Tudo sobre rede social corporativa: o que é, exemplos e mais

Drica Marcelino

Rede social corporativa

Informar colaboradores, biblioteca de arquivos, canal direto para comunicação com determinados setores, enquetes e muito mais. Além de fortalecer a Comunicação Interna, as múltiplas funcionalidades da rede social corporativa tornam esse canal cada vez mais presente no dia a dia das equipes de trabalho.

Para você saber como essa plataforma funciona, elaboramos um o guia sobre rede social corporativa onde você vai ver:

O que é rede social corporativa?

A rede social corporativa é um canal digital de Comunicação Interna restrito para a empresa e seus colaboradores. O objetivo da plataforma é conectar os empregados em um espaço interativo que pode ser acessado facilmente pelo celular.

Ter uma rede social corporativa é vantajoso porque proporciona uma comunicação em tempo real. Além disso, a plataforma conta com a segmentação de conteúdo: ou seja, os comunicados podem ser direcionados para determinados grupos do público interno.

Funcionalidades

Dentre as funcionalidades da rede social corporativa estão: publicação de textos, vídeos e imagens, biblioteca compartilhada de arquivos, enquetes, canal de comunicação direta com a empresa, envio de push notifications, dentre outras funcionalidades variando de acordo com a plataforma utilizada.

O caráter multifuncional da rede social corporativa proporciona comodidade ao usuário por reunir em um só canal mais de uma função. Hoje, o mercado oferece diversas opções de plataformas, portanto é necessário analisar quais são as funcionalidades necessárias para a sua equipe.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Os dados dos funcionários que são usuários da plataforma são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (mais conhecida pela sigla LGPD), que está em vigor desde agosto de 2020. Todos usuários da plataforma devem estar de acordo com as exigências da Lei, utilizando bases legais que justifiquem a coleta e tratamento de dados pessoais.

Dessa forma, ao criar uma conta na rede social corporativa, o usuário deve previamente aceitar os termos e condições de uso elaborados de acordo com as bases legais da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Diferença entre rede social e rede social corporativa

As redes sociais como Facebook e Instagram são abertas para todo o público, incluindo empresas, pessoas e organizações não governamentais. Em contrapartida, a rede social corporativa é restrita para a empresa e seus funcionários.

Outro diferencial é que a rede social corporativa é voltada totalmente para a interação das equipes de trabalho. Dessa forma, a plataforma disponibiliza funcionalidades estratégicas para equipes que não são encontradas em redes sociais convencionais.

Um exemplo é o Workplace, a rede social corporativa não gratuita da Meta (empresa dona do Facebook) que possui uma aparência idêntica ao Facebook, funcionalidades semelhantes, entretanto, é restrita para empregados de determinada organização.

Rede social Corporativa exemplos

Exemplos de rede social corporativa

Rede social corporativa Screencorp

A rede social corporativa Screencorp é um aplicativo para smartphone que oferece múltiplas funcionalidades, dentre elas o feed de notícias onde a empresa pode publicar comunicados, fotos e vídeos para os colaboradores. O app conta com uma biblioteca compartilhada de arquivos que podem ser baixados facilmente.

A plataforma conta também proporciona um espaço colaborativo voltado para a interação dos funcionários, onde eles podem realizar publicações, comentários e reagir a publicações. O administrador do aplicativo tem acesso a métricas detalhadas para avaliar o engajamento dos colaboradores e o alcance da estratégia de comunicação.

Um dos maiores diferenciais é que a rede social corporativa Screencorp pode ser personalizada de acordo com a identidade visual da empresa. Além disso, o aplicativo possui uma integração com a Intranet que pode beneficiar as equipes pela sua praticidade.

Workplace (Facebook)
O Workplace é a rede social corporativa desenvolvida pela Meta, proprietária do Facebook. O layout da ferramenta é idêntico ao do Facebook. Entretanto, não é necessário possuir uma conta nele para criar uma conta no Workplace – afinal, são redes distintas e de funcionalidades diferentes.

No Workplace os funcionários podem interagir entre si através do compartilhamento de imagens, troca de mensagens via chat ou até mesmo pegar o número de telefone daquele colega que trabalha em uma filial distante.

