Líderes e Comunicação Interna: entenda essa relação estratégica

Líder e comunicação interna

A liderança exerce um papel fundamental na Comunicação Interna da empresa, já que o líder muitas vezes é o porta-voz de mudanças e da gestão de crises em uma organização. Neste artigo, iremos abordar a importância e o papel estratégico dos líderes na Comunicação Interna.

  • Dados sobre liderança como comunicadores no Brasil
  • Importância da liderança na Comunicação Interna
  • Papel estratégico dos líderes na Comunicação Interna
  • Como envolver a liderança na Comunicação Interna

Dados sobre liderança como comunicadores no Brasil

Engajar lideranças como comunicadores é o principal desafio de Comunicação Interna nas empresas, segundo um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). De acordo com a pesquisa, realizada anualmente pela ABERJE, engajar lideranças como comunicadores foi apontado pela 7° vez consecutiva como o maior desafio das organizações.

O relatório de Tendências em Comunicação Interna para 2023 ainda constatou que nas empresas de até 1.000 colaboradores e de 1.001 à 5.000 colaboradores, engajar as lideranças como comunicadores é considerado o maior desafio da Comunicação Interna.

Já nas empresas de mais de 5.000 colaboradores, engajar líderes como comunicadores é o segundo maior desafio da área, ficando atrás apenas do gerenciamento de excesso de informações.

Importância da liderança na Comunicação Interna

Os líderes comunicam a visão, missão e valores da organização, definindo uma direção estratégica e propósito compartilhado para a equipe. É a partir do contato com a liderança, que os funcionários compreendem a importância do seu trabalho e como cada ação contribui (ou não) para alcançar os objetivos organizacionais.

Dessa forma, a liderança é um dos alicerces da Comunicação Interna da empresa. Já que é capaz de influenciar diretamente a cultura organizacional e o desempenho dos colaboradores.

Outros fatores cruciais para a sobrevivência de uma organização, como o clima organizacional e o relacionamento interpessoal da equipe, são derivados da relação estabelecida entre líderes e liderados, que evidenciam mais uma vez o papel chave dos líderes em múltiplas faces da organização, incluindo, a Comunicação Interna.

Papel estratégico dos líderes na Comunicação Interna

Os líderes são um dos responsáveis por garantir que a visão estratégica da organização seja clara, consistente e alinhada aos objetivos da empresa. Portanto, a transmissão da visão e direção organizacional é concretizada pelo trabalho da liderança dia a dia.

Eles (líderes) garantem que os colaboradores entendam os propósitos organizacionais, criando um senso de propósito compartilhado. Além disso, são eles que auxiliam na priorização de objetivos e metas, comunicando quais são as áreas que demandam mais atenção e fornecendo para os diretores as principais métricas de desempenho para a tomada de decisões.

A liderança também exerce um papel estratégico por intermediar a relação entre diretores e operadores. Da mesma forma que os líderes comunicam aos operadores decisões que partem da direção, são eles que apresentam aos diretores quais são as principais dores enfrentadas diariamente pelos colaboradores.

Durante os períodos de mudanças ou crises, os líderes são agentes cruciais na Comunicação Interna. São eles que oferecem orientação, esclarecimento e apoio aos colaboradores nos momentos de incertezas e comunicam as razões que trouxeram determinada mudança e qual é o caminho que a organização visa seguir.

Como envolver a liderança na Comunicação Interna

Influenciadores internos

Nem todo influenciador interno é líder, mas todo líder exerce (pelo menos um pouco) o papel de influenciador interno.

Os influenciadores internos são aqueles colaboradores que geram um impacto significativo no comportamento dos colegas de trabalho. Frequentemente são reconhecidos por seu bom relacionamento interpessoal, comunicação eficaz e habilidade para inspirar e motivar os outros.

Identifique quem são os influenciadores internos da sua organização e envolva esses indivíduos estrategicamente nos projetos da organização e nos momentos de crise. Eles são cruciais na disseminação de informações e promoção de mudanças na organização.

Leia este artigo para saber mais sobre influenciadores internos.

Treinamentos

Ofereça aos líderes treinamentos e workshops sobre o seu papel e a importância da Comunicação Interna. É imprescindível ressaltar como a participação da liderança pode fortalecer a cultura organizacional e gerar um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Em situações de mudanças ou de implementação de uma nova plataforma, por exemplo, é fundamental envolver a liderança para torná-los embaixadores das mudanças.

Durante o processo de implementação de qualquer produto Screencorp, oferecemos um treinamento humanizado aos líderes das equipes para que eles sejam agentes ativos da adoção da plataforma em questão.

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

Recursos e suporte

Proporcione para a liderança recursos e suporte para melhorar as habilidades de comunicação. Isso pode incluir materiais de treinamento, ferramentas de Comunicação Interna ou até mesmo acesso a consultores ou especialistas em comunicação.

O app de Comunicação Interna e a Intranet Screencorp contam com uma biblioteca de arquivos onde você pode incluir materiais de treinamento. As plataformas também oferecem a funcionalidade de segmentação de conteúdo, o que permite divulgar continuamente apenas para os líderes conteúdos com ênfase nas suas habilidades de comunicação.

Protagonismo

Ofereça aos líderes oportunidades de participação ativa nos canais de Comunicação Interna da empresa. Se você vai implementar uma nova campanha institucional, por exemplo, ao invés de convidar alguém de fora, convide os líderes para participarem e serem protagonistas ativos desta iniciativa.

Participação nos canais de Comunicação Interna

Conte com o apoio dos líderes na elaboração e divulgação de conteúdos nos canais de Comunicação Interna. Se você vai divulgar uma mensagem coletiva no app de Comunicação Interna, por exemplo, convide um líder para ser o porta-voz dessa mensagem.

Feedback

Estabeleça canais para que a liderança forneça feedbacks sobre a eficácia da Comunicação Interna. O app de Comunicação Interna conta com canais de comunicação direta, que podem ser utilizados para tal.

Além disso, aplique pesquisas para realizar um diagnóstico sobre a eficiência da comunicação da empresa. A funcionalidade de enquetes do app de Comunicação Interna pode ser utilizada para auxiliar neste diagnóstico.

Estudo de caso: app de Comunicação Interna STIHL

O processo de implementação do app de Comunicação Interna da STIHL é um exemplo da influência que os líderes geram na organização e do seu papel central na implementação de mudanças organizacionais.

Inicialmente, o app de Comunicação Interna da STIHL foi disponibilizado apenas para a liderança. A ideia era que aquela plataforma conectasse os líderes da empresa com os gestores e direção.

Em pouco tempo de uso, o aplicativo de Comunicação Interna da STIHL tornou-se uma plataforma chave para os líderes e os outros colaboradores da empresa passaram a ter curiosidade sobre os benefícios que aquele canal poderia gerar caso fosse disponibilizado para toda organização.

Líderes Comunicação Interna

Imagem de divulgação do app STIHL

Em decorrência do sucesso do app de Comunicação Interna da STIHL e da curiosidade dos funcionários, a empresa implementou um projeto de expansão do app para todos os colaboradores. Hoje, o aplicativo de Comunicação Interna da STIHL é um dos principais canais da empresa para comunicar mudanças, projetos e atualizar os colaboradores sobre o direcionamento dos negócios da companhia.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

 

Share Button