20 livros de Comunicação Interna: profissionais indicam suas obras favoritas

Livros de comunicação interna

Deseja se tornar um profissional diferenciado? Aposte nestes livros.

Por Adrielly Marcelino

Livros são uma ótima maneira de relaxar e estimular a imaginação, além disso, são fundamentais para se aperfeiçoar em determinado tema. Através da indicação de diversos especialistas, conheça estes livros de Comunicação Interna indispensáveis para um profissional da área.

 

 

Diogo Ruic – Communication and Change Management Manager Latam | Becton Dickinson (BD)

 

 

livro de comunicação internaChange Management: The People Side of Change” foi a primeira recomendação de Diogo Ruic.  “Esta é uma indicação que pode parecer um pouco fora da caixa, já que se trata de um livro de Gestão de Mudanças, mas quem hoje faz Comunicação sem considerar os conceitos de Change?” questiona Ruic. O livro aborda como gerar transformações em organizações através das pessoas. “Muitas vezes, a área de Comunicação Interna atua apenas com a etapa informativa do processo de mudança nas empresas, quando na verdade acredito que deveria ser multidisciplinar.”

 

 

 

livro de comunicação internaThe Business Value of Good Internal Communication” é a segunda indicação de Ruic. Um profundo relatório elaborado pelo IC Kollectif, instituto canadense focado em Comunicação Interna. “Uma equipe de Comunicação Interna pode entregar valor ao negócio, participando na construção da estratégia e engajando organizações, não apenas fazendo comunicados. Considero especialmente importante quando pensamos que um dos maiores desafios de um profissional de Comunicação Interna é justamente convencer a liderança sobre como podemos ser um parceiro estratégico” afirma Diogo. O material conta com diversos artigos de líderes que atuam na área, de diferentes empresas e países.

 

 

 

Profissional de comunicação interna

 

Eric Miranda – Gerente de Comunicação na PepsiCo Brasil

 

 

livro de endomarketingEmbora Endomarketing e Comunicação Interna tenham conceitos distintos, muitas vezes são referidos como sinônimos. O livro “Respirando Endomarketing” indicado por Eric Miranda traz luz sobre o tema; “na época, ainda não era muito claro o papel de uma área de Comunicação Interna nem a diferença entre o Endomarketing e a comunicação com empregados. Embora um tanto antigo, ele me deu uma visão, com uma linguagem muito simples, do que era fazer comunicação dentro das organizações.”

 

 

 

livro de comunicação internaA revolução digital ocasionou mudanças drásticas no mercado, no comportamento do consumidor e consequentemente no Marketing,  portanto o profissional que lida com alguma dessas áreas deve estar atento às novas tendências – tema abordado em “O Marketing Depois de Amanhã”. De acordo com Eric “foi daqueles livros que ampliam sua mente de uma forma que ela não volta mais ao tamanho normal. Me tornei um visionário do mundo da comunicação e passei a compreender muito melhor a importância da tecnologia nesta área. O mais engraçado de lembrar dos temas agora é que o “depois de amanhã” virou “ontem”… Mas valeu demais a inspiração”.

 

 

livro corporativoO best sellerO Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios”, explora a indissociabilidade entre Comunicação e comportamento. “A grande virada de chave, foi entender que as pessoas são puro comportamento e a comunicação é peça chave para “moldar” esse comportamento. A partir deste momento, minha busca passou a ser muito mais relacionada em como os meios e mensagens que produzimos na comunicação interna moldam a cultura organizacional e se tornam poderosas ferramentas de engajamento.’ afirma Eric Miranda.

 

 

 

 

Profissional de comunicação interna

 

Thiago Braga – Founder e CEO da Screencorp.

