Comunicação Interna no varejo: veja como potencializar vendas

Drica Marcelino

A Comunicação Interna no varejo influencia a qualidade do serviço prestado pelos colaboradores e o resultado final das vendas. Em um ambiente agitado como uma loja, a equipe de funcionários precisa estar alinhada sobre as novidades a fim de evitar mal entendidos que resultam em um atendimento insatisfatório e consequentemente prejuízos financeiros para a empresa.

Uma equipe de varejo que não está alinhada sofre de mal entendidos constantes que resultam em prejuízos tanto monerários quanto para a relação da marca com seus clientes.
Quer um exemplo? Vamos imaginar uma situação comum em uma loja de roupas. Marcela é uma funcionária que trabalha de meio período aos sábados e finais de semana. Ela estuda, cuida da casa e não pensa muito no trabalho fora do expediente.

Certo dia, ela chega ao trabalho para iniciar seu turno e uma cliente pergunta se a liquidação de inverno já começou e, em caso afirmativo, onde encontrar os produtos com desconto. Sem uma Comunicação Interna eficaz, Marcela não tem a menor ideia do que responder para a cliente.

O problema, é que esse cenário é frequente no varejo e prejudica a experiência dos clientes, os resultados das vendas e o clima organizacional da empresa.

Marcela provavelmente ficará irritada com a gerência ou com seus colegas de trabalho por não lhe informarem o que ela precisa saber para fazer seu trabalho. Além disso, o cliente ficará insatisfeito e provavelmente terá a impressão de que falta treinamento e profissionalismo. No pior cenário, você perde seu cliente e também seu funcionário.

A Comunicação Interna no varejo afeta diretamente os clientes

Em grandes companhias, a Comunicação Interna geralmente é feita de maneira hierárquica. As informações são compartilhadas em cada cidade, região e loja individual, principalmente por e-mail no computador do gerente da loja. No entanto, é raro que todos os funcionários da loja estejam presentes ao mesmo tempo para receber o comunicado.

Isso torna difícil para o gerente distribuir informações de maneira eficaz. Em vez disso, a comunicação é feita por meio do quadro de avisos na sala de descanso, entre as trocas de turnos ou até mesmo pelo boca a boca ou boatos. Isso causa atrasos e também notícias falsas ou imprecisas, deixando pessoas como Marcela completamente fora do circuito.

No varejo, funcionários mal treinados e mal informados têm um efeito direto e negativo na experiência do cliente. No mercado competitivo de hoje, uma experiência ruim faz com que o cliente busque outro lugar que seja capaz de fornecer o produto que ele deseja e também uma boa experiência.

Esse efeito é ainda mais prejudicial em grandes empresas com grande diversidade e presença global. Diferentes idiomas, fusos horários e hierarquias tornam a divulgação de informações ainda mais difícil e complicada.

Para mudar esse cenário de imprecisão e mal entendidos, é necessário um plano de Comunicação Institucional que atinja todos os colaboradores e forneça informações com fácil acesso.

Funcionários engajados evitam lacunas de comunicação

A comunicação é a base do relacionamento que seus clientes mantêm com sua marca, bem como do relacionamento que você mantém com seus funcionários. O aplicativo de Comunicação Interna permite que você alcance seus funcionários em qualquer lugar. A comunicação acontece no dispositivo móvel amplamente aceito e utilizado: o smartphone.

Segundo pesquisas, mais de 60% dos funcionários hoje não trabalham em uma mesa. Para chegar a todos, especialmente em um negócio tão disperso como o varejo, a comunicação precisa se tornar digital.

Distribuir conteúdo nos smartphones de seus funcionários significa ter um alcance mais amplo, com a capacidade de se comunicar imediatamente com cada um dos colaboradores. Isso simplesmente não é possível em nenhum outro dispositivo.

Além disso, os apps permitem envio de notificações push, uma verdadeira virada de jogo na Comunicação Interna. Um aplicativo permite que você se conecte diretamente com todos os seus locais e, ao mesmo tempo, permite que você compartilhe detalhes específicos, como planos de turno ou notícias específicas do local em tempo real.

TV Corporativa no varejo

A TV Corporativa é um canal de comunicação digital posicionado em locais estratégicos para atrair a atenção do público e oferecer um ambiente mais sofisticado. O conteúdo da TV Corporativa é atualizado em tempo real de forma remota, o que oferece uma ferramenta prática, rápida e que pode ajudar na divulgação de informações em uma situação de gestão de crise.

No varejo, a TV Corporativa pode ser utilizada tanto para Comunicação Interna com colaboradores quanto para divulgação de produtos em uma estratégia de marketing.

Comunicação Interna

Mudanças na dinâmica de trabalho, alertas para colaboradores, aniversariantes do dia e notícias: tudo isso pode ser divulgado em tempo real na TV Corporativa para melhorar a Comunicação Interna e reforçar medidas de Endomarketing adotadas pela empresa.

Marketing 

A programação da TV Corporativa no varejo inclui a divulgação de produtos, promoções e propagandas que resultam no aumento da receita final de vendas. De acordo com uma pesquisa da Digital Screenmedia Association, uma em cada 5 pessoas é impactada por TVs nos pontos de vendas o suficiente para adquirir o produto anunciado.

O uso de TV Corporativa nos Supermercados é uma prática de trade marketing que ganha cada vez mais popularidade em decorrência do impacto significativo gerado nas compras. Para saber mais sobre o uso de TV nos supermercados, veja o case de sucesso da rede de Supermercados Coqueiros.

Além da rede da rede Coqueiros, outras marcas como Supermercados BigLar, Grupo Supermercado Machado, Rede do Campo e também a Rede Construai, usam a TV Corporativa Screencorp nas suas unidades para potencializar as vendas.

Case Plié de TV Corporativa no varejo 

A Plié é uma marca conceituada de lingeries que inclui a TV Corporativa na sua estratégia de marketing das lojas físicas. Segundo Marília Lopes, Gerente de Marketing da Plié, as telas mostram informações sobre os produtos que o cliente pode encontrar na loja e também mais informações sobre as novas coleções.

Assista abaixo ao vídeo da loja de Moema, em São Paulo:

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