Ao longo de anos, é possível observar que adotar uma estratégia de divulgação de um novo canal de Comunicação Interna na empresa gera altos índices de engajamento para o projeto dos nossos clientes. Então reunimos neste post algumas recomendações estratégicas de como divulgar um canal de Comunicação Interna:
- Webinar: como divulgar um canal de Comunicação Interna
- Benefícios de divulgar um novo canal de Comunicação Interna
- Como divulgar um canal de Comunicação Interna
- Estudo de caso: ”campanha de lançamento do app BBRG”
Durante o processo de implementação de um novo canal de Comunicação Interna, a Screencorp acompanha os clientes em todas as fases de contratação do projeto, oferecendo treinamentos iniciais e suporte contínuo para os usuários das plataformas (TV Corporativa, App de Comunicação Interna e Internet).
Webinar: como divulgar um canal de Comunicação Interna
Neste Screencorp Webinar, Drica Marcelino e Gabriele Gomes ensinam como divulgar um canal de Comunicação Interna.
Tópicos abordados:
- Vantagens de divulgar um canal de Comunicação Interna
- O que considerar no planejamento
- Estratégias de divulgação
- Cases Screencorp
A participação nos webinars realizados pela Screencorp é gratuita. Acompanhe as nossas redes sociais (LinkedIn, Facebook ou Instagram) para ficar por dentro dos próximos.
Benefícios de divulgar um novo canal de Comunicação Interna
Ao adotar uma estratégia de lançamento de um canal de Comunicação Interna você pode gerar altos índices de engajamento desde o início de um projeto. A conscientização sobre a importância desse canal e o impacto que ele gera para a equipe é capaz de aumentar o engajamento da plataforma.
No dia a dia das empresas, é possível observar que nem todos funcionários conhecem e exploram todos os canais de Comunicação Interna disponíveis na empresa. Portanto, executar uma estratégia de lançamento pode garantir que todos tenham conhecimento sobre a existência desse canal e que podem usar ele se necessário.
Como divulgar um canal de Comunicação Interna
Estratégia de Comunicação Integrada
A Comunicação Integrada é uma estratégia de planejamento e análise de práticas para integrar todos canais de comunicação de uma empresa. O objetivo é transmitir uma mensagem coerente e consistente ao público.
Adote o mesmo estilo de linguagem e identidade visual em todos os canais da empresa, dessa forma, é possível gerar a sensação de continuidade no público mesmo ao usar diferentes canais.
Outra recomendação para divulgar um novo canal de Comunicação Interna é explorar a complementaridade dos canais. Utilize os canais pré-existentes na empresa para divulgar e estimular o uso dos novos canais que serão incorporados.
Influenciadores Internos
Incorporar um novo canal de Comunicação Interna no dia a dia da empresa pode ser mais fácil com a ajuda de influenciadores internos. Segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 64% das empresas alocaram orçamentos para programas de influenciadores internos em 2023.
Antes do lançamento da nova plataforma, ofereça aos influenciadores internos da companhia um treinamento para que eles dominem a nova plataforma e sejam embaixadores desse novo projeto.
Evento de lançamento
Invista em um evento (ou reunião) de lançamento da nova plataforma adotada. Dessa forma, os colaboradores podem sanar possíveis dúvidas sobre o canal e desmistificar os receios do público sobre a adoção dessa nova ferramenta.
QR code para download
Utilize um QR code que direciona um usuário de celular para a página do novo canal adotado. Esse QR code pode ficar disponível em diversos cartazes ao redor da empresa.
Gerar qr code gratuitamente
Você pode acessar o Canva para gerar um QR code gratuitamente. Essa plataforma facilita estilizar o fundo do cartaz com a identidade visual da sua empresa, usando essa campanha de lançamento também para promover a sua marca empregadora.
Divulgação múltipla de canais
Utilize um canal que já existe na empresa para divulgar os benefícios de outros canais da empresa. É isso mesmo!
Se a sua empresa já é cliente Screencorp de TV Corporativa, crie conteúdo falando sobre um novo canal que vai ser incorporado. Você pode criar para a TV Corporativa um conteúdo com QR Code para a página de um novo app de Comunicação Interna, por exemplo.
Estudo de caso: ”campanha de lançamento do app BBRG”
Bridon-Bekaert (BBRG)
A BBRG é uma multinacional referência mundial na produção de cabos de aço para elevadores, teleféricos, aplicação offshore e grandes estruturas de pesca. Na cidade de Osasco (SP), o público interno é de aproximadamente 170 funcionários e dezenas de trabalhadores terceirizados que atuam em maioria no setor de operações.
Desafio de Comunicação Interna
A empresa sempre investiu na sua Comunicação Interna impressa e contratava uma agência para criar seus banners e recados. Até que a equipe decidiu digitalizar o seu Endomarketing e adotar a TV Corporativa o aplicativo de Comunicação Interna para chegar até os colaboradores.
O mural impresso resultava em limitações geográficas que às vezes tornavam o projeto inviável como único meio de comunicação. Além disso, a BBRG investia em um valor elevado com impressões e agências de criação de conteúdo.
Outros desafios eram:
- Não há métricas no mural impresso
- Falta de ferramenta para enquetes
- Poucos funcionários têm acesso ao computador para ler emails
Digitalização do Endomarketing
A BBRG adotou o app de Comunicação Interna e a TV Corporativa para conseguir alcançar os colaboradores de forma mais rápida e prática. A empresa disponibilizou aos colaboradores tanto do setor operacional quanto administrativo o app de Comunicação Interna BBRG, customizado de acordo com identidade visual da empresa.
Veja uma imagem da campanha de lançamento do app BBRG:
A plataforma segue a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança informacional da empresa e dos colaboradores.
Campanha de lançamento do app BBRG
A BRRG implementou uma campanha de lançamento do app “Fique Ligado!” que incluiu um evento de lançamento no auditório e o engajamento dos líderes para abordar o app de Comunicação Interna pelo diálogo com os colaboradores.
Além dos avisos no mural para download do app, a equipe de Endomarketing também distribuiu pela empresa alguns panfletos com QR Code com o link de download do aplicativo de Comunicação Interna.
De acordo com o relato da BBRG, a plataforma apresentou altos índices de adesão e foi bem avaliada pelo público interno. O app de Comunicação Interna Screencorp oferece informações sobre quais colaboradores realizaram (ou não) realizaram login na plataforma.
Gestão do app de Comunicação Interna
O app de Comunicação Interna oferece uma interface fácil e intuitiva para ajudar os gestores de Comunicação Interna para encaminhar rapidamente mensagens e avisos para os colaboradores.
Endomarketing mais efetivo
Com a funcionalidade de agendamento de conteúdo, a Bridon-Bekaert expandiu seu calendário de Endomarketing: “a gente consegue agendar no começo do mês as notícias que serão lançadas, dessa forma é possível planejar todo o conteúdo de um mês em poucos dias”, relata uma das responsáveis pela Comunicação Interna da BBRG, Karla Bassi.
Veja o “Estudo de caso BBRG” completo.