Webinar: como criar conteúdo para TV Corporativa

Como criar conteúdo para TV Corporativa

Criar conteúdo para TV Corporativa pode ser muito mais fácil do que você imagina: você não precisa de um PC robusto e nem de um software específico para isso. Neste Webinar da Screencorp apresentado por Drica Marcelino e Gabriele Gomes, você aprende como criar, publicar e monitorar conteúdo para TV Corporativa.

Não é necessário conhecimento ou experiência prévia com TV Corporativa para aprender o conteúdo disponibilizado no webinar. É isso mesmo: agora você pode tornar-se um gestor e criador de conteúdo para TV Corporativa.

Webinar

Por que usar a TV Corporativa?

A TV Corporativa é um canal digital de comunicação para veicular mensagens de forma rápida e ágil, utilizando os formatos de imagem, vídeo ou animação. O Forte apelo visual da TV Corporativa torna o canal bastante atrativo e bem aceito pelo público.

Economia

Optar pela TV Corporativa é uma ação que ajuda as empresas a reduzir gastos com papel, tinta e impressão. Durante o webinar, você vai aprender a como criar conteúdo para esse canal com o Canva, uma plataforma gratuita, e poupar custos com o trabalho terceirizado de uma agência de criação, por exemplo.

Segmentação de conteúdo

Uma das funcionalidades da TV Corporativa é possibilitar a segmentação de conteúdo, que consiste em exibir distintos conteúdos em telas diferentes. Por exemplo, você pode exibir um conteúdo diferente em cada unidade da sua empresa ou então um conteúdo distinto em cada setor.

Com a segmentação de conteúdo você pode produzir um conteúdo específico para cada público da sua empresa, aumentando as chances de sucesso da sua estratégia de Comunicação Interna.

Entenda quem é o seu público para exibir o que importa, para quem realmente importa.

O que exibir na TV Corporativa

Templates

A TV Corporativa Screencorp conta com diversos templates de conteúdo, ou seja, você pode criar uma série de conteúdos com imagens, textos e fotos a partir dos templates pré-existentes do canal. São diversos templates, como: template de aniversariantes do dia, previsão do tempo, cardápio de restaurante e muito mais.

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

Biblioteca de artes

Além disso, a TV Screencorp também conta com a funcionalidade biblioteca de artes, que consiste em um botão que direciona o gestor para uma biblioteca com conteúdo para TV Corporativa disponibilizado gratuitamente para a Screencorp. A biblioteca de artes conta com material sobre temas como: Outubro Rosa, Novembro Azul, Natal, Ano Novo, dentre outros.

Conteúdo noticioso

Você pode intercalar a programação da TV Corporativa com conteúdos noticiosos. A Screencorp disponibiliza diversos templates de conteúdo noticioso, como notícias sobre economia, template de conteúdo noticioso da UOL, etc.

Conteúdo personalizado

A programação da TV Corporativa pode incluir conteúdo personalizado criado pelo gestor em outros aplicativos, ou até mesmo a exibição de vídeos e fotos diversas.

Como criar conteúdo para TV Corporativa

É possível criar um conteúdo personalizado do zero para a sua TV Corporativa utilizando plataformas de design gráfico como o Canva e o Photoshop. Nesse webinar, vamos ensinar você a utilizar o Canva, uma ferramenta gratuita no formato de “clicar e arrastar” que vai revolucionar a forma como você cria conteúdo visual.

Canva

O Canva é uma ferramenta leve e simples de usar para criação de conteúdo nos formatos de imagem, vídeo e animação, A plataforma conta com duas versões:

  • Versão free (recursos limitados)
  • Versão paga individual ou em equipe

A versão gratuita do Canva conta com as funcionalidades necessárias para você criar conteúdo para a sua TV Corporativa.

O que você pode criar no Canva:

  • Artes, vídeos e animações para TV Corporativa
  • Artes, vídeos e animações para app de Comunicação Interna
  • Banners e cartazes
  • Arte para Redes Sociais (Instagram, LinkedIn, etc)
  • Apresentações de slides
  • Tudo que sua criatividade permitir

Criando conteúdo com o Canva

Selecione o tamanho ideal

O primeiro passo para iniciar a criação de conteúdo é selecionar o tamanho da sua imagem ou vídeo. O Canva disponibiliza diversos presets de tamanho (imagem para storie, imagem para LinkedIn, etc). Você pode começar por um dos tamanhos sugeridos pelo Canva ou selecionar um tamanho personalizado.

As dimensões recomendadas para conteúdo de TV Corporativa são 1920×1080.

Comece do zero ou selecione um modelo

Após selecionar as dimensões do seu conteúdo, é hora de escolher se você quer começar o conteúdo do zero ou partir de um modelo de conteúdo do Canva. É possível alterar todos elementos do modelo de conteúdo, como redimensionar elementos, alterar imagens, alterar cores, fontes ou até mesmo excluir/incluir elementos.

Dica: para encontrar o modelo ideal, você deve pesquisar pelo nome do tema central do conteúdo (exemplo, Natal, Reunião, Reforma, etc). Quando você escreve o nome em inglês, o Canva encontra mais resultados para a sua busca.

Exportar

O material pode ser exportado em diversos formatos, como PNG, Jpeg, MP3, dentre outros.

PNG é o formato recomendado para conteúdo da TV Corporativa.

Principais atalhos do Canva

  • Conta gotas (extraí determinada cor presente na tela)
  • Copiar (CTRL + c)
  • Colar (CTRL + v)
  • Recortar (CTRL + x)
  • Segure a tecla CTRL para selecionar mais de um elemento simultaneamente

No caso de usuários Apple substituir a tecla CTRL pela tecla COMMAND.

Principais ferramentas do Canva para criação de imagens ou vídeos

  • Botão animar (a animação pode ser criada com presets, mistura de presets ou denfinindo do zero a trajetória de movimento do objeto)
  • Inserir vídeos
  • Inserir efeitos sonoros
  • Inserir músicas

Você deve definir na timeline quando começa ou termina determinado elemento.

timeline_canva

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

 

Share Button