7 dicas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

A Comunicação Interna é essencial para um ambiente de trabalho agradável e estratégico – mas ela também pode ser a principal fonte de problemas e confusões no contexto corporativo. Por isso, nós separamos 7 dicas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e ajudar você a se aproximar mais dos seus colaboradores.

1. Conheça o perfil do seu público interno

Conhecer a fundo o público interno da sua empresa é um enorme diferencial para qualquer estratégia de employer branding ou Comunicação Interna.

Entenda quais são as necessidades e as principais queixas dos seus colaboradores. Dessa forma, você vai poder elaborar ações eficientes para beneficiar a relação entre o funcionário e a empresa, gerando resultados mais efetivos e vantajosos a longo prazo.

Lembre-se que o perfil dos colaboradores afeta diretamente a forma como você vai se comunicar com os empregados.

Investir em uma estratégia de Endomarketing baseada nas preferências e perfil dos colaboradores pode proporcionar resultados mais efetivos.

2. Escolha uma ferramenta prática e simples de usar

Se você optar por um canal que não seja prático e fácil de usar, os índices de adesão da plataforma vão ser baixos e o funcionamento será ineficiente.

Os seus funcionários precisam de uma ferramenta prática, rápida e fácil de usar, como é o caso do aplicativo de Comunicação Interna – que ainda pode ser acessado de qualquer lugar pelo celular.

Na Bridon-Bekaert, a equipe de RH trocou o antigo mural impresso por um app de Comunicação Interna. Veja abaixo os altos índices de adesão da plataforma:

Com a ajuda do aplicativo de Comunicação Interna os colaboradores não precisavam mais atravessar a fábrica para conferir os comunicados da empresa. A praticidade proporcionada pela plataforma aumentou a participação da equipe de Endomarketing no dia a dia dos funcionários e tornou o processo de comunicação mais rápido, fluído e dinâmico

3. Escute o que os colaboradores têm a dizer

Escutar os funcionários é fundamental no processo de reconhecimento do valor desses profissionais.

Proporcionar um espaço de fala bilateral estimula o engajamento dos colaboradores e coloca os empregados como participantes ativos da sua estratégia de comunicação. Além disso, o clima organizacional se torna mais leve quando os empregados também podem expor sua opinião e compartilhar suas ideias.

Confira abaixo alguns benefícios de escutar o que os colaboradores têm a dizer:

  • Melhora os relacionamentos interpessoais
  • Fortalece a confiança entre ambas as partes
  • Exercita a empatia
  • Estimula a inovação

4. Digitalize a Comunicação Interna

Digitalizar os processos de comunicação da sua empresa torna a troca de informações mais atrativa. Cada vez mais as telas e ferramentas digitais atraem mais a atenção do público do que papéis e cartazes.

Comunicação interna na indústria

Otimização do tempo

A digitalização da comunicação permite a automatização de processos e o uso de funcionalidades que ajudam na otimização do tempo dos gestores. No aplicativo de Comunicação Interna e na TV Corporativa o gestor pode programar os comunicados que serão disparados para os colaboradores.

5. Evite reuniões desnecessárias

É isso mesmo que você leu! Sabe aquela reunião que poderia ser apenas um comunicado? Ela deve ser somente um comunicado!

As reuniões desnecessárias custam anualmente cerca de US $101 milhões (aproximadamente R$ 542,5 milhões) para as grandes empresas. Essa é a constatação de um estudo realizado pelo professor Steven Rogelberg, especialista em Ciência Organizacional, Psicologia e Gestão na Universidade da Carolina do Norte, dos Estados Unidos.

6. Seja transparente e objetivo

Atualmente, os clientes exigem mais do que uma empresa que ofereça produtos ou serviços de qualidade: a sociedade prefere cada vez mais que as marcas que desempenham também um comportamento ético e responsável.

Nesse contexto, a transparência corporativa exerce um papel positivo na relação entre a empresa e seus colaboradores. Por meio da adoção de práticas de transparência no trabalho, os funcionários passam a confiar mais nos gestores e isso aumenta o engajamento da equipe a longo prazo.

7. Use múltiplos canais de Comunicação Interna

O uso de múltiplos canais de Comunicação Interna é uma estratégia para potencializar o impacto da comunicação e ampliar o alcance das mensagens. Cada canal  possui características específicas que tornam essa ferramenta ideal para cada tipo de contato com os colaboradores.

A TV Corporativa, por exemplo, é ideal para divulgar alertas e auxiliar na divulgação emergencial de informações em uma situação de gestão de crise.

Uma opção favorável para a gestão de tempo é adotar canais integrados, como é o caso de algumas ferramentas desenvolvidas pela Screencorp.

A Intranet e o aplicativo de Comunicação Interna possuem a funcionalidade de atualização simultânea do conteúdo das plataformas, ou seja, o gestor economiza tempo publicando simultaneamente conteúdo nas duas plataformas.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

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