Video Wall: o que é, como funciona e porque investir nesta tecnologia

VIDEO WALL

 

Provavelmente você já teve sua atenção capturada por Video Walls, afinal, eles progressivamente conquistam espaço em empresas, bancos, escolas e lojas. Se você quer saber mais a fundo sobre esta tecnologia, confira este artigo e saiba como iniciar seu projeto.

 

  1. O que é Video Wall?
  2. Formatos
  3. Como funciona?
  4. Tipos de bordas e telas
  5. Como montar
  6. Video Wall ou Painel LED?
  7. Vantagens
  8. Estabelecimentos com Video Wall

 

1. O que é Video Wall?

Caso você não tenha lido nossa matéria sobre digital signage, essa tecnologia consiste em uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada e programáveis para exibir informações, entretenimento, merchandising e propagandas.

O Video Wall (do inglês parede de vídeo) é comumente chamado de Display Wall. É uma forma de digital signage, na qual utiliza-se duas ou mais telas dispostas juntas, bem próximas, para causar a impressão de ser somente uma tela bem maior.

 

VIDEO WALL

 

Com criatividade você explora as diversas possibilidades visuais que mais de uma tela proporciona. 

No decorrer da matéria, você irá conferir os mais variados formatos de Video Wall. 

 

2. Formatos 

Existem diversos formatos, dentre eles:

 

  • Matriz quadrada:
    Neste formato o número de colunas e linhas equivale ao  número de telas. Por exemplo: 3X3, 4X4, 5X5 e assim sucessivamente.

VIDEO WALL

 

  • Portrait ou retrato:
    Como o nome já diz, esse formato assemelha-se a um retrato. É possível ter mais de uma coluna de telas, todavia o número de linhas sempre será maior para causar a impressão de uma tela vertical. 

VIDEO WALL

 

  • Landscape:
    Do inglês “panorama”, este formato é o contrário do portrait. O número de linhas será menor que o número de colunas, a fim de causar a impressão de uma tela widescreen.

VIDEO WALL

 

  • Mosaico:
    Como o nome já diz, a união das telas formará um mosaico. Neste formato diversos monitores são alocados de forma irregular. Vale destacar que este formato exige um software próprio de processamento de Video wall para configurar o vídeo de maneira sincronizada.

VIDEO WALL

 

3. Como funciona?

Para um projeto de Video Wall ser executado integralmente, não bastam apenas as telas que exibirão as imagens ou vídeos programados. Outros equipamentos desempenham funções tão importantes quanto as televisões. 

O processador de vídeo, também conhecido como distribuidor ou controlador de Video Wall, é um equipamento importante. Este processador pode estar embutido em telas profissionais, pode ser um equipamento autônomo específico, um mini PC com uma ou mais placas de vídeo ou então pode ser um sistema de alto desempenho. 

Este processador irá interpretar o sinal de vídeo recebido, recortar as regiões da imagem que cada tela deverá exibir, remontar o protocolo do vídeo para as diversas partes e então enviá-las para cada uma das telas que compõem o Video Wall. Todas funções ocorrem sincronizadamente para alcançar o efeito de uma única tela. 

Pela complexidade do processo, não é possível criar um Video Wall utilizando apenas splitters ou divisores de vídeo

4. Tipos de bordas e telas

Os tipos de bordas e telas que serão utilizadas em seu projeto de Video Wall são de extrema importância. É imprescindível que todos os monitores tenham o mesmo tamanho e a mesma resolução. Caso contrário, a qualidade da imagem pode decair de uma tela para outra, anulando o efeito de uma única tela. 

 

Outro aspecto muito importante são as bordas do televisor. Quanto mais fina for a borda do monitor, menor será a “quebra” de uma tela para outra, ou seja, maior será o efeito de uma única tela. Portanto para garantir o sucesso de seu projeto, use televisões com bordas mais finas (monitores borderless)

 

Video Wall

Video Wall com monitores borderless

 

Vale destacar que as bordas possuem tanta importância quanto a resolução das telas. As bordas são mais visuais e um grande espaço entre as telas pode ocasionar a sensação de estar vendo uma imagem cortada. 

 

5. Como montar

Uso de telas profissionais

Esta opção é a mais recomendada por conta de sua alta performance. Existem diversos modelos profissionais de monitores LFD (abreviação de large format display) que já possuem o processador de vídeo embutido nas telas com a função de Video Wall. 