 

 

 

livro de comunicação internaA indicação de Thiago é o livro “Reinvente Sua Empresa – Mude Sua Maneira de Trabalhar”, autoria de Jason Fried e David Heinemeir – fundadores do Basecamp, um software de gestão de projetos com milhares de clientes no mundo todo. De acordo com o CEO “a grande contribuição deste livro é mostrar os vícios tóxicos de grandes corporações de forma provocativa e estimular a reflexão de como é possível ter uma relação mais informal e pragmática com as equipes no ambiente de trabalho.  Essa mudança impacta positivamente nos resultados da empresa e na satisfação e bem-estar dos funcionários”

 

 

livro de comunicação internaDifficult Conversations: How to Discuss What Matters Most” é outro livro essencial para refletir sobre o comportamento no âmbito corporativo. “Lidar com questões de relacionamento interpessoal no trabalho é uma habilidade super importante para todo líder, apesar de muitos ainda serem completamente despreparados neste sentido.” evidencia Thiago. Baseado em quinze anos de trabalho no Harvard Negotiation Project, a obra de Douglas Stone, Sheila Heen e Bruce Patton é referência para líderes. “Este livro traz uma perspectiva aprofundada sobre como lidar com pessoas difíceis e como conduzir aqueles momentos e conversas onde existe um impasse crítico que pode minar o clima da equipe”.

 

 

 

Profissional de comunicação interna

 

Talita Biancardi – Analista de Comunicação Corporativa da Zurich Insurance Company

 

 

livro de comunicação internaA obra “Comunicação Com Empregados – A Comunicação Interna Sem Fronteira”, autoria conjunta de Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Mansi, busca ponderar o conteúdo acadêmico com as práticas do profissional de Comunicação Interna – sendo um livro indicado tanto para fins acadêmicos quanto para práticos.

Indicado por Talita Biancardi, ela afirma: “o livro oferece uma ampla visão sobre planejamento de Comunicação Interna, os veículos de comunicação existentes, mensuração de resultados e cultura organizacional”.

 

 

 

Profissional de comunicação interna

 

Eloá Lima Vidotti – Analista de Comunicação Corporativa da Zurich Insurance Company

 

 

 

livro para jovem profissionalA obra “365 Pedras” foca nos jovens profissionais e estudantes de Relações Públicas e Comunicação. “É um livro ótimo para todos os profissionais. Traz uma pequena dica ou conselho para cada dia do ano.” afirma Eloá. As 365 pedras referem-se à bem sucedida trajetória do autor, o jornalista Nemércio Nogueira, que após anos de atuação com Relações Públicas no setor governamental fundou sua própria empresa de consultoria.

 

 

 

 

livro de endomarketingDificuldade em promover alinhamento entre o público interno à missão, visão, valores e princípios da empresa? Este livro pode te ajudar! A obra “Sorria, Você trabalha aqui! – 500 Insights sobre Endomarketing” escrita por Analisa de Medeiros Brum, Presidente da Agência de Endomarketing HappyHouse e pioneira no estudo de Endomarketing no Brasil propõe diversas técnicas e estratégias que podem ser adotadas por empresas para promover o alinhamento do público interno. “Traz insights, principalmente para quem quer ver a Comunicação Interna de uma forma diferente”afirma Eloá Vidotti.

 

 

livro de jornalismo“Não é um livro de Comunicação Interna, mas deveria ser obrigatório para todos os profissionais de comunicação” comenta Eloá se referindo ao livro-reportagem “Bar Bodega: um crime de imprensa”. Escrito através de um intenso trabalho em apuração pelo jornalista da Rede Globo, Carlos Dorneles, a obra evidencia o papel decisivo da Comunicação na sociedade. “Serve para refletirmos sobre a responsabilidade da Comunicação e como isso afeta a vida dos envolvidos”.

