Por Adrielly Marcelino
Como será a sua estratégia de comunicação com empregados este ano? Antes de traçar objetivos e metas, confira 6 tendências em Comunicação Interna para 2020 e fique por dentro do que os funcionários esperam das empresas nessa nova década.
#1 “Adição cultural”
Selecionar a pessoa ideal para preencher uma vaga de emprego não é uma tarefa fácil. O recrutador deve analisar as habilidades técnicas do candidato ao mesmo passo que considera seus traços de personalidade e habilidades comportamentais.
As corporações temem que o desalinhamento do empregado com a cultura organizacional da empresa acarrete em baixo desempenho ou desligamento precoce, portanto buscam pelo candidato que mais se assemelhe aos seus traços culturais.
Ao escolher novos empregados, a Loggi percorre o caminho inverso: seleciona candidatos de culturas, personalidades e regiões diferentes do Brasil. A startup consolidou sua posição de unicórnio – empreendimento avaliado em mais de 1 milhão de dólares – trazendo inovação ao mercado de entregas via motoboy, automóveis e avião.
“Adição cultural é como entendemos de fato praticar a diversidade em nosso dia a dia buscando pessoas diferentes. Não queremos colocá-los em uma caixinha. Queremos pessoas diferentes porque elas vão nos provocar a inovar e fazer melhor. Vamos ouvir as pessoas, entender, e será bom para nós como cultura empresarial e para o negócio.”
Nara Zarino (Loggi)
#2 Experiência do empregado
As companhias habitualmente respondem rápido o que destaca seu produto em relação ao produto dos concorrentes. Mas quais características da sua companhia levam os empregados a trabalhar e permanecer motivados nela?
“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes.”
Stephen Covey
Caso seu diferencial seja somente o salário e a sua posição nos negócios, talvez você deva direcionar mais atenção à experiência do empregado – também conhecida como Employee Experience. Há dois fatores que contribuíram diretamente para a urgência da experiência do empregado.
O primeiro fator, é a transparência corporativa impulsionada pelas redes sociais. Antes a cultura das organizações era como uma caixa preta, restrita aos que fazem parte do quadro de funcionários. O compartilhamento rápido de dados transformou esse cenário, inserindo as empresas em uma caixa de vidro que expõe sua cultura em blogs e sites sobre Employer Branding.
O segundo agente, foi a necessidade de inovação estimulada pela transformação digital. A concorrência pelos melhores talentos cresceu, principalmente em setores como Tecnologia da Informação e Ciência de Dados.
Para te ajudar nessa jornada, indicamos 6 formas de desenvolver a experiência do empregado na era digital:
- Reunir dados sólidos sobre seus funcionários – saiba quem são eles e o que necessitam para melhorar o desempenho.
- Explore novas formas de Comunicação Interna – a comunicação é uma ótima maneira de promover engajamento na organização.
- Flexibilidade ao planejar uma estratégia – insira seus funcionários na tomada de decisões e considere os benefícios que eles obterão.
- Feedback – avalie de forma construtiva a performance dos empregados e deixe claro metas e desafios.
- Promova um bom relacionamento interpessoal – nada como um clima saudável na empresa, não é mesmo? A Comunicação Não Violenta pode te ajudar nisso.
- Otimize os serviços de RH – flexibilize o acesso à informações ou serviços prestados pelo RH.
#3 Empregados: os melhores difusores de informação
Muitas vezes os executivos não são os melhores influencers do ambiente de trabalho. Seja pelo acesso limitado às suas agendas ou pela empatia desenvolvida pelos colegas de trabalho, muitas vezes os empregados terão mais facilidade em ouvir o que os colegas de trabalho dizem. Portanto, não deixe que eles disseminem a mensagem incorreta!
Incluir os funcionários no planejamento estratégico é uma ótima forma para obter informações valiosas. É crucial que a empresa saiba quais são suas demandas, tal como o colaborador deve saber com clareza os planos e metas da companhia. Dessa forma, o público interno estará alinhado para alcançar os objetivos da empresa.
Essa estratégia não se trata apenas de inserir os trabalhadores no processo de tomada de decisões, é também uma forma de colocá-los como emissores da missão da companhia e promover um engajamento conjunto, reforçado pelos próprios colegas de trabalho.
#4 Comunicação mobile com funcionários
“A comunicação precisa chegar de uma forma simplificada para todos os públicos, desde o corporativo até um estoquista em uma filial.”
Rose Diz (Fortbras)
Hoje o digital workplace está no centro da experiência do empregado. Para acompanhar as mudanças comunicacionais do século, as empresas também precisam inovar em sua forma de comunicar-se com os funcionários.
