Comunicação Interna x Endomarketing: o que os dois têm a ver?

Comunicação Interna e Endomarketing compartilham um objetivo em comum: melhorar o clima organizacional e a experiência dos colaboradores. Veja como as atividades desses setores em conjunto ajudam a integrar funcionários à cultura da empresa e melhorar o ambiente de trabalho.

Diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing

Embora o público seja o mesmo, o objetivo dos dois é distinto. É papel primordial da Comunicação Interna informar o público interno. Enquanto o Endomarketing promove ações de marketing institucional para melhorar a experiência dos funcionários.

O que é Comunicação Interna?

A Comunicação Interna fortalece a relação com os colaboradores exercendo múltiplas funções no ambiente organizacional, como promover a transparência corporativa, promoção do diálogo, além de alinhar e engajar as pessoas com a missão, visão e valores da empresa.

O que é Endomarketing?

O Endomarketing consiste em um conjunto de ações para promover a marca empregadora e aumentar a satisfação dos colaboradores. Essa estratégia de marketing organizacional age em prol de uma equipe de trabalho mais motivada, satisfeita e contente, melhorando a qualidade de vida dos empregados e reduzindo o turnover.

Comunicação Interna e Endomarketing nos canais digitais

Os canais de Comunicação Interna como app, TV Corporativa e Intranet podem ser usados para beneficiar as duas áreas em conjunto.

Veja como alguns dos nossos clientes criaram estratégias para beneficiar a Comunicação Interna e o Endomarketing usando uma única ferramenta:

Eventos corporativos pelo app da BBRG

Os eventos corporativos podem ter tanto o objetivo de fortalecer o Endomarketing quanto promover uma campanha de Comunicação Interna. A boa notícia é que o app pode ajudar você nessa missão!

A BBRG usa o app de Comunicação Interna Screecorp para disponibilizar aos colaboradores um calendário de eventos corporativos e atividades da empresa, como treinamentos, confraternizações, dentre outros. Veja no case abaixo como a empresa usou o aplicativo para realizar um evento corporativo que antes era presencial:

Case de sucesso: como o app mobile Screencorp melhorou a Comunicação Interna da Bridon-Bekaert (BBRG)

Integração de novos colaboradores

A Fortbras tem mais de 4.000 colaboradores distribuídos entre filiais de 137 cidades do Brasil. Após um boom de expansão dos negócios, a empresa contratou centenas de novos funcionários e encontrou o desafio de se aproximar de tantas pessoas, de diferentes idades e lugares do país.

Por meio do app de Comunicação Interna “Fique por Dentro” da Forbras, a empresa iniciou a divulgação contínua de informações sobre as expansões dos negócios, missão e visão da companhia, além de promover ações para integrar e engajar os colaboradores. Veja no case abaixo:

Case Fortbras

Case Eucatex

Case Eucatex

Fortalecer medidas de segurança

A TV Corporativa pode ser usada nas fábricas para fortalecer medidas de segurança e orientações para o público interno. Durante a crise do coronavírus, a Compal, fábrica de notebooks de Jundiaí (SP), usou as TVs para divulgar medidas de segurança da COVID-19.

Case Compal

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

A fabricante de motosserras STIHL também usa a TV Corporativa em pontos estratégicos da fábrica para divulgar informações para os colaboradores e promover campanhas de Endomarketing.

Case STIHL

Promoção da employer branding

Como beneficiar a Comunicação Interna e o Endomarketing ao mesmo tempo?

A Cartão de Todos criou uma campanha de Comunicação Institucional com o objetivo de fortalecer a sua employer branding e também promover seu novo canal de Comunicação Interna, um aplicativo desenvolvido pela Screencorp.

Veja o case:

Alcançar funcionários que trabalham em campo

É um grande desafio para os gestores alcançar os funcionários que trabalham no campo – ou até mesmo no mar.

A Ocyan usa o app de Comunicação Interna Screencorp para se conectar com seus empregados que atuam trabalhando embarcados, ou seja, a bordo de uma das unidades que ficam a cerca de 200km da costa.

 

Case: App Screencorp será utilizado pela Ocyan para Comunicação Interna Offshore

Case Eucatex

Comunicado em situação de crise pelo app da Stefanini

A Stefanini possui colaboradores em diversas empresas, localizadas em vários lugares da cidade. Em uma situação de greve do transporte público em São Paulo, a empresa divulgou por meio das notificações do app quais seriam as medidas adotadas para conter o problema. Veja:

Case Stefanini

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

Share Button