 

Cresce continuamente o número de negócios que apostam em digital signage. Desta forma, o valor das telas torna-se cada vez mais acessível e o mercado dispõe de telas com grande variabilidade de tamanhos.

O monitor LFD possui diversas vantagens quando comparado com uma tela doméstica. Dentre elas destacam-se: 

  • Suportes específicos para Video Wall;
  • Calibração de cores minuciosa para impedir diferenças entre telas;
  • Bordas muito mais finas;
  • Alto brilho para proporcionar bom desempenho em ambientes com maior claridade (ideal para mídia digital out of home)
  • Hardware desenvolvimento para funcionar 24/7 e vida útil superior; TVs domésticas geralmente são projetadas para funcionar de 6 a 8 horas por dia.

Antes de adquirir uma tela, confira as especificações do modelo para garantir que atenderá aos requisitos que você procura.

 

Uso de processadores simples e autônomos de Video Wall

Caso você queira realizar seu projeto com monitores tradicionais, ou seja, que não são LFD profissionais, será necessário adquirir um processador de Video Wall. 

Os termos mais comuns para se referir ao equipamento são processadores, controladores ou distribuidores de Video Wall. Estes aparelhos são profissionais, foram desenvolvidos para funcionar 24/7 e de maneira autônoma, ou seja, uma vez configurados, irão funcionar sem a necessidade de interação humana.

Cuidado para não confundir o processador de Video Wall com o splitter ou matriz HDMI, cuja função é apenas replicar o mesmo sinal de vídeo. 

Os processadores autônomos possuem flexibilidade de configuração. Existem modelos com software interno capazes de configurar imagens para Video Wall em formato de mosaico. 

Confira abaixo um exemplo de processador autônomo disponível no mercado:

O QUE É Video Wall

 

Uso de computadores com placa de vídeo

Outra opção para quem deseja realizar seu projeto utilizando monitores tradicionais (não são LFD), consiste no uso de um computador com placa de vídeo ao invés de um processador de Video Wall. 

 

Neste caso é necessário que a placa de vídeo tenha múltiplas saídas. Deve haver uma saída de vídeo para cada tela utilizada. 

 

Esta opção possui um custo maior e só compensa em projetos muito específicos. Para a maioria dos projetos compensa mais utilizar monitores profissionais para Video Wall e um computador mais simples.

6. Video Wall ou Painel LED?

Tratando-se de uma extensa área de exibição e/ou direcionada para muitas pessoas, uma opção viável é o painel LED. Este equipamento possui imagens com qualidade inferior e de menor nitidez quando comparado ao Video Wall, entretanto, é consideravelmente mais barato.

A sigla “LED” consiste na abreviação de Light Emitting Diode (do inglês diodo emissor de luz). O painel LED é composto por milhares de pequenos diodos emissores de luz (LED) agrupados em placas eletrônicas. Há um espaço entre cada um desses LEDs, o que influencia na qualidade da imagem exibida; portanto quanto maior o espaço entre eles, maior a distância necessária para visualizar a imagem exibida com nitidez.

7. Vantagens

A indústria de sinalização digital está se tornando cada vez maior em todo o mundo, com muitos estabelecimentos empregando esta tecnologia. Este fenômeno ocorre porque um projeto de Video Wall é um investimento com alta taxa de retorno. 

O Video Wall desperta atenção do público. Suas imagens de alta qualidade permitem a leitura de mensagens mesmo quando o leitor está distante dos monitores. 

De acordo com um estudo realizado pelo IHS Markit no ano de 2016, cresceram as receitas de mídia e software para sistemas de digital signage, representando um aumento de 32% e 24,2%, respectivamente.

8. Estabelecimentos com Video Wall

Confira esta galeria de imagens para inspirar-se e começar seu projeto.

O QUE É Video Wall

Loja de roupas

O QUE É Video Wall

Universidade de Mary Washington

VIDEO WALL

Aeroporto Internacional de Honolulu (Havaí)

VIDEO WALL

Sala de espera

VIDEO WALL

Shopping Center da Avenida Paulista

VIDEO WALL

Empresa

O QUE É VIDEO WALL

Jornal Nacional 

 

Confira outras matérias para você iniciar seu projeto de Video Wall: video wall

 

 

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button