Métricas no RH digital: como mensurar a comunicação

Drica Marcelino

métricas no rh

As métricas são medidas de desempenho usadas para analisar a eficiência de um processo, ação ou estratégia, que servem para tomar decisões mais ágeis e assertivas ao longo de processos. Neste artigo vamos abordar a importância de mensurar a comunicação com colaboradores para aumentar a eficiência do RH e Endomarketing.

Importância das métricas de comunicação no RH

As métricas de comunicação permitem que a empresa direcione analiticamente suas estratégias ao tentar se aproximar dos colaboradores. Além disso, essas medidas de desempenho permitem saber qual ação teve mais engajamento dos funcionários e quais canais mostram mais eficiência para alcançar os colaboradores.

Outro benefício estratégico das métricas de comunicação é demonstrar de maneira analítica a performance e sucesso das atividades do RH, Endomarketing ou Comunicação Interna.

Esses dados podem ser cruciais em situações para obter um budget para aprovação de um projeto, por exemplo.

Como mensurar a comunicação

Como mensurar a comunicação

Os resultados da comunicação podem ser medidos de diversas maneiras, variando conforme o objetivo da análise e o contexto. Algumas formas de mensurar a comunicação incluem:

Análise de métricas

A análise de métricas inclui o uso de medidas quantitativas para análise do desempenho de atividades, como por exemplo, a quantidade de visualizações, se usuário visualizou o texto completo ou não, tempo de visualização curtidas, reações, dentre outros.

No aplicativo de Comunicação Interna o setor de RH obtém um relatório completo com métricas sobre o desempenho das atividades realizadas dentro do aplicativo, que vão desde a leitura de texto ao engajamento individual dos colaboradores em espaços interativos.

Enquetes ou pesquisas de opinião

As enquetes ou pesquisas de opinião: as pesquisas de opinião podem ser usadas para medir a eficiência da comunicação a partir da percepção dos colaboradores. Elas são excelentes para fornecer um espaço interativo mais subjetivo, onde as empresas podem conhecer mais a fundo o perfil do seu público.

métricas no aplicativo de comunicação interna

Avaliação de conteúdo

A avaliação de conteúdo consiste em uma análise quantitativa das notícias, publicações e comunicados emitidos pela empresa.

No caso da comunicação impressa o gestor precisa anotar manualmente quantos comunicados ele emitiu. Em contrapartida, as ferramentas digitais oferecem dados de fácil acesso sobre quantos comunicados a empresa enviou para os colaboradores.

Na TV Corporativa é possível obter facilmente informações sobre o histórico e a quantidade de conteúdos publicados no canal.

Análise de engajamento
Qual campanha alcançou mais o seu público alvo? As análises de engajamento medem a eficiência da comunicação nos termos de engajamento do usuário, ou seja, seus comentários, curtidas e reações.

A última atualização do app de Comunicação Interna inclui a funcionalidade reações, onde os funcionários podem reagir com sentimentos sobre determinada publicação.

Vantagens da comunicação digital x impressa

Uma desvantagem dos métodos de comunicação impressos é que os dados sobre o desempenho da campanha são mais escassos. Embora o mural físico tenha seu valor, não é possível saber quantos colaboradores leram (ou não) um comunicado.

Em contrapartida digital, uma vantagem do aplicativo de Comunicação Interna é oferecer dados completos sobre a performance de uma atividade de comunicação feita pelo setor de RH.

A partir de um relatório de desempenho emitido pelo app é possível saber qual estratégia obteve mais engajamento dos colaboradores e quais comunicados foram lidos pelos funcionários.

Exemplo real

Em fábricas de grande porte como a Bridon-Bekaert (veja o case completo) os colaboradores em maioria não trabalhavam perto de computadores – mas a maioria possuía um smartphone. Com download opcional, a empresa lançou seu aplicativo de Comunicação Interna e continuou com a comunicação impressa.

Em pouco tempo, colaboradores de outro setor queriam baixar o aplicativo para não precisar se deslocar até o mural para saber sobre as novidades da empresa. Isso permitiu que a empresa obtivesse dados em tempo real sobre a performance das atividades de comunicação, algo inédito até então.

Métricas no app de Comunicação Interna

O aplicativo de Comunicação Interna oferece as seguintes funcionalidades para você mensurar o impacto da sua ação de comunicação digital:

Relatório detalhado
O relatório oferece informações detalhadas de métricas de uso, sendo divididas entre visualizações (visualizou o conteúdo) e leituras (visualizou o conteúdo completo até o final).

métricas no aplicativo de comunicação interna

As visualizações também incluem dados de quando o usuário visualiza ou realiza a leitura mais de uma vez o mesmo conteúdo.

Relatório de reações
As reações podem ser exibidas mostrando todos usuários ou então mostrando setores específicos. O gestor também pode identificar quantas reações iguais houveram da mesma (2 parabéns e 1 gostei, por exemplo).

Participação em enquetes
A opção enquetes oferece informações detalhadas sobre os dados das enquetes, como um relatório com a taxa de participação dos empregados na enquete.

Você pode fazer um download no formato de excel dos dados para tratamento externo.

É possível também visualizar na plataforma um relatório de comentários realizados por usuários.

Métricas da biblioteca
É possível saber quais usuários visualizaram os arquivos da biblioteca e em que horário.

Podcasts e eventos
A sessão podcasts e calendário oferecem um relatório detalhado sobre os índices de usuários que visualizaram o conteúdo.

Notificação
Obtenha índices de notificação recebida pelos usuários.

Métricas de acesso
É possível saber quais usuários acessaram o aplicativo de Comunicação Interna no mês. Além disso, é possível obter detalhes sobre a versão do aplicativo que o usuário utiliza em casos de suporte.

Usuários mais engajados
Saiba quais são os usuários mais engajados no aplicativo de acordo com o mês.

Horário com mais acesso
O gestor obtém informações sobre o horário com mais acessos no app – isso ajuda saber qual é o horário ideal para obter mais engajamento ao realizar uma publicação.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button