O aplicativo de Comunicação Interna é uma plataforma utilizada cada vez mais pelas empresas para trocar informações com funcionários e promover uma rede de comunicação corporativa. Neste especial Tudo sobre Aplicativo de Comunicação Interna, vamos abordar quais são as fases de desenvolvimento, implantação e dicas para gerir essa plataforma.
Neste post você vai ver:
- O que é o Aplicativo de Comunicação Interna?
- Para que serve o aplicativo de Comunicação Interna?
- Funcionalidades do aplicativo de Comunicação Interna Screencorp
- LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
- App de Comunicação Interna vs Redes Sociais tradicionais
- Métricas do aplicativo de Comunicação Interna
- Desenvolvimento do aplicativo de Comunicação Interna
- Lançamento do aplicativo de Comunicação Interna
- Conteúdo para aplicativo de Comunicação Interna
- Cases aplicativo de Comunicação Interna Screencorp
O que é o Aplicativo de Comunicação Interna?
O aplicativo de Comunicação Interna (ou app de Comunicação Interna) é um canal de Comunicação Interna digital restrito para membros da empresa. Para usar a plataforma, os usuários devem ter conexão com a internet e instalar o app em um smartphone.
A memória ocupada pela plataforma varia de acordo com qual plataforma é utilizada (a depender do fornecedor escolhido). Vale destacar que o app de Comunicação Interna Screencorp é extremamente leve e pode ser instalado até mesmo nos aparelhos menos robustos e antigos.
Essa plataforma é regulamentada pela Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança da empresa e a privacidade de dados do usuário. Ou seja: a empresa pode sim, sem implicações legais, oferecer essa plataforma para a Comunicação Interna (abordaremos esse tópico abaixo com mais detalhes).
Segundo o relatório de tendências em Comunicação Interna da ABERJE de 2023, nas empresas com mais de 5.000 colaboradores, o app de Comunicação Interna é a segunda plataforma com maior aumento de investimento no planejamento orçamentário de 2023.
Para que serve o aplicativo de Comunicação Interna?
O aplicativo de Comunicação Interna fornece um espaço seguro para a troca de informações entre empresa e colaborador.
Cada fornecedor (empresa desenvolvedora) oferece um aplicativo de Comunicação Interna com funcionalidades específicas, mas em suma, a maioria permite que o colaborador troque mensagens com a empresa/departamentos.
Funcionalidades do app de Comunicação Interna Screencorp
O aplicativo de Comunicação interna Screencorp é uma plataforma multifuncional: além de trocar mensagens, é possível publicar fotos, vídeos, imagens e até mesmo GIFs. Algumas das funcionalidades do app são:
Feed Notícias
O feed de notícias é uma área que exibe as novidades, avisos, comunicados e atividades que acontecem na empresa. O usuário pode utilizar o filtro que permite exibir todas as notícias ou apenas notícias relacionadas com um tema/departamento de interesse.
Seu espaço
O Seu Espaço é um canal que funciona como uma Rede Social Corporativa, com o objetivo de estimular o compartilhamento e a interação entre colaboradores (que inclui até mesmo o uso de emojis).
Fórum Colaborativo
Quer aumentar o engajamento da sua equipe no app? Use o fórum colaborativo, uma área para perguntas e respostas que estimula a interação entre colaboradores.
Fale conosco
Espaço de diálogo direto entre a empresa e o colaborador. Pode ser utilizado para enviar mensagens ao RH, financeiro, logística, dentre outros setores.
Reportar incidentes
O gestor pode habilitar na plataforma a opção de relatar incidentes. Os clientes Screencorp usam essa funcionalidade principalmente para duas finalidades: relatar acidentes no trabalho (opção com identificação do colaborador) e canal de denúncia (é possível ocultar a identidade do colaborador).
Saiba o que diz a legislação brasileira sobre um canal de denúncia interna e como essa prática pode ajudar a construir um espaço de trabalho mais ético e seguro para os colaboradores.
Biblioteca
O aplicativo de Comunicação Interna Screencorp oferece uma biblioteca de compartilhamento de arquivos onde o gestor pode criar pastas e enviar arquivos como vídeos, manuais em pdf, imagens, documentos, dentre muitos outros.
Sessão de Vídeos
A biblioteca de vídeos permite que seja realizado o upload de vídeos que estão no computador do gestor ou publicar vídeos hospedados na web com o caminho final do arquivo MP4.
