Como a tecnologia ajuda no clima organizacional?

Leopoldo Magnus/Genyo

Como a tecnologia pode ajudar no clima organizacional

Você sabe até que ponto os teus colaboradores estão felizes com o ambiente de trabalho? Essa informação é indispensável para valorizar e proteger o capital humano, o bem mais precioso de uma organização. Neste artigo, você descobre como a tecnologia pode ajudar a proporcionar um clima organizacional positivo na tua empresa.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é o termo que utilizado para conceituar e compreender as necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa. Nesse sentido, trata-se do termômetro para medir a satisfação das pessoas colaboradoras com diversos fatores no ambiente de trabalho, incluindo cultura, liderança, reconhecimento e relacionamento interpessoal. 

Por ser uma questão que lida diretamente com o estado emocional de indivíduos, o clima organizacional é naturalmente variável. Em outras palavras, é como se fosse o “senso de humor”, mas é influenciado por diversos fatores internos e externos à empresa.

A leitura do clima organizacional acontece nas entrelinhas das atividades rotineiras de uma empresa, como, por exemplo, na confiança mútua entre liderado e líder. As “condições climáticas” da empresa também podem ser observadas na colaboratividade dos times, na confiança no produto ou serviço oferecido e na motivação do funcionário para pegar serviço diariamente.

Como classificar o clima organizacional?

No artigo “Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional”, o doutor em Engenharia de Produção, Carlos Bispo oferece três classificações para rankear o clima organizacional de uma empresa. A seguir, você confere cada uma delas.

Clima organizacional desfavorável

É o pior dos cenários para empresa, pois gera prejuízos como, por exemplo, perda de talentos, altas taxas de turnover, baixa motivação e queda na produtividade. Suas principais características são:

  • Desmotivação dos funcionários; 
  • Falta de interação entre os colaboradores e times;
  • Desengajamento às mudanças; 
  • Crescimento das doenças psicossomáticas.

Clima organizacional mais ou menos

A neutralidade também é uma temperatura possível no clima organizacional. Nesse caso, a empresa não vive num caos total, mas também não desfruta de total bonança. Em outras palavras a organização apresenta pontos positivos, que devem ser mantidos, e falhas que podem comprometer resultados. Suas principais características são:

  • Indiferença;
  • Pouca interação entre funcionários;
  • Resistência às mudanças;
  • Aproveitamentos rasos nos treinamentos;
  • Estagnação dos negócios.

Clima organizacional favorável

É o melhor dos cenários. No clima organizacional favorável, o estado emocional do colaborador registra altos índices de sentimentos positivos em relação à empresa. Logo, esse cenário apresenta total alinhamento do funcionário com os valores, crenças, cultura e propósitos da empresa. Suas principais características são: 

  • Satisfação e motivação;
  • Retenção de talentos;
  • Boa aceitação às mudanças;
  • Busca pela alta performance;
  • Sucesso nos negócios.

Um clima organizacional positivo estimula a criatividade e busca soluções inovadoras. Dessa forma, fica mais fácil atingir alta produtividade e promover engajamento para com os objetivos da empresa, comprometimento com trabalho em equipe, entre outros resultados favoráveis. 

A seguir, você confere de que forma as tecnologias podem ajudar a manter o clima organizacional favorável.

De que forma a tecnologia ajuda no clima organizacional?

De ferramentas associadas à gestão de pessoas aos meios de Comunicação Interna, as inovações tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento de um clima organizacional favorável. A seguir, você confere 4 maneiras sobre como as novas tecnologias podem ajudar a aumentar o grau de satisfação de seus colaboradores. 

1. Automatização de processos
A automatização não representa a substituição integral da mão de obra humana, mas sim um meio para que seus trabalhos se tornem mais céleres e produtivos. Afinal, para que concentrar esforços com tarefas burocráticas e demasiadamente mecânicas?

A empresa que dá oportunidades para que o funcionário mostre suas capacidades intelectuais para planejar, decidir e desenvolver processos, certamente cultivará um clima organizacional favorável.

2. Comunicação Interna
A comunicação transparente e horizontal é um dos pilares para a consolidação de um clima organizacional positivo. Afinal, a informação é um dos mecanismos para despertar senso de pertencimento, união e demais experiências sensoriais que façam um colaborador se sentir prestigiado e feliz.

Em tempos de jornadas híbridas ou até mesmo teletrabalho, os chamados comunicadores instantâneos são essenciais para que as lideranças possam enviar mensagens e vídeos e assim conseguir manter contato independentemente da localização da pessoa no tempo e no espaço.

3. Gestão de pessoas eficiente
Um dos gargalos para o desenvolvimento de um bom clima organizacional é, indubitavelmente, a má gestão de pessoas. Trata-se de um cenário perfeito para gerar desconfiança do colaborador para com a empresa, uma vez que o profissional se sente desprestigiado.

A gestão ineficiente começa a surgir quando o RH está submerso num mar de burocracias como o fechamento da folha de ponto. Os esforços concentrados nesse tipo de tarefa impedem o gestor de planejar atividades que valorizem o capital humano.

Felizmente, a tecnologia oferece ferramentas que otimizam a rotina do RH. O controle de ponto, por exemplo, automatiza as tarefas e agiliza cálculos com zero margem de erros. Dessa forma, não haverá mais gastos desnecessários com horas extras – uma das principais razões de ações trabalhistas. Agilidade, praticidade e segurança num único lugar.

4. Programas de desenvolvimento profissional
A empresa que cuida do capital intelectual de seus colaboradores certamente é um cenário mais favorável para o desenvolvimento de um ótimo clima organizacional. Afinal, o colaborador tende a se sentir feliz e mais engajado quando percebe que o empregador desenvolve planos de carreira e atividades que aprimorem talentos.

Com a ajuda da tecnologia, é possível desenvolver programas de capacitação e treinamentos modernos e em sintonia com as tendências do mercado. Para começar, é possível investir em atividades de gamificação, que qualificam o trabalhador de forma lúdica, por exemplo. Além disso, também é possível assinar plataformas digitais que oferecem cursos perfeitamente adaptados para o aprendizado à distância. Por fim, também no digital, é possível oferecer palestras e treinamentos ministrados por profissionais que são referência, mesmo eles estando no exterior!

Nota mental: a capacitação eleva o padrão da qualidade das entregas, pois o colaborador feliz se engaja mais com a empresa e trabalha em alta performance.

Agora que você conheceu um pouco mais dos benefícios proporcionados pela tecnologia no clima organizacional, fica a reflexão: tua empresa está em dia com as inovações tecnológicas? Que tal compartilhar sua experiência nos comentários?

 

 tecnologia e clima organizacional

Sobre o autor

Leopoldo Magnus é mestrando em Mobilidade e Direção em Tecnologias da Informação pela Hult International Business School. É pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera e graduado em Jornalismo pelo UNIBH. É CEO da Genyo, a empresa de Controle de Ponto Digital.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button