Por que a Comunicação Interna está no centro da transformação digital?

Por Adrielly Marcelino | Fotos @officesnapshots

Transformação digital

 

Quando falamos sobre transformação digital no ambiente de trabalho, com frequência focamos nos aspectos técnicos: cadeia logística (do inglês supply chain), inteligência artificial, produto, serviço e diversas maneiras de ganhar eficiência a partir de novas tecnologias.

 

Neste cenário, muitos líderes parecem esquecer quem são os agentes e também os mais impactados pela transformação digital: sim, o público interno. Quando a experiência do funcionário no trabalho não faz parte da jornada dessa transformação, toda a iniciativa está em risco.

 

A Comunicação Interna está no centro dessa transformação, entenda o porquê:

 

1. Em qualquer iniciativa empresarial, o sucesso depende de os funcionários estarem capacitados e motivados para alcançar os objetivos corporativos.


Se a maioria dos funcionários sentem-se desconectados com a companhia e não entendem a causa das decisões da empresa, a estratégia organizacional provavelmente falhará.

 

É por isso que uma Comunicação Interna que alcance todos empregados é essencial. Uma empresa que não se comunica de forma fluida e contínua com seus funcionários é mais propícia a possuir departamentos que trabalham de forma desconexa, onde os empregados desconhecem os objetivos empresariais.

 

Em última análise, uma boa Comunicação Interna pode proporcionar o engajamento dos funcionários e assim impulsionar os resultados de negócios desejados.

 

Transformação digital

 

2. A Comunicação Interna impulsiona e sustenta mudanças, porque ela permite alinhar o público interno. 

 

A comunicação é o elo fundamental que conecta a experiência do funcionário, os objetivos de negócios e a transformação digital. O departamento de Recursos Humanos e a equipe de Comunicação Interna devem esforçar-se para facilitar a transformação em todos os setores.

 

É imprescindível ter um programa de comunicação que promova a integração de setores e o alinhamento organizacional. O RH e a equipe de Comunicação Interna devem pensar como profissionais de marketing digital; adotando habilidades como mapeamento da jornada dos funcionários no ambiente de trabalho.

 

Existe a necessidade de uma estratégia de comunicação abrangente para explorar cada ponto da colaboração dos funcionários, desde os funcionários do escritório aos funcionários que estão no campo, fábricas ou outras localidades.

 

 

3. RH e comunicadores precisam alcançar os funcionários e envolvê-los na história da empresa.

 

Algumas ferramentas simplesmente não funcionam bem, como o e-mail ou intranet sozinhas. No entanto, outros canais de comunicação, como por exemplo um aplicativo mobile, podem abranger grande parte do público interno. Ademais, podem aumentar consideravelmente a aderência da comunicação.

 

Se você envolver os funcionários na história da empresa, eles se tornarão protagonistas, ao invés de meros figurantes. Consequentemente, tornam-se parte integrante do processo da transformação digital no ambiente corporativo.

 

A transformação digital do trabalho está realmente acontecendo

 

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Gartner, empresa de consultoria norte americana,  reuniu mais de 3.000 CIOs, de 89 países diferentes, sendo a maioria de indústrias.

 

Os entrevistados foram questionados se “realizavam algum programa de transformação digital corporativa”. A maioria (62%) afirmou que sim. Entretanto, o público entrevistado declarou que “não é assim tão fácil”.

 

Encontrar orçamento foi o desafio predominante para a transformação digital acontecer, segundo a pesquisa. Em seguida, ficou o retorno sobre o investimento da iniciativa (ROI). O terceiro desafio foi criar um case de negócio e o convencimento da liderança.

 

Os departamentos de Recursos Humanos e os comunicadores estão lutando para emplacar a transformação digital. Pode ser que seus diretores executivos não compreendam verdadeiramente o papel que a Comunicação Interna desempenha na experiência do empregado e como isso conduz à mudança.

 

 

Comunicação Interna no centro da Transformação Digital

 

Ou talvez, os comunicadores ainda não tenham um lugar na mesa. Por isso, eles enfrentam desafios como orçamento e a equivocada ideia de pouco retorno sobre o investimento realizado.

 

Onde sua organização encontra-se na transformação digital? Independentemente de estar avançada ou precisar de mais adesão da liderança, o RH e a equipe de Comunicação Interna devem preparar-se para o futuro do trabalho.

 

Aplicativo para Comunicação Interna

PHONECORP APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

 

Share Button