Podcasts
Além da biblioteca de arquivos, a plataforma também conta com a biblioteca de podcasts, um espaço onde a empresa pode publicar arquivos no formato de áudio para os colaboradores, como podcasts ou a programação de uma rádio corporativa, por exemplo.
Enquetes
No app Screencorp o gestor pode criar enquetes para todos os membros da empresa ou direcionadas para um setor específico. Ainda é possível configurar se o resultado será público ou não.
Calendário de eventos
Trata-se de um calendário compartilhado com todos usuários onde a empresa pode destacar eventos, treinamentos, cursos e datas comemorativas que fazem parte do seu calendário de planejamento.
Central de links
O canal de links serve para a empresa adicionar ao aplicativo um atalho para uma página da web, como por exemplo, um portal ou página da companhia.
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) protege os dados dos usuários da plataforma, garantindo que o app de Comunicação Interna seja um espaço seguro para a empresa e para os colaboradores.
Antes de acessar a plataforma, é necessário que o usuário esteja de acordo com a LGPD. Sem o aceite dos termos da Lei Geral de Proteção de Dados, não é possível acessar a plataforma.
App de Comunicação Interna vs Redes Sociais tradicionais
Como dito anteriormente, o app de Comunicação Interna Screencorp é regulamentado pela LGPD, o que torna a plataforma segura para os usuários e para a empresa. Além da proteção jurídica, a Screencorp proporciona segurança digital para os dados que são armazenados em suas plataformas.
Em contrapartida, optar por usar uma rede social tradicional para Comunicação Corporativa é uma opção de baixa segurança informacional para as empresas. Cada vez mais são observados casos de invasão e roubo de dados em redes sociais convencionais e tratando-se de uma empresa, um incidente como esse pode custar muito caro.
Vale destacar também que a Screencorp oferece suporte rápido e de fácil acesso para todos os clientes do app no caso de qualquer problema que o usuário enfrente na plataforma – algo que a empresa não tem caso opte por utilizar redes sociais convencionais para a Comunicação Corporativa.
Métricas do aplicativo de Comunicação Interna
Outra vantagem de usar um aplicativo de Comunicação Interna são as métricas estratégicas oferecidas pela plataforma com ênfase no índice de engajamento e de entrega de informações da plataforma.
O gestor também pode exportar os dados para um documento no formato de planilha (excel). As métricas ajudam que a empresa realize uma análise sobre o desempenho da plataforma com o objetivo de obter dados analíticos sobre a performance e sucesso do uso do app.
Relatório detalhado
O relatório detalhado oferece informações com métricas de uso do aplicativo que podem ser divididas entre visualizações (usuário viu o conteúdo) e leituras (usuário visualizou o conteúdo completo).
É possível obter também dados de quando o usuário realizou a leitura ou até mesmo se ele viu mais de uma vez a informação.
Relatório de reações
Oferece dados sobre as reações dos usuários acerca de determinado post: quantas reações a publicação gerou e quais foram elas.
Participação em enquetes
A opção enquetes proporciona informações detalhadas sobre os dados das enquetes, como um relatório com a taxa de participação dos empregados.
O gestor da plataforma pode fazer um download das respostas no formato de planilha para tratamento externo dos dados.
Métricas da biblioteca
O gestor pode saber quais usuários visualizaram os arquivos da biblioteca e em que horário essa ação foi realizada.
Podcasts e eventos
O calendário e a biblioteca de podcasts oferecem um relatório detalhado sobre os índices de usuários que visualizaram o conteúdo publicado.
Notificação
Veja quais são os índices de notificações recebida pelos usuários (visualizou, clicou, etc).
Métricas de acesso
É possível saber quais usuários mais acessaram o aplicativo de Comunicação Interna no mês. Além disso, é possível obter detalhes sobre a versão do aplicativo que o usuário utiliza em casos de suporte.
Usuários mais engajados
Descubra quem são os colaboradores mais engajados no aplicativo a cada mês.
Horário com mais acesso
O gestor pode obter informações sobre o horário com mais acessos no app. Essa informação ajuda a saber qual é o horário ideal para obter mais engajamento ao realizar uma publicação.
