8 dicas para aumentar a produtividade de vendedores

Produtividade de vendedores

Revisar e otimizar processos, substituir ferramentas defasadas e adotar novas estratégias: tudo isso faz parte do desafio de aumentar os resultados das vendas. Veja a seguir 8 dicas para aumentar a produtividade de vendedores.

1. Treinamento e atualizações constantes

Além das habilidades de vendas, é fundamental que um vendedor de sucesso conheça muito bem o produto e o nicho que atua. O conhecimento do vendedor sobre o produto comercializado gera credibilidade e confiança, o que torna maior as chances de fechar uma venda e de fidelizar aquele cliente.

Ofereça aos vendedores treinamentos e conteúdos informativos constantemente para que a sua equipe de vendas domine o assunto. O aplicativo de Comunicação Interna é uma ótima ferramenta para veicular conteúdo informativo, já que a plataforma permite o uso de diversos formatos (vídeos, gifs, mp3 e imagens). 

Outro benefício é que o app de Comunicação Interna permite que o gestor envie ao colaborador notificações na tela do celular. Essa funcionalidade faz com que a quantidade de visualizações do conteúdo aumente e mantenha os usuários atentos sobre as novidades na plataforma. 

 

2. Ferramentas modernas e tecnologia

Ferramentas defasadas reduzem a produtividade da equipe, geram problemas (que já poderiam ter sido solucionados com tecnologia) e tornam o processo de venda mais lento e complexo. Investir em ferramentas modernas reduz custos a longo prazo com mal entendidos e proporciona condições para a máxima performance dos colaboradores. 

 

3. Incentivos e recompensas

Um estudo com 122 participantes sobre performance no trabalho realizado pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que os incentivos influenciam drasticamente o desempenho e motivação dos colaboradores. 

As campanhas de incentivos e recompensas de vendas são ótimas para aumentar o desempenho e motivação de equipes comerciais. Essas iniciativas aumentam o engajamento dos funcionários, reforçam os objetivos organizacionais e criam um senso de desafio saudável. 

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4. Monitoramento de progresso 

Ao monitorar analiticamente o progresso comercial da empresa, é possível identificar rapidamente obstáculos ou oportunidades que podem surgir durante o processo de vendas.

Informar os colaboradores sobre esses dados permite que eles intervenham proativamente para resolver problemas, garantindo que as vendas avancem e evitando perdas de oportunidade de negócio.

 

5. Objetivos e metas

É imprescindível definir metas e objetivos para que a equipe de vendas atue de forma mais eficiente. As metas são essenciais para impulsionar o desempenho e orientar a equipe a alcançar os objetivos estratégicos da empresa. Entretanto, vale destacar que as metas devem ser alinhadas à realidade da empresa.

Adotar metas surreais e acima da capacidade de horas trabalhadas não será um incentivo para aumentar a produtividade. Metas “impossíveis” são um empecilho para um clima organizacional saudável e geram mal estar nos funcionários, o que pode desencadear problemas de saúde mental ou até mesmo um pedido de demissão. 

 

6. Comunicação Interna e externa

Imagine a seguinte situação: um cliente busca determinado produto e o vendedor confirma os benefícios que essa solução é capaz de oferecer. Mas no final do processo de compra, o vendedor descobre que o produto não é mais comercializado pela empresa e que há um outro substituto que cumpre as mesmas necessidades.

Situações como essa podem significar a perda de um potencial cliente e ainda prejudicar a reputação da empresa. É possível que o cliente concorde em levar o produto similar, mas é mais provável que ele fique chateado com o mal entendido e prefira buscar o produto que ele queria inicialmente em outra loja. 

Infelizmente, em organizações com uma Comunicação Interna ineficiente situações como essa são comuns. A longo prazo, o vendedor fica frustrado com a situação e opta por trabalhar em outro lugar – o que pode gerar outros problemas além de um baixo rendimento comercial, como uma alta rotatividade de colaboradores ou índices alarmantes de turnover.

Uma Comunicação Interna eficiente teria evitado essa situação, permitindo que o vendedor oferecesse desde o inicio o produto similar disponível para o cliente – que caso não quisesse, pouparia tempo do vendedor e não teria razões para reclamar da empresa, já que desde o começo foi oferecida uma solução viável para a sua dor. 

7. Otimização do processo de vendas

Uma pesquisa da Sales DNA Survey da McKinsey, foi realizada com o objetivo de localizar e entender as diferenças entre os times de alta performance e as equipes de baixo desempenho em vendas. 

Dentre as conclusões do artigo, pesquisadores destacam que otimizar o processo de vendas é uma prática essencial para aumentar a lucratividade, reduzir custos de vendas, aprimorar processos, aumentar o ticket médio e elevar a produtividade da equipe. 

Todas as etapas do processo de vendas podem ser otimizadas para favorecer os resultados de conversão de clientes. Portanto, inicie esse processo desde o onboarding dos colaboradores, passando pelas ferramentas utilizadas pela equipe e até a conclusão do processo de compras. 

 

8. Conecte colaboradores

É comum que vendedores externos tenham pouco contato direto com outros colegas de trabalho, já que a rotina agitada desses profissionais é marcada por diversas visitas a clientes ou eventos comerciais. Entretanto, interagir com colegas de trabalho pode ser extremamente benéfico, já que possibilita a troca de experiências, dicas e networking.

Já que cada vendedor externo atua em um local específico, ofereça uma plataforma digital de fácil acesso que conecte todos os colaboradores, como o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Além da possibilidade dos vendedores falarem diretamente com os gestores do aplicativo ou outros setores da empresa, o app Screencorp oferece espaços colaborativos onde os vendedores podem trocar informações e interagir. 

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