Guia para uso de TV Corporativa em Supermercados

Por Adrielly Marcelino

Como as ofertas chegam até seus clientes hoje?
A TV corporativa, também conhecida como digital signage ou sinalização digital, nada mais é do que o uso de TV’s para reproduzir conteúdos gerenciados remotamente. Essa tecnologia está se disseminando cada vez mais ao redor do mundo, incluindo o segmento supermercadista.

De acordo com um report publicado pela Digital Screenmedia Association, o uso de TV Corporativa no ponto de venda pode representar um aumento de até 30% das vendas do produto anunciado.

Se a sua estratégia de Trade Marketing não inclui TV Corporativa ainda, é melhor considerar esse canal de comunicação.  As TV’s são uma maneira atrativa e rápida para informar seus clientes e também influenciar na decisão de compra.

Mas espere aí! Não basta apenas colocar uma TV na entrada do estabelecimento para obter um aumento de 30% nas vendas. Existem outros fatores fundamentais que você deve considerar em sua estratégia. Descubra nesse artigo como implementar um projeto de TV Corporativa que gere resultados para sua empresa.

TV Corporativa nos supermercados

Considere a jornada do cliente e defina qual é o espaço ideal

Ao iniciar um projeto de TV Corporativa em um supermercado, considere toda jornada do cliente dentro da loja – da entrada no estabelecimento até o check out.

Analise também o espaço físico da loja, dessa forma, você poderá definir qual é a localização ideal para fixar as TV’s.

Lembre-se: a visão das telas deve ser privilegiada e as mercadorias devem estar dispostas nas proximidades.

Elabore um calendário de publicação de conteúdo

Defina um calendário de publicação de conteúdo alinhado com suas metas de marketing e vendas. No calendário irá constar a periodicidade de atualização e quais conteúdos serão veiculados. Atualizações inconstantes e um conteúdo confuso são capazes de comprometer toda sua estratégia.

 

TV Corporativa durante momentos de crise

Durante situações emergenciais, como a crise do Coronavírus, a TV pode ser uma ferramenta de auxílio importante para divulgar medidas de prevenção ao contágio.

Sua programação pode incluir orientações sobre distanciamento em filas, precauções  como o uso de álcool em gel, notícias de portais e também informações públicas de órgãos oficiais do governo.

Em um momento de crise como esse, comunicar de forma efetiva essas informações pode significar salvar vidas.

 

 

 

Exemplo de conteúdo noticioso do portal UOL

 
 

 
 
 

Case de sucesso: TV Corporativa do Supermercado Coqueiros

A Screencorp conversou com Kaulay Magnum, responsável pelo Marketing do Supermercado Coqueiros (RS) e administrador das TV’s do estabelecimento.

De acordo com Magnum, noticiar nas TV’s uma mercadoria “resulta em um aumento de vendas do produto específico, mesmo que ele não esteja em promoção.” O Supermercado Coqueiros exibe promoções diárias, aumentando as vendas e trazendo um “feedback ótimo dos clientes por tornar muito mais fácil saber o que está em oferta”, afirma Kaulay.

Supermercados Coqueiros

Supermercado Coqueiros, cliente da Screencorp – Carazinho (RS) Fonte: Divulgação

 

Design + Conteúdo: a relevância do produto em destaque

O produto em destaque deve possuir um apelo relevante, que pode ser um valor promocional, uma queima de estoques, uma campanha de divulgação ou um lançamento. Ao invés de divulgar um produto específico, você também pode divulgar uma marca ou parceiros comerciais.

tv corporativa nos supermercados: saiba tudo!

Call to action

“Faça o seu cartão da nossa loja!”

“Compre 2 e pague 1.”

“Experimente o novo requeijão Cheddar.”

Acima você viu três exemplos clássicos de call to action, trata-se de uma chamada para determinada ação do cliente. Seja direto e claro ao dizer o que você quer que seu cliente faça: tenha um call to action.

 

Uso da TV Corporativa para Comunicação Interna em Supermercados

Além de utilizar a TV  em sua estratégia de comunicação com clientes, você pode utilizá-la como TV Corporativa para Comunicação Interna, com foco nos colaboradores.

Você pode comunicar mudanças de políticas internas, promover campanhas de comunicação e outros assuntos relevantes do dia a dia da empresa.Tv Corporativa nos supermercados

A programação das TV’s pode ser composta por vídeos, imagens, notícias, previsão do tempo, entre outras dezenas de templates.   O conteúdo transmitido pode ser segmentado, de acordo com sua estratégia.

Por exemplo: exibir conteúdo promocional nas TV’s dos corredores de compras e mudanças de políticas internas na copa do Supermercado. Para esse caso, os televisores podem ser fixados na entrada dos funcionários ou em uma área de serviços comuns, como o café ou o refeitório.

 

Especificações técnicas da TV

Para obter êxito em seu projeto, é importante considerar qual será o equipamento adequado para alcançar seus objetivos. As bordas das TV’s, por exemplo, são relevantes em relação à atratividade do conteúdo. Veja no exemplo abaixo:

TV avulsa

Comunicação Interna nos Supermercados

 

Combinação de TV’s (Vídeo Wall)Video Wall Supermercados

 

Se você utilizar uma TV avulsa no seu projeto, não há especificações ideais para a espessura das bordas. Mas no caso de  Video Wall, que reúne mais de uma tela, quanto menor a borda, melhor o resultado. Há também a opção de monitores borderless (sem borda).

Outro ponto importante, é que monitores combinados devem possuir o mesmo tamanho e a mesma resolução. De outro modo, o efeito de tela única poderá ser anulado pela divergência de cores e qualidade de imagem de uma tela para outra.

 

 

Se você deseja saber mais sobre combinação de monitores para obter o efeito de tela única, acesse o nosso post sobre Video Wall.

 

 

Aplicativo para Comunicação Interna

Share Button