Por Adrielly Marcelino
Livros são uma ótima maneira de relaxar e estimular a imaginação, além disso, são fundamentais para se aperfeiçoar em determinado tema. Através da indicação de diversos especialistas, conheça estes livros de Comunicação Interna indispensáveis para um profissional da área.
Diogo Ruic – Communication and Change Management Manager Latam | Becton Dickinson (BD)
“Change Management: The People Side of Change” foi a primeira recomendação de Diogo Ruic. “Esta é uma indicação que pode parecer um pouco fora da caixa, já que se trata de um livro de Gestão de Mudanças, mas quem hoje faz Comunicação sem considerar os conceitos de Change?” questiona Ruic. O livro aborda como gerar transformações em organizações através das pessoas. “Muitas vezes, a área de Comunicação Interna atua apenas com a etapa informativa do processo de mudança nas empresas, quando na verdade acredito que deveria ser multidisciplinar.”
“The Business Value of Good Internal Communication” é a segunda indicação de Ruic. Um profundo relatório elaborado pelo IC Kollectif, instituto canadense focado em Comunicação Interna. “Uma equipe de Comunicação Interna pode entregar valor ao negócio, participando na construção da estratégia e engajando organizações, não apenas fazendo comunicados. Considero especialmente importante quando pensamos que um dos maiores desafios de um profissional de Comunicação Interna é justamente convencer a liderança sobre como podemos ser um parceiro estratégico” afirma Diogo. O material conta com diversos artigos de líderes que atuam na área, de diferentes empresas e países.
Eric Miranda – Gerente de Comunicação na PepsiCo Brasil
Embora Endomarketing e Comunicação Interna tenham conceitos distintos, muitas vezes são referidos como sinônimos. O livro “Respirando Endomarketing” indicado por Eric Miranda traz luz sobre o tema; “na época, ainda não era muito claro o papel de uma área de Comunicação Interna nem a diferença entre o Endomarketing e a comunicação com empregados. Embora um tanto antigo, ele me deu uma visão, com uma linguagem muito simples, do que era fazer comunicação dentro das organizações.”
A revolução digital ocasionou mudanças drásticas no mercado, no comportamento do consumidor e consequentemente no Marketing, portanto o profissional que lida com alguma dessas áreas deve estar atento às novas tendências – tema abordado em “O Marketing Depois de Amanhã”. De acordo com Eric “foi daqueles livros que ampliam sua mente de uma forma que ela não volta mais ao tamanho normal. Me tornei um visionário do mundo da comunicação e passei a compreender muito melhor a importância da tecnologia nesta área. O mais engraçado de lembrar dos temas agora é que o “depois de amanhã” virou “ontem”… Mas valeu demais a inspiração”.
O best seller “O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios”, explora a indissociabilidade entre Comunicação e comportamento. “A grande virada de chave, foi entender que as pessoas são puro comportamento e a comunicação é peça chave para “moldar” esse comportamento. A partir deste momento, minha busca passou a ser muito mais relacionada em como os meios e mensagens que produzimos na comunicação interna moldam a cultura organizacional e se tornam poderosas ferramentas de engajamento.’ afirma Eric Miranda.
Thiago Braga – Founder e CEO da Screencorp.
A indicação de Thiago é o livro “Reinvente Sua Empresa – Mude Sua Maneira de Trabalhar”, autoria de Jason Fried e David Heinemeir – fundadores do Basecamp, um software de gestão de projetos com milhares de clientes no mundo todo. De acordo com o CEO “a grande contribuição deste livro é mostrar os vícios tóxicos de grandes corporações de forma provocativa e estimular a reflexão de como é possível ter uma relação mais informal e pragmática com as equipes no ambiente de trabalho. Essa mudança impacta positivamente nos resultados da empresa e na satisfação e bem-estar dos funcionários”
“Difficult Conversations: How to Discuss What Matters Most” é outro livro essencial para refletir sobre o comportamento no âmbito corporativo. “Lidar com questões de relacionamento interpessoal no trabalho é uma habilidade super importante para todo líder, apesar de muitos ainda serem completamente despreparados neste sentido.” evidencia Thiago. Baseado em quinze anos de trabalho no Harvard Negotiation Project, a obra de Douglas Stone, Sheila Heen e Bruce Patton é referência para líderes. “Este livro traz uma perspectiva aprofundada sobre como lidar com pessoas difíceis e como conduzir aqueles momentos e conversas onde existe um impasse crítico que pode minar o clima da equipe”.
