A STIHL é uma empresa alemã conhecida por ser uma das principais fabricantes de motosserras do mundo. Em meio às mudanças impostas pelo isolamento social, a empresa renovou a forma de falar com seus funcionários e reuniu neste webinar exemplos práticos sobre a importância da Comunicação Interna na flexibilidade no trabalho.
O Webinar conta com a participação de Renata Thum, analista de Comunicação Interna da STIHL.
Importância da Comunicação Interna
A Comunicação Interna é o principal tema de gestão de pessoas para ser trabalhado segundo o Relatório Great Place To Work (GPTW) de 2021.
O estudo é de múltipla escolha e os outros dois principais temas visto como prioridades são a mudança no mindset da liderança e flexibilização de trabalho (home office, horário flexível, modelo de trabalho híbrido, dentre outros.
Público interno da STIHL
O público interno da STIHL conta com mais de 3.200 colaboradores (atualmente mais de 3.700). Os colaboradores estão distribuídos na indústria (fábrica RS) e vendedores espalhados por todo o Brasil.
Em um ano a STIHL cresceu e mais de mil funcionários foram contratados. Nesse cenário, a empresa viu como um enorme desafio incluir um alto volume de novos colaboradores na cultura organizacional da empresa.
App de Comunicação Interna STIHL
A STIHL começou a usar o aplicativo de Comunicação interna Screencorp em 2018 com o objetivo de agilizar o compartilhamento de informações com as lideranças e facilitar o acesso a conteúdos corporativos.
O aplicativo teve altos índices de adesão e gerou uma expansão futura para todos os colaboradores. Com o início da pandemia do coronavírus, a empresa viu mais desafios e mais incertezas sobre como seria a rotina de trabalho, por isso a companhia expandiu o projeto para todos os colaboradores da empresa.
Em poucos dias a maioria dos colaboradores realizaram o download do aplicativo e o canal se tornou o principal canal de Comunicação Interna da empresa.
Acessibilidade
A STIHL implementou um Mural Inclusivo, que consiste em um conteúdo semanal em libras que reúne as principais notícias do app para colaboradores PcDs.
Cartilha de uso
A equipe de Comunicação Interna da STIHL divulgou uma cartilha de boas práticas do app e informações sobre como usar a plataforma.
Pioneirismo inovador
A unidade do Brasil foi a primeira a implementar o aplicativo de Comunicação Interna. O sucesso do projeto chamou atenção de gestores da unidade matriz na Alemanha e de fábricas localizadas em outras partes do mundo, o que rendeu elogios e expansão do projeto de aplicativo de Comunicação Interna.
Veja o case do lançamento do app de Comunicação Interna da STIHL
Protagonismo da liderança
A inclusão da liderança no projeto desde o início ajudou a STIHL a conseguir o apoio da liderança para atrair engajamento no canal.
Naturalmente os líderes passaram a procurar a Comunicação Interna com o objetivo de levar conteúdo para ser publicado na plataforma.
Para garantir altos índices de engajamento, a STIHL implementa ações contínuas de promoção do aplicativo e divulgação do QR code para download.
Espaço colaborativo
A STIHL aos poucos incluiu o app na cultura colaborativa da empresa ressaltando sobre as boas práticas no espaço. Em pouco tempo a confiança entre a empresa e os colaboradores amadureceu e os funcionários passaram a poder criar publicações no app na aba “Seu Espaço”.
Sobre a STIHL
A STIHL foi fundada na Alemanha em 1926 por Andreas Stihl, um importante inovador na produção de motosserras. É a marca de motosserras mais vendida do mundo e a única fabricante que cria suas próprias correntes e barras-guia.
No Brasil a empresa conta com unidade em São Leopoldo (Rio Grande do Sul).
Saiba mais sobre a STIHL em: https://www.stihl.com.br