Por Adrielly Marcelino
Conversando com diversos profissionais de Comunicação Interna, pude concluir que um desejo recorrente da maioria deles é ter canais de comunicação eficientes para reforçar a comunicação com seu público interno.
A necessidade das organizações de engajar seus funcionários não é uma surpresa. Pesquisas continuam provando que empresas com trabalhadores engajados possuem maior rentabilidade, maior produtividade, menos acidentes e maior índice de retenção de empregados.
Apesar da disponibilidade de diversos canais de comunicação, fico perplexa com o investimento das organizações na Intranet como seu canal principal de comunicação. Atualmente, o uso da internet está completamente transformado pelos smartphones, que já são mais utilizados do que os computadores.
Dada esta mudança, a estratégia de comunicação deve considerar de forma pragmática qual valor a Intranet irá trazer e qual seu impacto como ferramenta de Comunicação Interna.
A Intranet ainda vale a pena?
A Intranet é o canal digital mais habitual utilizado pelas organizações. Criada em 1994 pela empresa norte americana Sun Microsystems, 25 anos mais tarde, a Intranet ainda traz como principais benefícios o fato de ser um repositório de conteúdo com categorização e busca. Apesar dessas qualidades, vale questionar – qual a atratividade e o nível de utilização pelos funcionários?
Se você está contratando uma Intranet no modelo software as a service (com pagamento mensal) ou criando uma do zero, ambas exigirão um investimento de recursos significativo.
Mensurar como a Intranet beneficia a organização é crucial para justificar o investimento. A melhor forma de avaliar o sucesso da Intranet é monitorar o tráfego, estimar a relevância do conteúdo, determinar a quantidade de usuários, tempo gasto em cada página e respostas a Call To Actions. Solicitar que os funcionários forneçam feedback utilizando ferramentas de chat incorporadas no site é outra ótima maneira de obter dados valiosos.
Múltiplos canais de comunicação são o caminho.
Ter uma Intranet é importante, mas ela não deve ser o único canal de Comunicação Interna da organização. Com o home-office (trabalho remoto) ganhando força, os esforços de Comunicação Interna para elevar o engajamento dos funcionários se tornou ainda mais importante.
Estudos afirmam que atualmente a popularidade dos smartphones superou o uso de desktops (Fonte: IBGE, 2016), tornando necessário disponibilizar aos funcionários conteúdos que possam ser acessados facilmente na versão mobile.
As melhores soluções corporativas do mercado são marcadas por sua praticidade e mensurabilidade, permitindo que os líderes tenham dados sobre quem está realizando a leitura dos comunicados enviados e quais os conteúdos mais acessados. Uma Comunicação Interna estratégica torna o funcionário mais engajado e alinhado com as diretrizes da empresa, o que se traduz em aumento da produtividade e melhora do desempenho geral da corporação.
A expansão de ferramentas inovadoras para comunicação
Como parte das estratégias de Comunicação Interna, você criou metas para sua organização, desenvolveu planos para apoiar seus objetivos e agora precisa determinar como se comunicar e atrair seu público-alvo usando diferentes tipos de canais.
Com tantas plataformas disponíveis no mercado, qual é a ferramenta ideal para você?
A análise completa do seu público-alvo irá ajudar a escolher o canal de comunicação ideal. Afinal, uma metodologia pode funcionar perfeitamente em uma organização mas falhar para outra, portanto, qualquer que seja o canal de comunicação selecionado, verifique se ele corresponde à estrutura organizacional da sua empresa.
As avaliações de software são uma excelente maneira gratuita de analisar se uma ferramenta específica funciona bem para sua organização. Comunicações eficazes podem ser alcançadas usando mais de uma solução, então esteja preparado para investir nas melhores ferramentas para dar suporte às necessidades da sua organização.
Conclusão
Empresas dos Estados Unidos perdem de $483 a $605 bilhões de dólares todo ano por conta da baixa produtividade de funcionários desengajados (Fonte: Gallup, 2017). Quais fatores devem ser considerados ao selecionar a ferramenta adequada para promover o engajamento dos funcionários?
Ferramentas de sucesso devem buscar uma comunicação mais aderente com os funcionários, de forma que promovam o alinhamento com os valores e metas de negócio da empresa. É importante que o funcionário entenda qual é o seu papel, pois é mais provável que ele sinta-se motivado e tenha uma atitude proativa se compreender sua posição na corporação e o que a instituição representa.
Os veículos de comunicação certos podem promover uma força de trabalho harmonizada que, em empresas globais, resultam em conexão entre unidades de diversas regiões geográficas.
Independente de qual sua estratégia e de quais canais de comunicação que você escolher para engajar toda sua força de trabalho – millennials, geração Z, baby boomers, funcionários de escritório, funcionários de fábrica e home offices – você irá alcançar sucesso na comunicação investindo em múltiplos canais que atendam os diferentes públicos dentro da organização, e não somente a Intranet.
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