Desenvolvimento do app de Comunicação Interna
A Screencorp acompanha e oferece suporte para a empresa durante todas as fases do processo de desenvolvimento do aplicativo de Comunicação Interna. Veja abaixo todas as fases de desenvolvimento e implementação da plataforma:
1. Definir a identidade visual do app
Cada aplicativo de Comunicação Interna é único e personalizado de acordo o cliente. Portanto, a primeira fase de desenvolvimento do app consiste em definir a identidade visual do aplicativo de acordo com a identidade visual da empresa.
Veja os exemplos de aplicativos abaixo:
2. Definir os módulos do aplicativo
Exemplo: canal de notícias com subdivisões por editorias, feed colaborativo, canal direto, biblioteca de arquivos, enquetes, fóruns, enquetes, vídeos etc.
3. Login
O cliente decide como vai ser a autenticação dos funcionários no app para login. É possível que os usuários usem as seguintes identificações para logar na plataforma: cpf, email ou número do crachá.
4. Importação de dados
A quarta fase consiste em importar os dados dos funcionários no sistema do app para gerar os tokens de acesso.
5. Segmentação de conteúdo
O cliente pode definir qual vai ser a estratégia de segmentação de conteúdo utilizada na plataforma (exemplo, exibir conteúdo para área X ou de acordo com cargo Y, por exemplo).
6. Revisão dos termos de uso e política de privacidade
Para usar a plataforma, os funcionários devem aceitar os termos de uso e política de privacidade ao criar conta no app. Os termos são criados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que busca proteger a privacidade dos usuários e oferecer segurança para a empresa.
7. Disponibilidade do app
Os aplicativos são disponibilizados para download no Google Play e Apple Store. Basta que os colaboradores acessem as plataformas e cliquem para baixar o aplicativo.
8. Primeiro post
O aplicativo está pronto! Agora é só criar e publicar o primeiro conteúdo do app.
9. Divulgação interna do app
Com tudo pronto, chegou a hora de divulgar o aplicativo na empresa e conectar-se com seus colaboradores: divulgue a plataforma em uma campanha de Comunicação Interna.
Lançamento do aplicativo de Comunicação Interna
A Screencorp oferece aos clientes diversas dicas para aumentar o sucesso da plataforma durante o período de lançamento do aplicativo de Comunicação Interna. A nossa equipe também fornece instruções para acompanhar de perto os índices de adesão dos usuários.
O gestor pode ver quem já realizou o download do aplicativo de Comunicação Interna e também quem ainda não integra a plataforma.
Campanha de lançamento
Uma dica para o seu aplicativo ganhar altos índices de engajamento desde o começo é divulgar o app através de uma campanha de lançamento. Os líderes da sua empresa podem agir como influenciadores internos e apoiar na divulgação e adesão do aplicativo por colaboradores.
De modo geral, ao ver os colegas fazendo download e experimentando as funcionalidades da plataforma, os colaboradores acabam naturalmente sentindo interesse em obter o app.
QR code de download
Divulgue pela empresa um QR code que direciona os funcionários para a página de download do aplicativo. Você pode gerar um QR Code com o endereço de download do seu app gratuitamente neste link.
Gincana no aplicativo
Uma forma divertida de conseguir muitos usuários no aplicativo logo de começo é criar uma gincana no app com o objetivo de divulgar a plataforma, suas funcionalidades e consequentemente atrair mais downloads.
Conteúdo para aplicativo de Comunicação Interna
Para garantir altos índices de engajamento no app é necessário que a plataforma seja alimentada continuamente com conteúdo informativo e/ou interativo para os colaboradores.
Novidades
Toda empresa tem as suas particularidades e novidades para serem divulgadas na plataforma. Publique informações sobre cursos oferecidos aos colaboradores, treinamentos e muito mais.
Notícias
Use a plataforma para divulgar notícias sobre a sua empresa, como por exemplo, o surgimento de uma nova filial, por exemplo.
Materiais ricos
A Screencorp ajuda as empresas na publicação de conteúdo fornecendo material gratuito para ser compartilhado no app de Comunicação Interna e dicas para as empresas, como o calendário de Comunicação Interna.
Nesta página você pode acessar todos os materiais ricos disponibilizados gratuitamente pela Screencorp, que incluem imagens, vídeos e até mesmo documentos informativos para serem divulgados no app de Comunicação Interna.
