A flexibilidade no trabalho é um ponto forte quando o assunto é atração de talentos e alta produtividade. Entretanto, o cenário exige plataformas interativas que sejam capazes de suprir as necessidades de Comunicação Interna intensificadas no ambiente de trabalho remoto e flexível.
Neste artigo reunimos 3 canais para melhorar a comunicação com colaboradores que atuam em jornada flexível ou home office.
O que é flexibilidade no trabalho?
A flexibilidade no trabalho de forma resumida consiste em uma jornada de trabalho onde o colaborador tem autonomia e liberdade profissional. Na prática, o funcionário pode escolher o horário e lugar onde ele vai trabalhar.
Em algumas empresas os funcionários até podem trabalhar presencialmente se quiserem, mas varia de acordo com a política interna da organização.
Vantagens da flexibilidade no trabalho
Atração e retenção de talentos
Uma rotina de trabalho flexível é o sonho de muitas pessoas, por isso a característica é um fator decisivo para a atração e retenção de talentos.
Autonomia e confiança
Um modelo de trabalho flexível estimula autonomia e confiança, características que aumentam a satisfação do colaborador e beneficia o clima organizacional.
Diminuição do absenteísmo
O absenteísmo consiste em faltas, atrasos e saídas adiantadas dos funcionários. Em um ambiente de trabalho flexível, as chances de falta são menores já que o colaborador tem mais autonomia para ajustar os horários a modo de não coincidir com a vida pessoal.
Benefícios para a qualidade de vida
Muitos profissionais buscam uma carreira que proporcione flexibilidade em busca de poder dedicar-se mais à família ao mesmo tempo que atingem altos índices de produtividade no trabalho.
Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional
A rotina mais flexível pode auxiliar na conciliação entre a vida pessoal e profissional, gerando mais equilíbrio e bem estar para o indivíduo.
Desvantagem da flexibilidade no trabalho para Comunicação Interna
Falhas na comunicação
A maior desvantagem do trabalho remoto é ser mais propenso a mal entendidos e falhas na comunicação.
Baixa interatividade
Sem as ferramentas adequadas a empresa pode estar sujeita a espaços que funcionam para ambos os lados, ou seja, não proporcionam interação entre o colaborador e a empresa.
Excesso de emails
Quando todos os comunicados são centralizados na mesma ferramenta a caixa de email pode se tornar um pesadelo ao invés de um aliado na empresa.
Ferramentas para melhorar a comunicação
As ferramentas digitais são ideais para se comunicar com trabalhadores que atuam de forma flexível no trabalho. Veja abaixo os melhores canais de Comunicação Interna nessa modalidade:
App de Comunicação Interna
O app de Comunicação Interna é uma ferramenta prática e rápida para você se comunicar em tempo real com os colaboradores.
A plataforma oferece métricas personalizadas sobre o acesso dos usuários para ajudar você a mensurar o impacto da sua estratégia de Comunicação Interna.
Web app de Comunicação Interna
O web app de Comunicação Interna (ou intranet) é uma ferramenta que pode ser acessada de qualquer computador e permite o compartilhamento simultâneo de conteúdo no aplicativo de Comunicação Interna e no web app.
Newsletter multimídia
A newsletter corporativa é um conteúdo semanal ou quinzenal com o objetivo de manter os colaboradores informados sobre tudo que acontece na empresa.
Normalmente essa a newsletter é distribuída via email, o que faz com que seja somente um texto com imagens para evitar um conteúdo pesado.
No aplicativo de Comunicação Interna você pode publicar o conteúdo da sua newsletter no formato multimídia usando o feed de notícias.
Além disso, a plataforma conta com uma biblioteca de arquivos onde você pode fazer o upload de diversos arquivos e conteúdos para manter seus colaboradores informados.
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp