Pare tudo agora. E preste atenção em seus funcionários.
Você acredita (mesmo) que os canais de comunicação tradicionais ainda são aderentes?
Falemos primeiro sobre o Mural Impresso.
Expresso profundo respeito por todos os serviços prestados pelo mural impresso à comunicação interna das empresas. Ele carregou o piano por bastante tempo, sendo um espaço focal de difusão de informação e conteúdo. Mas os tempos são outros. Além de tornar-se politicamente incorreto, pela quantidade de gastos de papel e impressão, ele passa despercebido pela grande maioria dos funcionários.
O email ainda é um grande coringa, porém, por ser excessivamente usado, acaba por ter uma baixa taxa de leitura.
Podemos dizer que existem novos paradigmas de Comunicação Interna a serem considerados no que diz respeito aos canais de comunicação que podem impactar funcionários e colaboradores. (imagem abaixo)
Posicionadas entre as empresas e seus funcionários, existem as telas. Cada uma utilizada de forma diferente, de acordo com o contexto.
O Mobile
O smartphone é companheiro inseparável da maioria dos funcionários. Ele é um excelente dispositivo para uso como canal de Comunicação Interna: é móvel, conectado à internet e com excelente capacidade audiovisual.
App mobile
A maioria das empresas ainda não possui um app mobile para comunicar-se com seus funcionários, seja por que essa é uma realidade ainda nova, seja por preocupações com questões trabalhistas, segurança da informação ou gerenciamento do conteúdo.
A boa notícia é que hoje é possível implementar um app de comunicação interna com soluções práticas para cada um dessas questões. Saiba mais >>
Com o app de comunicação interna é possível criar canais de notícias, vídeos, enquetes, compartilhar arquivos, enviar alertas, entre outras possibilidades de interação.
SMS
Muitas empresas têm funcionários de fábrica e/ou operação com menor porcentagem de uso de smartphones. Neste caso, o envio de sms é uma solução interessante. É possível enviar textos curtos para qualquer celular de forma simples e com métricas de impacto confiáveis.
Importante ressaltar que é obrigatório ter processo de opt-in e opt-out dos funcionários.
TV Corporativa
A TV Corporativa é a evolução do mural impresso. Ela oferece diversos benefícios para os processos comunicacionais, como por exemplo:
– Rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens.
– Autonomia do controle do conteúdo por equipes de comunicação.
– Possibilidade de segmentar a distribuição de conteúdo.
– Forte apelo visual: animações, vídeos e fotos.
– Comunicação em tempo real.
– Menos uso de papel.
– Integrações com feeds de notícias, social media, base de dados.
A TV Corporativa ainda é vista por muitas empresas como um projeto de grande complexidade tecnológica, viável apenas para grandes corporações.
Antes da conexão banda larga e dos mini-pcs, a tecnologia de transmissão de conteúdo audiovisual era em sua maioria feita via satélite, com altos custos e complexidade de implementação. Este cenário mudou. Hoje é necessário apenas utilizar um software de gerenciamento de conteúdo, um computador conectado à internet e claro, uma TV.