Drica Marcelino
Os valores organizacionais definem quem é a empresa, qual é o seu propósito e o impacto que o negócio quer gerar na sociedade. Antes de tudo, é fundamental saber como comunicar missão, visão e valores aos colaboradores para ter uma equipe que atue em sintonia aos objetivos da empresa.
Ao longo desse artigo você confere:
- O que é missão, visão e valores
- Importância da missão, visão e valores
- Como comunicar missão, visão e valores
- Missão, visão e valores no aplicativo de Comunicação Interna
- Missão, visão e valores na TV Corporativa
O que é missão, visão e valores
Missão, visão e valores da empresa visam responder às seguintes perguntas: quem é a empresa, o que ela valoriza e para qual direção o negócio está indo. Trata-se das diretrizes que irão reger as escolhas e estratégias da companhia.
Em geral essas diretrizes são definidas no início da empresa, durante o período de planejamento estratégico do negócio. A longo prazo, a missão, visão e valores da empresa impactam todo o negócio, incluindo o clima organizacional da empresa e a rotina de trabalho dos colaboradores.
Mas vamos falar mais a fundo de cada um desses parâmetros dos valores organizacionais abaixo:
Missão
A missão consiste na razão da empresa existir e tudo que ela visa oferecer para o mercado.
Quem é essa empresa? O que ela vende? Quem são seus clientes? Quem são seus colaboradores? Pense em todos esses fatores ao responder qual é a missão da empresa, já que ela vai orientar os esforços dos colaboradores e direcionar os objetivos do negócio.
A missão é justamente a essência que vai direcionar o comportamento organizacional da empresa.
Veja alguns exemplos de missão de empresas:
Google: Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
Microsoft: Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.
Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
Novembro azul nas empresas: ideias de Endomarketing e kit grátis
Visão
A missão da empresa é o seu DNA, a essência do negócio. Enquanto a visão consiste no rumo que a empresa quer chegar nos próximos anos. Trata-se do desafio de imaginar e planejar o futuro da organização.
Visão trata-se de definir metas e estabelecer um planejamento estratégico para alcançar o objetivo do negócio.
Valores
Os valores da empresa consistem em um conjunto de princípios éticos e morais do negócio que definem a maneira como a companhia conduz seus negócios.
Ao passar do tempo, os valores da empresa moldam como é a cultura corporativa da companhia e estabelecem padrões para a tomada de decisões. Os valores podem incluir princípios como inovação, responsabilidade social, transparência, dentre outros.
Importância da missão, visão e valores
A identidade corporativa reflete a singularidade do negócio: trata-se do que torna o seu produto único e o seu diferencial no mercado.
Definir missão, visão e valores gera uma vantagem estratégica para o negócio e auxilia a atrair o público interno e externo de acordo com os objetivos do negócio.
Além disso, a essência do negócio vai refletir na forma como é executada a Comunicação Interna e todas as outras diretrizes da Comunicação Organizacional do negócio.
Como comunicar missão, visão e valores
Tenha uma comunicação efetiva
Uma das grandes responsabilidades da equipe de Comunicação Interna é promover uma comunicação efetiva e assertiva que alcance todos os colaboradores.
Antes de tudo, os funcionários precisam saber com precisão qual é a missão, visão e valores da empresa, somente assim eles irão incorporar esses princípios na tomada de decisões do dia a dia.
Sem uma Comunicação Interna efetiva e assertiva, é impossível ter uma equipe que atue de maneira alinhada aos propósitos e princípios da organização.
Incorpore seu posicionamento em ações e projetos
Incorporar os valores da sua empresa em ações e projetos do dia a dia da companhia é fundamental para alcançar os objetivos da empresa.
Uma empresa que defende sustentabilidade, por exemplo, deve incorporar nas suas ações medidas sustentáveis que visam preservar e beneficiar o meio ambiente.
Os projetos sociais e as causas que uma empresa apoia são um ótimo meio de expressar em ações os valores da companhia, gerando diretamente um impacto social de acordo com o que a empresa busca gerar no mundo.
Missão, visão e valores no aplicativo de Comunicação Interna
Podcasts corporativos
O aplicativo de Comunicação Interna conta com uma sessão de podcasts onde você pode disponibilizar materiais de áudio para os colaboradores.
Os podcasts corporativos ganham cada vez mais notoriedade pela função educativa que esse tipo de ferramenta exerce. Neste link você pode acessar uma série de podcasts corporativos que foram compilados pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Conteúdo para a biblioteca
A biblioteca do aplicativo de Comunicação Interna é ideal para compilar arquivos, pdf de livros e muitos outros conteúdos que podem ser acessados facilmente pelos colaboradores.
Vídeos corporativos
Os vídeos são uma linguagem dinâmica, simples e objetiva. Você pode produzir vídeos que abordam a missão, visão e valores da empresa e disponibilizá-los pelo app de Comunicação Interna Screencorp.
Fórum
O fórum é mais um dos espaços de engajamento do app de Comunicação Interna que favorecem o diálogo entre a empresa e o colaborador. Estimule pontos de interação no fórum da empresa que promovem os ideais e objetivos organizacionais.
Enquetes
A funcionalidade de enquetes do app de Comunicação Interna favorece um ambiente mais interativo para os colaboradores. Veja o que os colaboradores pensam a respeito e crie enquetes para saber se eles estão alinhados aos valores da empresa.
Missão, visão e valores na TV Corporativa
A TV Corporativa é um dos melhores canais para reforçar os valores da organização, já que as telas ficam instaladas em locais estratégicos dentro da empresa e exibem continuamente os comunicados.
Outro benefício é que as TVs são um canal de alto impacto, já que o conteúdo atrai a atenção de quem passa no lugar.
Uma das funcionalidades da TV Corporativa é a possibilidade de agendamento de publicação do conteúdo exibido, o que ajuda a equipe de Comunicação Interna a realizar uma gestão mais dinâmica da plataforma.