 

 

 

 

 

Lina Satie Higashiyama – Consultora de Comunicação Interna

 

 

livro de comunicação interna“A Comunicação Interna deve fazer parte da estratégia corporativa. Ela vai muito além do que somente disseminar uma informação” afirma a profissional Lina Higashiyama. Sua indicação foi o livro “A Organização Dirigida por Valores”, de Richard Barrett, que explica o motivo das organizações voltadas para os Valores serem as mais bem sucedidas do planeta. “É fundamental a leitura de obras como essa para compreender a fundo a Cultura Organizacional para a gestão de uma Comunicação Interna transformadora”.  

 

 

 

 

Bruno Carramenha – Diretor de Comunicação e Cultura Organizacional da 4CO | Cappellano & Carramenha e Professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

 

 

 

“O livro aborda um conteúdo que precisa ser de conhecimento de todo comunicador: cultura organizacional. A autora nos guia a entender melhor este elemento nas organizações e sua importância para a gestão” afirma Carramenha. O livro “Cultura Organizacional: Identidade, Sedução e Carisma” de Maria Ester de Freitas apresenta uma abordagem interdisciplinar, discorrendo sobre o papel predominante que as empresas buscam assumir hoje na sociedade, caracterizada por mudanças aceleradas e crise no processo de identificação dos indivíduos. 

 

 

 

Com suas obras indicadas pela segunda vez nesta matéria, a autora Viviane Mansi é referência internacional quando se trata de Comunicação Interna. O livro indicado pelo professor Bruno Carramenha foi “Comunicação, Diálogo e compreensão nas Organizações“, obra na qual ele afirma que a autora possui “Muita propriedade sobre o tema da comunicação com empregados, dada sua ampla trajetória acadêmica e profissional, a autora debate o espaço que a prática do diálogo pode ocupar nas organizações, com vistas a estabelecer ambientes mais saudáveis e produtivos” afirma o Professor e Diretor Bruno Carramenha. 

 

 

A obra “O Imaterial: Conhecimento, Valor e Capital do sociólogo austro-francês André Gorz não se trata de um livro de Comunicação Interna, mas sim de sociologia, onde o autor realiza uma análise profunda sobre conhecimento e trabalho nas grandes potências mundiais, como EUA, Japão e Europa e também em alguns países emergentes como o Brasil. O professor universitário afirma que o livro “traz um provocativo olhar para as transformações que o trabalho sofreu nos últimos anos e, assim, nos permite refletir sobre o contexto contemporâneo, o empregado que está nas organizações e como as relações de emprego se estabelecem”.

 

Profissional de comunicação interna

 

Margarida Maria Krohling Kunsch – Vice-presidente da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação, Doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP

 

 

livro de comunicação interna“Sem Megaphone, com Smartphone: Práticas, Desafios e Dilemas da Comunicação com Empregados – Paulo Henrique Leal Soares e Rosália Del Gáudio”

 

 

 

 

 

livro de comunicação interna“Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional – Alexandre Garret e Takeshy Tachizawa”

 

 

 

 

 

 

livro de comunicação interna“Comunicação Interna: a Força das Empresas – Paulo Nassar”

 

 

 

 

 

 

 


Camila Polese – Analista Sênior de Comunicação e Cultura na OLX Brasil

 

 

 

 


Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada
Autora: Margarida Maria Krohling Kunsch
Não tem como se formar em Relações Públicas e não ser leitora da Kunsch! rs
Planejamento é algo muito importante na comunicação e que muitas vezes acaba passando batido, é comum a área de comunicação virar uma “apagadora de incêndios”, e esse livro ajuda muito nessa visão!

 

 

 

 

Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa
Autora: Analisa De Medeiros Brum
Esse livro foi a principal base para o meu artigo da pós graduação, também foi o livro usado em um curso de especialização que fiz e acabou virando o meu xodó, pois foi nele que encontrei as respostas para muitas das minhas dúvidas sobre Comunicação Interna e Endomarketing.
O livro já tem 10 anos e muitas coisas mudaram de lá pra cá, mas a leitura ainda é válida 🙂

 

 

 

 

Confira outras matérias sobre Comunicação Interna:

 

app mobile

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button