Por que a Comunicação Interna no varejo é difícil, porém tão importante

Comunicação no varejo

A Comunicação Interna é indiscutivelmente importante, não importa em qual negócio você atue.

Quando falamos do varejo, a comunicação com colaboradores é especialmente importante pois é um setor no qual a maneira como você se comunica com seus funcionários reflete diretamente na qualidade e alinhamento das interações com os clientes finais ($).

 

Um exemplo do mundo real: 


Marcela,
funcionária de uma rede de lojas de moda

Marcela trabalha em regime de meio expediente, principalmente à noite e nos finais de semana.  Assim como outras pessoas, ela tem assuntos familiares a cuidar e não pensa muito sobre seu trabalho nas horas vagas.
Certo dia, ela chega ao trabalho para iniciar seu turno e uma cliente pergunta se a liquidação de outono-inverno já começou e, em caso afirmativo, onde ela pode encontrar os produtos com desconto.

Infelizmente, Marcela não tem menor ideia.  🙁

 


Esse cenário é comum no varejo e traz duas questões indesejáveis. Primeiro – Marcela provavelmente ficará irritada com a gerência ou com seus colegas de trabalho por não lhe informarem o que ela precisa saber para fazer seu trabalho.  Segundo – o cliente ficará insatisfeito e provavelmente terá a impressão de que falta treinamento e profissionalismo à equipe.
No pior cenário, você perde seu cliente e também seu funcionário.

 

A Comunicação Interna no varejo afeta diretamente seus clientes

A comunicação em grandes estruturas corporativas geralmente é feita de forma “top, down”, isto é, das hierarquias mais altas para as mais baixas.  As informações são compartilhadas em cada cidade, região e loja individual principalmente por e-mail, no computador desktop do gerente da loja.
No entanto, é raro que todos os funcionários da loja estejam presentes ao mesmo tempo ou tenham acesso a um computador desktop. Isso torna difícil para o gerente distribuir informações de maneira eficaz. Em vez disso, a comunicação é feita por meio do quadro de avisos na sala de descanso, entre os turnos ou até mesmo pelo boca a boca ou boatos. Isso causa atrasos e também notícias falsas ou imprecisas, deixando pessoas como Marcela completamente fora do circuito.
No varejo, funcionários mal treinados e mal informados têm um efeito direto e negativo na experiência do cliente. No mercado competitivo de hoje, uma experiência ruim é tudo o que o cliente precisa para decidir ir para outro lugar.
Esse efeito é ainda mais prejudicial em grandes empresas com grande diversidade e presença global. Diferentes idiomas, fusos horários e hierarquias tornam a divulgação de informações ainda mais difícil e complicada.

 

Funcionários engajados evitam lacunas de comunicação

A comunicação é a base do relacionamento que seus clientes mantêm com sua marca, bem como do relacionamento que você mantém com seus funcionários. Novas tecnologias, como aplicativos para funcionários, permitem que você alcance seus funcionários, não importa aonde eles estejam. A comunicação acontece no dispositivo móvel amplamente aceito e utilizado: o smartphone.
De acordo com pesquisas,  mais de 60% dos funcionários hoje não trabalham em uma mesa. Para chegar a todos, especialmente em um negócio tão disperso como o varejo, a comunicação precisa se tornar digital.  Distribuir conteúdo nos smartphones de seus funcionários significa ter um alcance mais amplo, com a capacidade de se comunicar imediatamente com cada um dos colaboradores. Isso simplesmente não é possível em nenhum outro dispositivo.
Além disso, os aplicativos permitem envio de notificações push, uma verdadeira virada de jogo na comunicação interna. Um aplicativo permite que você se conecte diretamente com todos os seus locais e, ao mesmo tempo, permite que você compartilhe detalhes específicos, como planos de turno ou notícias específicas do local em tempo real.

Aplicativo para Comunicação Interna

 

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