Talita Biancardi – Analista de Comunicação Corporativa da Zurich Insurance Company
A obra “Comunicação Com Empregados – A Comunicação Interna Sem Fronteira”, autoria conjunta de Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Mansi, busca ponderar o conteúdo acadêmico com as práticas do profissional de Comunicação Interna – sendo um livro indicado tanto para fins acadêmicos quanto para práticos.
Indicado por Talita Biancardi, ela afirma: “o livro oferece uma ampla visão sobre planejamento de Comunicação Interna, os veículos de comunicação existentes, mensuração de resultados e cultura organizacional”.
Eloá Lima Vidotti – Analista de Comunicação Corporativa da Zurich Insurance Company
A obra “365 Pedras” foca nos jovens profissionais e estudantes de Relações Públicas e Comunicação. “É um livro ótimo para todos os profissionais. Traz uma pequena dica ou conselho para cada dia do ano.” afirma Eloá. As 365 pedras referem-se à bem sucedida trajetória do autor, o jornalista Nemércio Nogueira, que após anos de atuação com Relações Públicas no setor governamental fundou sua própria empresa de consultoria.
Dificuldade em promover alinhamento entre o público interno à missão, visão, valores e princípios da empresa? Este livro pode te ajudar! A obra “Sorria, Você trabalha aqui! – 500 Insights sobre Endomarketing” escrita por Analisa de Medeiros Brum, Presidente da Agência de Endomarketing HappyHouse e pioneira no estudo de Endomarketing no Brasil propõe diversas técnicas e estratégias que podem ser adotadas por empresas para promover o alinhamento do público interno. “Traz insights, principalmente para quem quer ver a Comunicação Interna de uma forma diferente”afirma Eloá Vidotti.
“Não é um livro de Comunicação Interna, mas deveria ser obrigatório para todos os profissionais de comunicação” comenta Eloá se referindo ao livro-reportagem “Bar Bodega: um crime de imprensa”. Escrito através de um intenso trabalho em apuração pelo jornalista da Rede Globo, Carlos Dorneles, a obra evidencia o papel decisivo da Comunicação na sociedade. “Serve para refletirmos sobre a responsabilidade da Comunicação e como isso afeta a vida dos envolvidos”.
Lina Satie Higashiyama – Consultora de Comunicação Interna
“A Comunicação Interna deve fazer parte da estratégia corporativa. Ela vai muito além do que somente disseminar uma informação” afirma a profissional Lina Higashiyama. Sua indicação foi o livro “A Organização Dirigida por Valores”, de Richard Barrett, que explica o motivo das organizações voltadas para os Valores serem as mais bem sucedidas do planeta. “É fundamental a leitura de obras como essa para compreender a fundo a Cultura Organizacional para a gestão de uma Comunicação Interna transformadora”.
Bruno Carramenha – Diretor de Comunicação e Cultura Organizacional da 4CO | Cappellano & Carramenha e Professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
“O livro aborda um conteúdo que precisa ser de conhecimento de todo comunicador: cultura organizacional. A autora nos guia a entender melhor este elemento nas organizações e sua importância para a gestão” afirma Carramenha. O livro “Cultura Organizacional: Identidade, Sedução e Carisma” de Maria Ester de Freitas apresenta uma abordagem interdisciplinar, discorrendo sobre o papel predominante que as empresas buscam assumir hoje na sociedade, caracterizada por mudanças aceleradas e crise no processo de identificação dos indivíduos.
Com suas obras indicadas pela segunda vez nesta matéria, a autora Viviane Mansi é referência internacional quando se trata de Comunicação Interna. O livro indicado pelo professor Bruno Carramenha foi “Comunicação, Diálogo e compreensão nas Organizações“, obra na qual ele afirma que a autora possui “Muita propriedade sobre o tema da comunicação com empregados, dada sua ampla trajetória acadêmica e profissional, a autora debate o espaço que a prática do diálogo pode ocupar nas organizações, com vistas a estabelecer ambientes mais saudáveis e produtivos” afirma o Professor e Diretor Bruno Carramenha.
Margarida Maria Krohling Kunsch – Vice-presidente da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação, Doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP
“Sem Megaphone, com Smartphone: Práticas, Desafios e Dilemas da Comunicação com Empregados – Paulo Henrique Leal Soares e Rosália Del Gáudio”
“Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional – Alexandre Garret e Takeshy Tachizawa”
“Comunicação Interna: a Força das Empresas – Paulo Nassar”
Camila Polese – Analista Sênior de Comunicação e Cultura na OLX Brasil
Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada
Confira outras matérias sobre Comunicação Interna:
- 3 Razões para Reavaliar sua Estratégia de Comunicação Interna
- Quando a Intranet não é suficiente: analisando os canais de Comunicação Interna
- Por que a Comunicação Interna está no centro da transformação digital?