Veja essas 8 dicas antes de ter um app de Comunicação Interna

Dicas app de Comunicação Interna

Thiago Braga

Quais dicas são cruciais antes de iniciar um projeto de app de Comunicação Interna? Reuni neste artigo 8 dicas para aumentar a eficiência da sua estratégia que vão desde o desenvolvimento aos resultados que esse canal de comunicação pode proporcionar para a sua empresa.

1. Defina qual é seu objetivo com o app de Comunicação Interna

Sim, parece óbvio, no entanto esse ponto muitas vezes é deixado em segundo plano. Desenvolver um app de Comunicação Interna apenas porque ter um app é “legal”, pode deixar o seu projeto sem direcionamento estratégico e fadado a ter resultados menores do que é capaz alcançar com a plataforma.

2. Escolha um app desenvolvido nativo iPhone e Android

Essa é uma questão técnica que pode impactar diretamente no resultado do seu projeto: para o bem ou para o mal.

Existem no mercado formas rápidas de desenvolver app para as duas plataformas, porém não de forma nativa. Trata-se de um caso do famoso “barato que sai caro”. Este tipo de aplicativo possui uma performance inferior aos apps desenvolvidos nativos, ou seja, aqueles desenvolvidos em linguagem Swift para iPhones e em Java para dispositivos Android.

Em suma, escolha apps desenvolvidos “nativos” para cada plataforma.

Aplicativo de Comunicação Interna

O app da Screencorp é desenvolvido “nativo” para cada plataforma

3. Não deixe seu Jurídico dizer “NÃO!”

Parece que falar sobre app de comunicação interna para o departamento jurídico de grandes empresas é um certo tabu.  A preocupação dos juristas é o fato de o aplicativo ser instalado nos smartphones dos funcionários e isso teoricamente poderia colocar a empresa sob risco de um eventual processo trabalhista.

A boa notícia é que é possível contornar essa questão de forma (muito) simples.

Criamos um documento de “Termos de uso e política de privacidade” que o funcionário aceita ao criar sua conta no aplicativo. Neste documento estão algumas considerações sobre a não obrigatoriedade de uso do app, entre outras cláusulas relativas ao uso do aplicativo e a relação empresa / funcionário.

4. Não deixe sua área de TI dizer “NÃO!”

Algumas empresas possuem políticas de segurança da informação bastante rígidas e a priori podem considerar um app Ce comunicação Interna um risco para a segurança das informações da organização.

Nestes casos, possuímos uma equipe técnica especializada em segurança da informação que poderá validar qualquer processo de compliance junto à equipe de tecnologia, garantindo assim um entendimento dos requisitos de segurança específicos da organização.

5. Divulgue o lançamento do app para os colaboradores

Uma vez que o app esteja pronto, lindo, com conteúdo relevante e com estratégia de comunicação bem definida, é preciso comunicar e convencer os funcionários a realizar o download.

Neste momento, é importante mostrar ao funcionário quais serão os benefícios que ele terá ao utilizar o app de Comunicação Interna.

Segue abaixo o vídeo de divulgação criado pela empresa Stefanini (cliente da Screencorp):

Confira neste webinar a estratégia de lançamento do app da Bridon-Bekaert (BBRG)

6. Crie um calendário editorial de conteúdo

A frequência de publicação é tão importante quanto publicar um bom conteúdo. Se o funcionário percebe que o app é atualizado de vez em nunca, ele provavelmente irá parar de usá-lo ou até mesmo apagá-lo do smartphone. Por isso, é importante manter uma certa frequência de atualização e envio de notificações (pushes).

7. Acompanhe as métricas

Acompanhar as métricas de notícias mais lidas, vídeos mais assistidos e participações em enquetes é uma forma de diagnóstico sobre quais tipos de conteúdos funcionam melhor para seu público interno. Sendo assim, vale verificar com frequência semanal ou quinzenal as métricas disponibilizadas pelo sistema do app Screencorp.

8. As notificações (pushes) são seu aliados

E por último, mas não menos importante, estão as notificações (pushes).

Sim, eu estou falando sobre aquela mensagem que aparece na tela de entrada do smartphone junto com WhatsApp, por exemplo.Eles são o melhor amigo de quem gerencia um app de Comunicação Interna.

Do que adianta um app com excelente conteúdo, atualizado várias vezes durante a semana, mas que ninguém abre? Pois é! Neste caso a solução pode ser o recurso de notificações (pushes). É uma forma de você chamar a atenção do funcionário para determinado conteúdo: uma notícia, um vídeo, um evento.

Confira outras matérias sobre Recursos Humanos:app mobile

APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button