6 problemas de Comunicação Interna nas empresas

Nadia Cardoso Zandoná

Problemas de Comunicação Interna nas empresas

Em mais de 10 anos como consultora de Comunicação Corporativa, constatei alguns problemas de Comunicação Interna nas empresas que são recorrentes – dores vistas tanto no setor industrial quanto nos escritórios. O lado bom é que a cada ano os canais de comunicação evoluem para suprir essas necessidades e melhorar o dia a dia das equipes.

Listei 6 problemas de Comunicação Interna comuns que hoje podem ser solucionados com tecnologia.

1. Comunicação Interna pouco atrativa

O mural digital (ou TV Corporativa) é uma opção mais prática e moderna para substituir o antigo mural físico. Na opção digital, é possível usar fotos, imagens e vídeos, proporcionando uma linguagem mais acessível e mais atrativa para o público interno.

A programação do mural digital é administrada facilmente na plataforma de gestão de conteúdo, que oferece templates de ações de Endomarketing, previsão do tempo e cotação de moedas e muito mais.

Quando se trata de atratividade, o app de Comunicação Interna é uma ferramenta poderosa. A praticidade de disponibilizar na tela do celular do funcionário os comunicados da empresa faz com que as mensagens sejam vistas rapidamente, proporcionando uma comunicação mais fluida e sem limites geográficos.

2. Não saber se o comunicado foi visualizado

Não saber se o colaborador visualizou os comunicados é um problema recorrente que muitas empresas tentam resolver solicitando uma confirmação de leitura quando a mensagem é aberta. Mas o problema é que na caixa de email o comunicado estará disputando atenção com mensagens variadas, que vão desde assuntos de trabalho até email marketing e spam.

Uma das funcionalidades mais estratégicas do aplicativo de Comunicação Interna é permitir que o gestor saiba quando os colaboradores visualizaram os comunicados. Nos casos em que um comunicado tem baixos índices de visualização, é possível disparar uma push notification que aumenta rapidamente a quantidade de pessoas que visualizaram o conteúdo.

3. Baixa aderência do público interno

Outro problema de Comunicação Interna comum é a empresa usar um canal que não satisfaz o público interno, principalmente em companhias com funcionários mais jovens que não migraram para o digital ainda. Prefira um canal de comunicação prático e que apresenta alta aderência do público interno, como é o caso do app mobile.

No case de app de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert, a empresa conta como o app mostrou altos índices de aderência do público interno desde o início da estratégia. Hoje, o aplicativo é um canal interativo da empresa e seus colaboradores, que conta até mesmo com gincanas, campanhas e um espaço colaborativo para os funcionários.

4. Carência de métricas estratégicas

Cada vez mais o papel estratégico da Comunicação Interna é reconhecido nas empresas, resultando na estruturação do setor e melhorias nos canais de comunicação. Entretanto, a falta de métricas estratégicas resulta em empecilhos para o processo de expansão da área.

As métricas de engajamento dos usuários do app de Comunicação Interna oferecem dados detalhados sobre o desempenho do canal. A plataforma disponibiliza informações sobre:

  • Quais são os colaboradores mais engajados;
  • Quais são os melhores horários para disparar comunicados;
  • Quais conteúdos geraram mais interação;
  • Qual é o número de usuários ativos e de usuários cadastrados;
  • Exportação de relatórios detalhados sobre atividade na plataforma.

Essas informações são excelentes para reforçar a importância da área e proporcionar métricas estratégicas que comprovam a necessidade de investimentos no âmbito da Comunicação Corporativa.

5. Ausência de segmentação de conteúdo

A falta de segmentação de conteúdo é um problema de Comunicação Interna que gera diversos inconvenientes: muitas vezes o conteúdo não chega no público alvo e ainda acumula espaço na caixa de emails de quem não tem nada a ver com aquele comunicado.

Isso é ainda mais comum em empresas que usam o e-mail como canal de comunicação principal, uma alternativa que muitas vezes se mostra insuficiente – afinal os colaboradores recebem tantos emails que aquele espaço se transforma em um ambiente de terror.

A intranet e o aplicativo de Comunicação Interna permitem facilmente a segmentação de conteúdo publicado. Isso evita que você seja visto como um spanner pelos funcionários da sua empresa e leva aquela mensagem diretamente em quem precisa ver o comunicado.

6. Uso excessivo de papel

Buscar alternativas sustentáveis é uma das metas de muitas empresas, principalmente as que buscam agregar valor ao produto e se destacar no mercado pelas iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG).

Apostar em uma estratégia que abrange múltiplos canais digitais, como a TV Corporativa, app de Comunicação Interna e a Intranet, é um caminho para extinguir o uso de papel na Comunicação Interna da sua empresa.

Problemas em comunicação interna

Sobre a autora

Nádia Cardoso Zandoná é apaixonada por Comunicação Corporativa e possui mais de 10 anos de experiência como consultora e especialista em Comunicação Interna. Graduada em Comunicação Social pela UNISO, atualmente é Gerente de Vendas da Screencorp.

 

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button