A difusão da informação como diferencial competitivo

Difusão da informação

Difusão da informação

Por Diego Wagner ( Meetime )

Vivemos na era da informação, e quem detém mais conteúdo (de qualidade) tem inúmeras vantagens competitivas na hora de realizar uma venda, renegociar salário ou iniciar uma empresa. Informação, no século 21, é poder. Por esse motivo, pessoas e empresas correm para conseguir abocanhar e assimilar a maior quantidade possível de conteúdo, para se manterem atualizadas e relevantes. Isso pode ser exaustivo, principalmente a parte de encontrar a informação mais relevante dentro do tema de interesse.

Por isso, ter estratégias de difusão de informação é tão importante em uma empresa, pois diminui o tempo e esforço para encontrar conteúdo relevante. O tempo dos seus funcionários passa a ser dedicado a assimilar conhecimento, e não procurar por ele.

E por achar a difusão de informação tão importante estamos compartilhando nossas 3 principais dicas no assunto:


1) Crie grupos de estudo (integrados)

A ideia é simples e nada original, mas funciona muito bem. Chame pessoas interessadas em aprender novos assuntos, que sejam relevantes e tragam uma cultura inovadora para a empresa. Selecione temas que interessem a essas pessoas, divida-os em grupos e façam com que eles estudem a fundo esses assuntos para depois apresentar ideias e descobertas com os demais grupos.

Isso gera motivação pessoal para os participantes do grupo que estão aprendendo algo novo, e difunde essas novas informações entre os demais funcionários. Benefício em dobro!

Dica importante: patrocine essas células e dê a liberdade necessária para implantarem as ações de melhoria. É assim que os grupos Kaizen (melhoria contínua) surgem nas fábricas: esforços temporários de melhoria, com lideranças envolvidas e liberdade para experimentação. Assim que os resultados surgem as equipes ficam muito motivadas.

 

2) Implante uma TV Corporativa para anunciar novidades

Empresas com um grande número de funcionários têm dificuldade para difundir memorandos e notícias internas, e aquele conhecido jornal interno de papel já está ultrapassado (além de pouco ecológico). A ideia da TV corporativa para difundir informações internas de forma rápida é ótima e pode gerar resultados de curto prazo, e a Screencorp pode te ajudar nisso.

 

3)  Programa de Coach Interno

Todos são bons em algo. Alguns entendem de marketing digital, outros são ótimos cozinheiros e algumas pessoas são experts em tênis de mesa. O ponto é, dentro da sua empresa existe um pool de talentos, e provavelmente pessoas interessadas em aprender sobre esse temas. Unir os dois (expert e interessado no tema) por meio de um programa interno de coach é uma estratégia INCRÍVEL para difundir informações, com benefícios para todos:

  • Quem repassa o conhecimento tem a recompensa interna e sensação de bem-estar de ajudar outra pessoa.

  • O aprendiz sente que está aprendendo algo novo.

  • A empresa gera entrosamento entre a equipe, melhorando a produtividade e reduzindo a fuga de talentos.

 

4) Crie um Playbook

Assim como sua empresa trabalha estratégias de Inside Sales, trabalhe também formas de difusão de informação para garantir uma reciclagem constante de conhecimento para os funcionários e diferencial competitivo de longo prazo para a organização.

Possuir um Playbook é uma ótima forma de compilar todo conhecimento agregado pela empresa ao longo de anos, proporcionando aos funcionários fácil acesso à informações e dados da companhia.

O Playbook também é uma ferramenta para integrar novos colaboradores à cultura organizacional, principalmente tratando-se de vendedores. Afinal, eles precisam conhecer bem o produto ofertado pela empresa para atingir sucesso nas vendas.

Aplicativo para Comunicação Interna

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