Flexibilidade no trabalho: o que é, vantagens e como melhorar a comunicação

Flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho é um ponto forte quando o assunto é atração de talentos e alta produtividade. Entretanto, o cenário exige plataformas interativas que sejam capazes de suprir as necessidades de Comunicação Interna intensificadas no ambiente de trabalho remoto e flexível.

Neste artigo reunimos 3 canais para melhorar a comunicação com colaboradores que atuam em jornada flexível ou home office.

O que é flexibilidade no trabalho?

A flexibilidade no trabalho de forma resumida consiste em uma jornada de trabalho onde o colaborador tem autonomia e liberdade profissional. Na prática, o funcionário pode escolher o horário e lugar onde ele vai trabalhar.

Em algumas empresas os funcionários até podem trabalhar presencialmente se quiserem, mas varia de acordo com a política interna da organização.

Vantagens da flexibilidade no trabalho

Atração e retenção de talentos

Uma rotina de trabalho flexível é o sonho de muitas pessoas, por isso a característica é um fator decisivo para a atração e retenção de talentos.

Autonomia e confiança

Um modelo de trabalho flexível estimula autonomia e confiança, características que aumentam a satisfação do colaborador e beneficia o clima organizacional.

Diminuição do absenteísmo

O absenteísmo consiste em faltas, atrasos e saídas adiantadas dos funcionários. Em um ambiente de trabalho flexível, as chances de falta são menores já que o colaborador tem mais autonomia para ajustar os horários a modo de não coincidir com a vida pessoal.

Benefícios para a qualidade de vida

Muitos profissionais buscam uma carreira que proporcione flexibilidade em busca de poder dedicar-se mais à família ao mesmo tempo que atingem altos índices de produtividade no trabalho.

Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A rotina mais flexível pode auxiliar na conciliação entre a vida pessoal e profissional, gerando mais equilíbrio e bem estar para o indivíduo.
Desvantagem da flexibilidade no trabalho para Comunicação Interna

Falhas na comunicação

A maior desvantagem do trabalho remoto é ser mais propenso a mal entendidos e falhas na comunicação.

Baixa interatividade

Sem as ferramentas adequadas a empresa pode estar sujeita a espaços que funcionam para ambos os lados, ou seja, não proporcionam interação entre o colaborador e a empresa.

Excesso de emails

Quando todos os comunicados são centralizados na mesma ferramenta a caixa de email pode se tornar um pesadelo ao invés de um aliado na empresa.

Ferramentas para melhorar a comunicação

As ferramentas digitais são ideais para se comunicar com trabalhadores que atuam de forma flexível no trabalho. Veja abaixo os melhores canais de Comunicação Interna nessa modalidade:

App de Comunicação Interna

O app de Comunicação Interna é uma ferramenta prática e rápida para você se comunicar em tempo real com os colaboradores.

A plataforma oferece métricas personalizadas sobre o acesso dos usuários para ajudar você a mensurar o impacto da sua estratégia de Comunicação Interna.

Web app de Comunicação Interna

O web app de Comunicação Interna (ou intranet) é uma ferramenta que pode ser acessada de qualquer computador e permite o compartilhamento simultâneo de conteúdo no aplicativo de Comunicação Interna e no web app.

Newsletter multimídia

A newsletter corporativa é um conteúdo semanal ou quinzenal com o objetivo de manter os colaboradores informados sobre tudo que acontece na empresa.

Normalmente essa a newsletter é distribuída via email, o que faz com que seja somente um texto com imagens para evitar um conteúdo pesado.

No aplicativo de Comunicação Interna você pode publicar o conteúdo da sua newsletter no formato multimídia usando o feed de notícias.

Além disso, a plataforma conta com uma biblioteca de arquivos onde você pode fazer o upload de diversos arquivos e conteúdos para manter seus colaboradores informados.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

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