Páscoa nas empresas: ideias e kit de Endomarketing grátis

Páscoa nas empresas

Qual é a experiência que a sua empresa vai oferecer aos colaboradores nesta Páscoa? Se você vai incluir essa data no seu calendário de Comunicação Interna, confira abaixo algumas dicas de atividades de Páscoa nas empresas e um kit de Endomarketing de Páscoa que a Screencorp disponibilizou gratuitamente.

Ao longo do artigo você vai ver:

Origem da Páscoa

A Páscoa é uma celebração tradicional do calendário cristão em memória à ressurreição de Jesus Cristo. Essa festividade tem suas origens baseadas tanto na tradição judaica como em elementos pagãos que foram apropriados de povos cristianizados, como os germânicos.

Os principais símbolos contemporâneos dessa efeméride, os coelhos e os ovos de Páscoa, são atribuídos a influências pagãs.

Na Europa, o coelho é um dos primeiros animais vistos após o inverno europeu, o que o tornou um símbolo da ressurreição em lendas populares. Posteriormente, o animal foi adotado também como um símbolo da Páscoa (por celebrar a ressurreição de Cristo).

Já os ovos de Páscoa, surgiram após o monarca Luís VII retornar da Segunda Cruzada, justamente na época da festividade. Luís VII foi recepcionado com diversos presentes, incluindo diversos ovos. O fato repercutiu na tradição de presentear pessoas queridas com ovos na Páscoa.

Quando a tradição surgiu, os ovos eram confeccionados com os mais diversos materiais, como madeira, vidro, pedras e até mesmo escamas de animais. Posteriormente, confeitarias francesas passaram a esvaziar ovos nessa data e enchê-los com chocolate, o que originou a tradição dos ovos de Páscoa.

Uma curiosidade é que essa celebração possui data variável. Portanto, atente-se ao dia em que a Páscoa será celebrada no calendário de cada ano para não se esquecer dos preparativos para incluir a data no cronograma de Endomarketing da sua empresa.

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

Benefícios de comemorar a Páscoa nas empresas

Cada vez mais os especialistas em gestão de pessoas trabalham para melhorar a experiência do colaborador, que consiste em todas as etapas de interação do empregado com a empresa. Uma ação popular de Endomarketing consiste na inclusão de efemérides, como a Páscoa e o Natal, no calendário institucional.

Gerar uma experiência positiva para o colaborador em datas comemorativas afeta a sua experiência no trabalho como um todo e as lembranças que ele vai ter sobre o ambiente empresarial que estava inserido.

Investir na experiência do colaborador é decisivo para gerar diversos benefícios para a empresa, como a redução dos índices de turnover, a promoção da marca empregadora, atração e retenção de talentos e aumento nos índices de engajamento no trabalho.

Ações de Endomarketing de Páscoa

Comunicação Interna

As celebrações também podem ser incluídas na programação dos canais de Comunicação Interna da empresa, como a TV Corporativa e o app de Comunicação Interna. Por isso, a Screencorp disponibilizou no final desse post um kit de Páscoa nas Empresas com conteúdos que você pode usar gratuitamente nos seus canais internos.

Quiz do chocolate

Elabore uma lista de perguntas com questões referentes à empresa, abordando temas como a sua história, nicho de atuação e os negócios da companhia. O brinde para o vencedor pode ser um kit com produtos promocionais da empresa ou até mesmo um saldo no cartão de benefícios para adquirir um ovo de Páscoa.

Oficina de ovos de Páscoa

Você lembra da origem dos ovos de Páscoa que comentamos anteriormente?

Como foi mencionado, antigamente os ovos de Páscoa eram feitos com materiais inusitados, como madeira, pedras, dentre outros. Você pode contar essa história aos colaboradores e elaborar uma dinâmica que estimule o trabalho em equipe para criar ovos de Páscoa.

CTA Intranet

Refeição em grupo

A Páscoa pode ser uma ótima ocasião para reunir os colaboradores e celebrar, gerando um momento de descontração da equipe e de interatividade entre os colaboradores. Portanto, você pode organizar uma refeição em grupo, como um café da manhã, almoço ou até mesmo um happy hour temático de Páscoa.

Caça aos ovos

O que você acha de adaptar a brincadeira infantil da caça aos ovos para o contexto empresarial? Esconda alguns ovos de Páscoa e quem encontrar, ganha como prêmio. Adapte as dicas para o seu contexto: relacione as dicas com as metas, história e negócios da empresa.

Páscoa solidária

A Páscoa Solidária consiste em uma ação que estimula o engajamento da equipe em prol de contribuir com uma entidade social. Reúna os funcionários para realizar uma ação solidária de páscoa, que pode consistir em um trabalho voluntário ou então uma arrecadação para uma instituição.

Kit de Endomarketing Páscoa nas empresas

Para ajudar você na inclusão dessa celebração no seu calendário de Comunicação Interna e Endomarketing, a Screencorp disponibilizou gratuitamente o kit de Páscoa nas empresas, com materiais que você pode usar gratuitamente clicando no link abaixo.

O kit Páscoa nas empresas contém:

  • 6 vinhetas para aplicativo de Comunicação Interna
  • 6 artes para aplicativo de Comunicação Interna
  • 6 vinhetas para TV Corporativa
  • 6 artes para TV Corporativa

Páscoa nas empresas

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button