App Mobile: Comunicação Interna na palma da mão

App Comunicação Interna
Por Nadia Cardoso

Já se foi o tempo em que um projeto de App Mobile para Comunicação Interna recebia negativas do Departamento Jurídico na hora da aprovação.

Gestores da área de RH, Endomarketing ou Comunicação Interna viram a aceleração da digitalização na Comunicação em 2020.  No auge da pandemia, o App  mostrou resultados reais de como esse canal dinâmico e interativo pode ajudar na fluidez das informações oficiais e aumentar a aderência da Comunicação nas empresas.

Métricas diversas e poderosas tiraram times do escuro, possibilitando entender onde realmente estavam seus “Gaps”. Com isso, trouxeram mais clareza e estratégia na produção de conteúdo:

– Qual o melhor tema ou assunto?

– Qual o melhor horário para postar a informação?

– Qual a maneira de fisgar aquele departamento ou persona que insiste em estar fora da abrangência das equipes de CI?

Tivemos a utilização do App em projetos fabris, como a da empresa multinacional Stihl Máquinas Motorizadas, que apresentou quase 100% de adesão do público operacional (cerca de 4000 funcionários), mostrando a evolução natural para novos canais de comunicação corporativa.

Atenção!  Ao iniciar um projeto de App, fique ligado a algumas características importantes como:

– Apps Nativos

– Leves para não ocupar espaço

– Alinhados à LGPD

– Usabilidade

– Segurança

Essas questões refletem na experiência do usuário final e também para uma boa governança do projeto dentro da empresa.

Independente do público ou faixa etária, também tivemos feedbacks super positivos de empresas com públicos administrativos, farmacêuticos, força de vendas, agro-indústria e varejo.

 

Como emplacar meu projeto? Aprovar meu budget?

As equipes de Comunicação Interna, Endomarketing ou Rh seguem fortes buscando argumentos e mensurações que ajudem em sua aprovação de “budget”.

Muitos profissionais pedem dicas e um possível caminho para que possam emplacar seu projeto.  Planejamento é a “chave” para chegar até a sonhada aprovação. Algumas dicas bacanas foram divididas com o mercado em um dos últimos cases que a Screencorp apresentou com a empresa Eucatex nesse webinar.

 

Anote aí:

– Diagnósticos (entendendo as personas e cultura da empresa) Afinal quem é seu público interno? Onde ele está?

– Escolha estratégica do canal  (TV, APP ou Intranet)?

– TV – Mapeamento do número total de TVs e localidades de implementação.

– APP – Mapeamento do número total de usuários – toda empresa? Força de vendas? Colaboradores operacionais? Público administrativo?

– Intranet – Quem acessa o desktop? Quantos usuários no total?

– Planejamento do Conteúdo – Sou “euquipe”? Apoio de agência?  Definição da identidade visual? Quais editorias quero trabalhar? Conteúdos que quero divulgar?

– Planejamento de lançamento – Teaser nas TVs,  e-mails, newsletters, brincadeiras, sorteios, enquetes…

– Levante a bagagem do seu possível fornecedor para saber seus cases e trocar experiências. Isso sempre será um diferencial que fará a diferença nesta escolha.

Mãos à obra e arregace as mangas.

Trilhe o caminho até o canal de interesse.

Fé. Foco e Vamos com tudo!

 

Quer saber mais?  Clica aqui nos cases e dicas abaixo:

 Stihl:

https://blog.screencorp.com.br/webinar-com-renata-thum-da-stihl-sobre-a-importanica-da-comunicacao-interna-na-flexibilizacao-do-ambiente-de-trabalho/

 Passo a passo para ter o APP:

https://blog.screencorp.com.br/app-de-comunicacao-interna/

Case Cartão de Todos:

https://blog.screencorp.com.br/case-app-mobile-para-comunicacao-interna-com-cartao-de-todos/

 GRU – 100% adesão

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6648295240379707393/

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