Cada vez mais o bem-estar no ambiente de trabalho é um fator decisivo para atrair profissionais talentosos e destacar a empresa no mercado. Para quem é colaborador, esse tema é um ponto elementar quando o assunto é satisfação e turnover.
Para auxiliar você na jornada contínua de reter funcionários a longo prazo, separamos algumas dicas para promover uma cultura de trabalho mais saudável na sua empresa. Neste artigo sobre bem-estar no ambiente de trabalho você vai ler sobre:
- O que é bem-estar no ambiente de trabalho?
- Qual é a relação entre bem-estar e trabalho?
- Quais são os benefícios do bem-estar?
- 5 dicas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho
O que é bem-estar no ambiente de trabalho?
O bem-estar no trabalho consiste em práticas e estratégias com o objetivo de garantir uma experiência do colaborador (employee experience) satisfatória, segura e saudável. Esse conjunto de ações com ênfase na qualidade de vida no trabalho engloba a cultura organizacional, e também a saúde física e mental dos funcionários.
A Gympass realizou uma pesquisa com 9 mil pessoas, de nove países, sobre bem-estar corporativo corporativo. Os resultados apontaram que 83% dos entrevistados afirmam que o bem estar é um pilar tão importante quanto o salário.
Quando o assunto for turnover, considere este dado da pesquisa: 77% dos entrevistados afirmaram que iam considerar sair de uma empresa que não prioriza o bem-estar dos colaboradores.
Quais são os benefícios do bem-estar no trabalho?
Se a sua empresa busca reduzir os índices de rotatividade e atrair grandes talentos do mercado, pense com prioridade no bem-estar dos funcionários. Um ambiente de trabalho saudável aumenta a satisfação dos colaboradores e o engajamento no trabalho.
Outras vantagens são a redução de estresse, aumento do engajamento, queda do absenteísmo e dos custos de saúde.
Além dos benefícios econômicos e para o RH, garantir o bem-estar no trabalho engloba a responsabilidade social das empresas e individual com os cidadãos.
Qual é a relação entre bem-estar e trabalho?
O bem-estar físico e mental de um indivíduo está diretamente relacionado com a qualidade do ambiente de trabalho. Logo, uma empresa que promove um ambiente de trabalho agradável é também um lugar onde os profissionais tendem a estar mais satisfeitos e saudáveis.
Vale salientar também que toda empresa tem uma cultura organizacional: sendo que o bem-estar é um dos principais pilares para definir como é a relação entre o colaborador e a empresa.
5 dicas para promover satisfação no ambiente de trabalho
1. Cuidados integrados de saúde física e mental
Corpo e mente são indissociáveis: ao adotar medidas de saúde física dos colaboradores, é necessário incluir também cuidados com a saúde mental dos empregados.
Cada vez mais as empresas adotam estratégias de cuidados integrados de saúde física e mental. Um exemplo de caso é a criação da Diretoria de Felicidade do Grupo Heineken, uma equipe é formada por profissionais de recursos humanos e de saúde, como psicólogos e médicos, para cuidado integrado da saúde dos profissionais.
Segundo a matéria da Exame, o Grupo Heineken adota quinzenalmente uma pesquisa de clima com o objetivo de entender o sentimento dos profissionais com o trabalho. O resultado é compartilhado com as lideranças para definir quais são as ações e treinamentos mais efetivos para melhorar o ambiente de trabalho.
2. Comunicação Interna objetiva e transparente
Problemas de comunicação recorrentes tornam o ambiente de trabalho estressante e suscetível a mal entendidos. Promover em uma Comunicação Interna objetiva e transparente proporciona um clima organizacional mais agradável e aumenta a confiança dos colaboradores na empresa.
Muitas empresas usam o feed de notícias do aplicativo de Comunicação Interna Screencorp para deixar os colaboradores informados sobre o que acontece na empresa. A plataforma também conta com a funcionalidade de disparo de notificações na tela do celular, que ajuda os funcionários a visualizar rapidamente comunicados urgentes.
O usuário também pode falar diretamente com a empresa por meio do app de Comunicação Interna. Basta selecionar qual é o setor desejado: Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, entre outros.
3. Desenvolvimento do colaborador
Uma empresa que estimula o desenvolvimento profissional dos colaboradores contribui para uma formação intelectual capaz de propor soluções inovadoras e diferenciadas no mercado.
O desenvolvimento do colaborador também está relacionado com a redução nos índices de absenteísmo. Profissionais que se sentem em desenvolvimento e aprendendo coisas novas para melhorar sua experiência profissional e carreira tendem a mostrar maiores índices de engajamento e um vínculo mais saudável com o trabalho.
4. Ferramentas seguras e práticas
O uso de ferramentas obsoletas torna o dia a dia dos no trabalho menos prático, mais estressante e muitas vezes acaba em gastos para solucionar problemas gerados.
Adotar ferramentas seguras e práticas otimiza o tempo dos funcionários e os processos que acontecem dentro da empresa.
Reflita: quanto tempo os seus funcionários gastam para se deslocar até um mural impresso? Quão grande pode ser o prejuízo que uma plataforma sem segurança digital é capaz de gerar para a sua empresa?
A fábrica da Bridon-Bekaert de Osasco (São Paulo) substituiu o mural impresso pelo aplicativo de Comunicação Interna Screencorp com o objetivo de os processos internos e tempo dos empregados. A plataforma conta com diversas funcionalidades práticas, como a possibilidade de agendar publicações.
Para garantir a segurança dos usuários, o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A plataforma conta com uma integração com a Intranet Screencorp, que permite o compartilhamento simultâneo de conteúdos nas plataformas (app e intranet).