Comunicação Interna no home office: entenda a importância

Comunicação Interna no trabalho remoto

Drica Marcelino

O distanciamento social impulsionou o crescimento do trabalho remoto, uma modalidade prevista como uma das maiores tendências do mercado de trabalho para essa década. Neste artigo, vamos abordar a importância da Comunicação Interna no home office e como melhorar a troca de informações com colaboradores.

Ao longo do texto vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é home office?
  • Importância da Comunicação Interna no home office
  • Os principais desafios da Comunicação Interna no home office

O que é home office?

O trabalho remoto (ou home office) é uma modalidade de trabalho à distância considerada como um sonho por 49% dos trabalhadores brasileiros. Sem as vantagens do contato presencial, a modalidade exige uma Comunicação Interna ainda mais assertiva e constante para estimular o pertencimento organizacional.

No Brasil, o home office ganha cada vez mais adeptos: uma pesquisa da Flash mostra que entre janeiro de 2021 e março de 2022 o número de empresas que oferecem auxílio home office cresceu 562% no país.

Outro levantamento sobre o tema aponta que o número de profissionais que vivem no Brasil, mas trabalham para o exterior aumentou 491% de 2020 a 2022, conforme um estudo da Husky, plataforma de transferências internacionais.

A popularização do trabalho remoto está relacionada com a evolução dos canais de comunicação digital. Com as ferramentas adequadas os gestores podem garantir uma Comunicação Interna ágil, prática, interativa e que garante a troca de informações de forma segura.

Importância da Comunicação Interna no home office

A Comunicação Interna é um dos pilares mais importantes do trabalho remoto. Quando não há comunicação assertiva em uma equipe de atuação remota, aumentam os casos de “mal entendido”, crescem os índices de turnover e os profissionais não conseguem atingir os objetivos da empresa.

A longo prazo, a comunicação ineficiente resulta em prejuízos financeiros para a organização, que vão desde o fracasso de projetos à falência da empresa. Nesse contexto, a saúde mental dos colaboradores também é prejudicada pelo estresse e incerteza gerada nos profissionais.

Embora o home office implique em um distanciamento geográfico entre os funcionários, uma Comunicação Interna eficiente e interativa pode proporcionar uma employee experience agradável e ótimos resultados comerciais para a empresa.

É papel da Comunicação Interna garantir uma troca de informações eficientes e uma conexão entre o colaborador e a empresa. A cultura organizacional deve fortalecer uma rotina de interação humana no contexto digital com o objetivo de não deixar uma “lacuna” na experiência do colaborador.

Principais desafios da Comunicação Interna no home office

Ferramentas ineficientes e/ou obsoletas

Os profissionais de trabalho remoto são mais vulneráveis a problemas relacionados com a troca de informação e comunicação – principalmente nos casos onde a empresa adota ferramentas inadequadas e/ou obsoletas.

Investir em tecnologia na Comunicação Interna e adotar ferramentas de qualidade é fundamental para garantir a eficiência de equipes em trabalho remoto. O aplicativo de Comunicação Interna é uma ferramenta prática e rápida de comunicação em tempo real que disponibiliza um canal direto com a empresa na palma da mão do colaborador.

Não ter múltiplos canais de Comunicação Interna

Investir em múltiplos canais de Comunicação Interna é uma estratégia recomendada para qualquer empresa que busca potencializar a força do setor. Cada canal de comunicação possui suas particularidades e pode ter um uso direcionado de acordo com as necessidades da equipe.

Além disso, centralizar todos os comunicados em um único canal pode prejudicar a eficiência da ferramenta e a experiência do usuário, como é o caso do email. Algumas empresas centralizam todos os comunicados no email – o resultado final é uma caixa lotada e colaboradores que não visualizam.

Veja alguns canais de Comunicação Interna que você pode implementar no home office:

  • Intranet
  • Rede social corporativa
  • Aplicativo de Comunicação Interna
  • Newsletter digital
  • Revista digital
  • Email corporativo
  • Portal interno/Blog corporativo
  • Ferramenta de videoconferência (como Zoom e Google Meets)
  • Softwares de gestão de projetos e processos

Falta de comunicação ou informações

Para uma equipe de trabalho remoto prosperar, é necessário existir uma cultura de comunicação. Isso quer dizer que a Comunicação Interna precisa ser constante e presente no dia a dia dos empregados.

Os colaboradores necessitam de um canal direto com a empresa de fácil acesso – ao mesmo tempo que os profissionais de Comunicação Interna precisam de dados para saber se as mensagens estão realmente chegando até os empregados e analisar qual é a eficiência da estratégia de comunicação.

Uma das funcionalidades do aplicativo de Comunicação Interna é permitir que o administrador saiba quando o colaborador visualizou o comunicado disparado. Nos casos onde a mensagem não foi visualizada, o administrador pode enviar uma notificação na tela do dispositivo do colaborador.

Outra funcionalidade estratégica do app de Comunicação Interna é a possibilidade de exportar relatórios com métricas detalhadas sobre a atividade dos usuários na plataforma. O gestor consegue saber quais são os melhores horários para disparar comunicados, quais foram as publicações com mais interação e quem são os usuários mais engajados da plataforma.

Carência de espaço interativo

Um espaço interativo consiste em um ambiente onde o colaborador pode interagir com a empresa ou até mesmo com os outros funcionários. O contexto remoto pode tornar mais difícil a interação social e isso pode prejudicar o relacionamento interpessoal dos empregados.

Socializar é fundamental e fortalece o vínculo do colaborador com a sua equipe e com a empresa como um todo. Proporcionar espaços um espaço interativo para o colaborador é essencial para o sentimento de pertencimento organizacional e para aumentar o engajamento dos funcionários.

A rede social corporativa é um canal digital interativo restrito para a empresa e seus colaboradores que pode resolver esse problema. A plataforma disponibiliza funcionalidades estratégicas para equipes de trabalho que não são encontradas em redes sociais convencionais.

Ausência de segmentação na comunicação

A falta de segmentação de conteúdo resulta no disparo (desnecessário) de comunicados para colaboradores que não são o público alvo do fato em questão. Além de ser uma situação inconveniente e propensa a confusões, a longo lota a caixa de email e desvia a atenção dos comunicados que realmente precisam ser lidos.

Segmentação de conteúdo é uma das funcionalidades mais estratégicas do aplicativo de Comunicação Interna e da Intranet Screencorp. Você pode disparar comunicados de acordo com grupos específicos, garantindo que a mensagem chegue diretamente nos colaboradores que você quer que leiam aquele comunicado.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

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