O mundo apresenta uma tendência global ao mobile, e a Comunicação Interna não está por fora disso. A comunicação via app corporativo já é uma realidade de muitas empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela GateHouse em 2018 com mais de 100 profissionais de Comunicação Interna dos Estados Unidos e Canadá, 2 em cada 3 planejam incorporar o uso de app mobile para Comunicação Interna em 2019.
Diversos profissionais temem que seus funcionários não se adequem ou então detenham de um aparelho capaz de executar o app, entretanto, com os avanços tecnológicos de programação, é cada vez mais fácil encontrar um app leve e de uso simples e versátil.
A Forbras por exemplo, empresa brasileira líder no segmento automotivo, utiliza seu aplicativo mobile tanto no escritório quanto em sua linha operacional. Com muitos funcionários dispersos em localizações diferentes, seu aplicativo “Fique por Dentro” mostrou ser um canal eficiente para comunicar de forma rápida e ágil.
Confira o case Fortbras sobre TV Corporativa e app mobile para saber mais
#5 Conexão de gerações: Baby boomers, geração Z e millenials
Esse assunto foi abordado em nosso post sobre tendências em Recursos Humanos para 2019, e neste ano ele retorna ainda mais forte devido ao maior número de jovens ingressando no mercado de trabalho e aumento progressivo na longevidade humana.
Para você compreender melhor a complexidade e o choque de gerações que o ambiente corporativo vai encarar nos próximos anos, vamos explicar um pouco sobre cada uma das gerações.
- Baby Boomers
Nascidos entre 1946 e 1964. Após a Segunda Guerra Mundial, países como Estados Unidos e Canadá obtiveram um súbito aumento de natalidade, que ficou conhecido como Baby Boom. Embora estigmatizados como “desatualizados das tecnologias”, pesquisas mostram que cada vez mais eles tornam-se mais antenados.
- Millennials
Também conhecida como Geração Y, é constituída pelos nascidos após o início da década de 1980 e até 1990, sendo sucedida pela Geração Z. Habituados à tecnologia desde jovens, convivem bem com a grande gama de informações disponíveis. Pessoas dessa geração frequentemente buscam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Geração Z
Nascidos dos anos 1990 até o início do ano 2010. As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, muito familiarizadas com a internet e a tecnologia móvel. Em sua maioria trabalham de forma ágil e desejam maior flexibilidade das empresas.
Cada público possui suas peculiaridades, muitas vezes diferentes de geração para geração. O desafio dos profissionais de Comunicação Interna será criar pontes que conectam essas diferentes gerações a fim de promover cooperação efetiva entre elas.
De acordo com um report da Forbes, os millennials almejam por automatizações que auxiliem o trabalho e colaborem efetivamente no dia a dia. Acomodar essa preferência nas comunicações de RH pode resultar em um grande impacto competitivo para ajudar sua equipe na atração dos melhores talentos.
As gerações anteriores também abraçam a tecnologia. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center (2019) nos Estados Unidos, 68% dos Baby Boomers fazem uso do smartphone. Tratando-se da geração Z, a taxa de uso é de 90%, enquanto para os millennials, são 93% – mais de 9 em cada 10 utilizam o celular.
#6 Personalização
Personalizar a comunicação e humanizar o contato é uma ótima maneira de fortalecer o relacionamento interpessoal. Ao deparar-se somente com mensagens genéricas, assim como clientes, os colaboradores sentem-se apenas mais um número e o contato torna-se mecanizado e tedioso.
Em comunicados empresariais ainda há predominância de mensagens endereçadas a ‘todos’ e não adaptadas aos perfis individuais dos receptores. Este fator pode parecer um simples detalhe, entretanto é capaz de elevar a relevância do conteúdo para o receptor e aumentar o envolvimento. Procure por ferramentas de automatização com opções personalizadas e você pode resolver essa questão de maneira prática e rápida.
A personalização também abrange o contexto operacional da comunicação. É essencial possuir mais de um canal de Comunicação Interna para que o seu colaborador obtenha mais flexibilidade sobre como ele irá receber e consumir as informações e recados disparados pela companhia.
Além de customizar o app corporativo conforme a identidade visual da sua empresa, no Phonecorp você também pode segmentar o conteúdo de acordo com o seu público. Surgiu uma notícia de interesse do departamento jurídico, ou um comunicado que abrange somente o financeiro? Sem problemas! Você pode segmentar seu conteúdo facilmente. O mesmo pode ser feito com mensagens e arquivos da biblioteca.
Confira outras matérias que podem auxiliar sua estratégia de Comunicação Interna em 2020:
- Guia de Employer Branding: o que é? Como implantar?
- RH Mobile: 6 aplicativos para transformar seu RH
- Engajamento no trabalho: como motivar sua equipe
APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp