobile de Comunicação Interna sobre o Novembro Azul. O LinkedIn também pode ser incorporado nesta estratégia.

Um meio de estimular o engajamento é oferecer um brinde para quem participar da campanha. A fim de reforçar a causa, você pode optar por oferecer brindes personalizados com a temática do Novembro Azul.
Um meio de estimular o engajamento é oferecer um brinde para quem participar da campanha. A fim de reforçar a causa, você pode optar por oferecer brindes personalizados com a temática do Novembro Azul.

Mobilização para simbolizar a causa

Lembra-se da história da origem do Novembro Azul? Que tal estimular uma mobilização semelhante na sua empresa? Você pode contar como surgiu o Novembro Azul para seus colaboradores e incentivá-los a deixar o bigode crescer durante esta data.

Outra opção é definir um dia para todos os colaboradores vestirem azul com o objetivo de simbolizar a causa. O ideal é que além dessa mobilização, a sua campanha inclua também conteúdo nos canais de Comunicação Interna para conscientizar as pessoas sobre a causa.

Dessa forma, os colaboradores irão compreender que trata-se de uma ação conjunta, que envolve a participação e dedicação de todos.

Campanha de arrecadação de fundos

Colaborar com uma instituição especializada no combate ao câncer de próstata é uma forma de levar o tema para os colaboradores e também provocar um impacto social positivo.

Busque informações sobre instituições não governamentais ou órgãos de saúde da sua cidade que trabalham em prol dessa causa e organize uma campanha de arrecadação de fundos. Seja transparente com o desempenho da campanha: isso fortalece a transparência corporativa e beneficia a sua cultura organizacional.

Kit Novembro Azul

Para te ajudar a colocar a mão na massa, a Screencorp produziu um Kit Novembro Azul nas empresas gratuito com materiais para você usar nos seus canais de comunicação como TV Corporativa, app de Comunicação Interna, intranet, mural físico e e-mail. Clique na imagem abaixo para realizar o download.

O Kit Novembro Azul nas empresas contém:

  • 3 vinhetas para TV Corporativa
  • 3 vinhetas para app de Comunicação Interna
  • 6 artes para TV Corporativa
  • 6 artes para app de Comunicação Interna
  • Cartaz A3 e A4
  • Cartilha informativa

Novembro Azul download

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Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

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