O Workplace exige que o usuário faça download de dois aplicativos: Workplace e o Workplace Chat, o que ocupa mais espaço de memória do celular e pode ser um problema se tratando de empregados com aparelhos menos robustos.

Em comparação, a rede social corporativa Screencorp une tudo em um aplicativo só e ocupa um espaço pequeno da memória do celular (aproximadamente 5x menor).

Slack
O Slack é uma plataforma que conta com diversos canais no formato de chat onde a empresa pode reunir participantes específicos de acordo com determinado tema do grupo. Além das mensagens, o Slack permite o compartilhamento de vídeos, imagens e áudios nos chats.

Diferente da rede social corporativa Screencorp e do Workplace, o Slack não conta com um feed interativo de conteúdos e nem com a funcionalidade de biblioteca de arquivos. Você pode criar um canal no Slack voltado para o compartilhamento de arquivos, todavia, a desvantagem é que os mesmos não ficam organizados como nos apps citados anteriormente.

Yammer (Microsoft)

A rede social corporativa da Microsoft, o Yammer, é uma rede que também disponibiliza um feed de notícias e um chat para os usuários. O Yammer faz parte do Office 365, logo a plataforma tem conectividade com outras ferramentas do pacote, como Outlook e One Drive.

O Yammer não possui uma biblioteca interna para armazenamento de arquivos. Para compartilhar arquivos o usuário depende da integração do Yammer com o SharePoint, uma nuvem de armazenamento de dados da Microsoft semelhante ao One Drive.

A ausência dessa funcionalidade é desvantajosa para os gestores da empresa, já que a biblioteca de arquivos da rede social corporativa pode ser um local estratégico para reunir documentos úteis no dia a dia como manual de orientações, documentos referentes ao setor de Recursos Humanos, dentre outros.

Quanto custa uma rede social corporativa

Como criar uma rede social corporativa

Para implementar um projeto de rede social corporativa na sua empresa é necessário primeiro selecionar qual vai ser a plataforma utilizada. Em seguida, o responsável em conjunto com a equipe de TI precisam adquirir a licença de acordo com o número dos usuários que vão fazer parte da plataforma.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a rede social corporativa Screencorp, você pode contatar a equipe de suporte.

Quanto custa uma rede social corporativa

O custo da rede social corporativa varia de acordo com a plataforma escolhida. Slack, Yammer e Workplace são plataformas cujo valor da mensalidade é cobrado em dólar, fator que pode tornar o produto mais custoso.

A modo de exemplo, o Workplace possui três planos de pagamento mensal que variam em quantidade de usuários e funcionalidades da plataforma: Enterprise, para organizações complexas com o custo de $8 dólares por usuário (cerca de R$42,70 reais por funcionário), Advanced, para organizações de porte médio por $4 dólares por usuário (R$21,35 reais) e a versão gratuita limitada para equipes (não para empresas).

Em contrapartida a rede social corporativa Screencorp (autor deste texto e blog) custa bem menos do que R$5,00 por usuário e ainda possui descontos progressivos conforme a quantidade de colaboradores.

Rede social corporativa Screencorp

A rede social corporativa Screencorp pode ser personalizada de acordo com a identidade visual da sua empresa. Isso fortalece a marca empregadora e torna o aplicativo único – até o logo app é personalizável. Outra funcionalidade disponível que descarta o uso de mais uma plataforma é poder realizar enquetes no próprio aplicativo da Screencorp.

Na plataforma da Screencorp você também pode disparar push notifications e obter métricas que informam os índices de visualização do seu comunicado. As métricas ajudam os gestores a avaliar a eficácia da estratégia de comunicação e saber quais comunicados não foram visualizados pelos colaboradores.

Além de ser um aplicativo de Comunicação Interna e Rede Social Corporativa, o app Screencorp conta com uma integração com a Intranet que permite compartilhar simultaneamente arquivos nas duas plataformas. Dessa forma, você distribui o conteúdo para a sua equipe de forma mais rápida e eficiente.

O que você está esperando para testar gratuitamente a rede social corporativa Screencorp e revolucionar a Comunicação Interna da sua empresa?

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

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