Alguns temas dos materiais ricos disponíveis são:
Datas comemorativas (Natal, Páscoa, Ano Novo, dentre outras)
Campanhas de conscientização (Outubro Rosa, Setembro Amarelo e muito mais)
Cases aplicativo de Comunicação Interna Screencorp
Case app de Comunicação Interna Stefanini
Veja o vídeo produzido pela Stefanini para o lançamento do app de Comunicação Interna:
(créditos: Marketing | Stefanini)
A Stefanini possui um grande desafio de Comunicação Interna: a empresa realiza operações em 33 países, totalizando 68 cidades, 32 idiomas e mais de 17 mil funcionários (40% no exterior). Além do desafio da dispersão geográfica e diferenças culturais, existe o fato de várias empresas terem sido adquiridas no movimento de expansão da organização.
O aplicativo mobile de Comunicação Interna da Stefanini ajuda a empresa a se comunicar com seus funcionários em tempo real e com recursos que tornam a comunicação mais aderente. Durante uma situação de crise onde houve greve do transporte público em São Paulo. a empresa usou o app para comunicar aos funcionários qual seria seu posicionamento naquela ocasião. Veja:
Uso do app de Comunicação Interna Stefanini durante a greve de transporte público em São Paulo
Como a Stefanini possui equipes alocadas em diversas empresas, a falta dos funcionários em seus postos de trabalho pode acarretar em problemas sérios para as empresas atendidas. Sendo assim, a equipe de comunicação, com o apoio do CEO Marco Stefanini, decidiu enviar uma mensagem para todos os funcionários utilizando o app de Comunicação Interna desenvolvido pela Screencorp.
Foi enviado um push para todos os funcionários de São Paulo com direcionamento para o vídeo abaixo. Note que o vídeo foi feito a partir de um celular e que, apesar de não ter a qualidade audiovisual de uma produção mais elaborada, comunica com agilidade e autenticidade, dando destaque e relevância para a informação que era dada diretamente pelo CEO da empresa.
Mensagem antes da greve:
Mensagem de agradecimento após a greve:
O aplicativo de Comunicação Interna possibilita o envio de push notifications, publicação de notícias, vídeos, enquetes e diversos outros tipos de conteúdo. A equipe de comunicação tem autonomia para gerenciar o app e obter relatórios com métricas de visualização e leitura dos conteúdos publicados e adesão dos colaboradores.
Case app de Comunicação Interna STIHL
Clique aqui para acessar o case da STIHL
A STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo desde 1976. Hoje (2020) a empresa possui aproximadamente 45.000 pontos de venda em mais de 160 países. Sua fábrica de São Leopoldo (RS) tem cerca de 2.400 colaboradores e foi eleita 6 vezes pelo Ranking GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul.
O app de Comunicação interna da STIHL foi disponibilizado inicialmente para a liderança da empresa. Em decorrência do feedback positivo sobre o aplicativo, outros colaboradores da empresa passaram a expressar a vontade de também usar o app para ficar por dentro das novidades da organização.
Posteriormente o aplicativo entrou em um projeto de expansão para todos os colaboradores e ganhou inclusive uma repercussão de um dos responsáveis pela tecnologia da matriz da multinacional na Alemanha.
Case app de Comunicação Interna Compal: gestão de crise do coronavírus
Clique aqui para acessar o case de sucesso da Compal
A Compal Electronics é uma fabrica de notebooks de grande porte localizada em Jundiaí. A organização possui as certificações ISO 9001 e UL, além de ter sido premiada 4 vezes na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas”, pela revista Valor Econômico.
Durante a pandemia da COVID-19, a empresa com um cenário de crise: o home office não era uma prática recorrente e havia a impossibilidade de trabalho remoto para os empregados do setor de produção.
Nessa conjuntura, a empresa implementou em sua fábrica medidas rigorosas de contágio do coronavírus que foram divulgadas com auxilio do app de Comunicação de Interna. Além disso, a empresa também divulgava para os empregados conteúdos com informações de prevenção contra o coronavírus.
Case app de Comunicação Interna Bridon-Bekaert (BBRG)
Clique aqui para acessar o case de sucesso da Bridon-Bekaert (BBRG)
A Bridon-Bekaert The Ropes Group (BBRG) foi fundada por meio de uma fusão entre o Grupo Bridon e o setor de fabricação de cabos de aço e cabos avançados da Bekaert. A empresa é uma das principais fornecedoras de cabos de aço de alta qualidade para clientes em todo o mundo, sendo uma das empresas mais respeitadas e consolidadas do setor.
No webinar, as gestoras do aplicativo de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert contam como foi o processo de implementação da plataforma e o o impacto na cultura organizacional da empresa.