Comportamento organizacional: o que é, exemplos e como definir

comportamento organizacional

Drica Marcelino

Um dos principais indicadores sobre a cultura interna de uma empresa é o comportamento organizacional, um conceito que analisa os comportamentos individuais no ambiente empresarial.

Quando o comportamento organizacional dos indivíduos está alinhado à uma cultura organizacional bem definida, é possível diminuir os conflitos internos da organização, engajar colaboradores e ainda potencializar a imagem da empresa. Por isso, preparamos um artigo sobre comportamento organizacional onde você vai ver:

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional consiste em um conjunto de atitudes praticadas no ambiente empresarial. Trata-se da forma como as pessoas e grupos agem e se comportam dentro de uma organização.

Embora seja um conceito subjetivo e que reflete também as necessidades e características individuais de cada colaborador, o comportamento organizacional reflete diretamente a missão, visão e valores defendidos pela empresa.

Dessa forma, é possível definir esse conceito como um conjunto de atitudes passíveis de avaliação desempenhadas dentro da organização. Esse conceito inclui o comportamento da pessoa, posicionamento, relacionamento individual e coletivo dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Comportamento organizacional segundo Chiavenato

Idalberto Chiavenato é um dos principais pesquisadores brasileiros sobre cultura corporativa. O autor defende que o comportamento organizacional afeta de forma negativa ou positiva o sucesso e desempenho de uma organização.

De acordo com Chiavenato, esse campo de estudo visa prever, explicar, entender e modificar o comportamento humano no ambiente empresarial.

Quais são os principais tipos de comportamento organizacional?

A identidade e funcionamento de cada empresa é única e variável de acordo com os valores, objetivos e atuação da companhia. Segundo especialistas em cultura organizacional, os tipos mais comuns são:

Ético
Foca na realização de atividades com base em regras e normas de conduta previamente estabelecidas. Diante disso, há foco em seguir e cultivar os valores da empresa, como também promover a transparência corporativa e o respeito ao próximo.

Responsabilidade
Foco em assegurar que todas as demandas de trabalho sejam alcançadas e exista plena responsabilidade sobre o impacto individual na organização. Desse modo, esse comportamento se estende também para as atitudes individuais, não afetando somente o desempenho perante prazos e metas, mas também os relacionamentos interpessoais e o comportamento coletivo.

Controle gerencial
Envolve o monitoramento constante do desempenho individual e coletivo e suas atividades. O controle gerencial impõe certa limitação da autonomia dos colaboradores. Esse tipo de comportamento diz sobre como os líderes conduzem a sua equipe.

Competitividade
Foco em incentivar a competitividade por resultados entre funcionários. Aumenta o desempenho individual, mas pode reduzir o desempenho de equipes, já que gera uma disputa acirrada e conflitos interpessoais. Essa conduta profissional pode gerar um ambiente de trabalho tóxico e um clima organizacional desagradável.

Autocrático
Cenário onde a tomada de todas as decisões é realizada exclusivamente pelos líderes e não há espaço para sugestões e manifestações de opiniões dos colaboradores. Essa centralização de poder afeta diretamente a hierarquia organizacional e o rumo dos negócios da empresa.

Perseguição
O comportamento com foco na perseguição não é benéfico no ambiente corporativo e é frequentemente visto em casos onde há uma comunicação agressiva de líderes para subordinados, incluindo repreensão frente aos colegas, constrangimento e até mesmo assédio.

Como definir o comportamento organizacional?

Quando algo não vai bem na estrutura organizacional ou funcionamento da empresa, isso será refletido no comportamento organizacional. Cada empresa tem características únicas e enfrenta desafios específicos. Todavia, existem parâmetros gerais que devem ser considerados. Os principais indicadores são:

  • Índices de absenteísmo
  • Desempenho em relação aos prazos e metas
  • Falhas humanas
  • Qualidade e quantidade de produção
  • Nível de produtividade
  • Engajamento

É possível incluir as experiências e opiniões de colaboradores que tiveram um relacionamento direto com a empresa durante uma avaliação do comportamento organizacional. Dessa forma, análises individuais, entrevistas e outros tipos de feedback também são úteis para a análise.

A Comunicação Interna da empresa é um dos fatores determinantes para alcançar bons resultados quando o assunto é comportamento organizacional.

Nos últimos anos a comunicação social em geral passou a ser mais digital. Entretanto, algumas empresas ainda não passaram pela transformação digital e continuam usando canais de pouca eficiência e aderência por parte dos funcionários (com destaque para os mais jovens que buscam cada vez mais soluções modernas e práticas).

Modernizar a Comunicação Interna é necessário para aumentar a eficiência e efetividade das organizações. O aplicativo de Comunicação Interna é um dos canais de maior aderência nas empresas, já que é fácil de usar, rápido e ainda oferece um canal direto com a organização na palma da mão do colaborador.

Qual é a importância de analisar o comportamento organizacional?

Analisar e compreender o comportamento organizacional é fundamental para qualquer empresa. Entender a forma como os colaboradores se comportam auxilia na tomada de decisões e é crucial para alcançar melhores resultados.

Garantir uma boa employee experience é fundamental para diminuir os índices de turnover e assegurar que os funcionários tenham uma experiência positiva ao desempenhar suas funções.

Além disso, estudar esse indicador auxilia na gestão de pessoas e também na implementação de mudanças dentro da organização.

O comportamento organizacional também é um dos principais fatores da cultura organizacional. Dessa forma, se os indicadores não apresentam bons resultados, é possível identificar um problema intrínseco na cultura da empresa.

Ao analisar e entender esse conceito, é possível reter os melhores talentos da empresa e impulsionar uma melhoria contínua nos processos internos e no engajamento no trabalho.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button