Como divulgar um canal de Comunicação Interna

Divulgar canal de Comunicação interna

Ao longo de anos, é possível observar que adotar uma estratégia de divulgação de um novo canal de Comunicação Interna na empresa gera altos índices de engajamento para o projeto dos nossos clientes. Então reunimos neste post algumas recomendações estratégicas de como divulgar um canal de Comunicação Interna:

  • Benefícios de divulgar um novo canal de Comunicação Interna
  • Como divulgar um canal de Comunicação Interna
  • Estudo de caso: ”campanha de lançamento do app BBRG”

Durante o processo de implementação de um novo canal de Comunicação Interna, a Screencorp acompanha os clientes em todas as fases de contratação do projeto, oferecendo treinamentos iniciais e suporte contínuo para os usuários das plataformas (TV Corporativa, App de Comunicação Interna e Internet).

Benefícios de divulgar um novo canal de Comunicação Interna

Ao adotar uma estratégia de lançamento de um canal de Comunicação Interna você pode gerar altos índices de engajamento desde o início de um projeto. A conscientização sobre a importância desse canal e o impacto que ele gera para a equipe é capaz de aumentar o engajamento da plataforma.

No dia a dia das empresas, é possível observar que nem todos funcionários conhecem e exploram todos os canais de Comunicação Interna disponíveis na empresa. Portanto, executar uma estratégia de lançamento pode garantir que todos tenham conhecimento sobre a existência desse canal e que podem usar ele se necessário.

Como divulgar um canal de Comunicação Interna

Estratégia de Comunicação Integrada

A Comunicação Integrada é uma estratégia de planejamento e análise de práticas para integrar todos canais de comunicação de uma empresa. O objetivo é transmitir uma mensagem coerente e consistente ao público.

Adote o mesmo estilo de linguagem e identidade visual em todos os canais da empresa, dessa forma, é possível gerar a sensação de continuidade no público mesmo ao usar diferentes canais.

Outra recomendação para divulgar um novo canal de Comunicação Interna é explorar a complementaridade dos canais. Utilize os canais pré-existentes na empresa para divulgar e estimular o uso dos novos canais que serão incorporados.

Influenciadores Internos
Incorporar um novo canal de Comunicação Interna no dia a dia da empresa pode ser mais fácil com a ajuda de influenciadores internos. Segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 64% das empresas alocaram orçamentos para programas de influenciadores internos em 2023.

Antes do lançamento da nova plataforma, ofereça aos influenciadores internos da companhia um treinamento para que eles dominem a nova plataforma e sejam embaixadores desse novo projeto.

Evento de lançamento
Invista em um evento (ou reunião) de lançamento da nova plataforma adotada. Dessa forma, os colaboradores podem sanar possíveis dúvidas sobre o canal e desmistificar os receios do público sobre a adoção dessa nova ferramenta.

QR code para download
Utilize um QR code que direciona um usuário de celular para a página do novo canal adotado. Esse QR code pode ficar disponível em diversos cartazes ao redor da empresa.

Gerar qr code gratuitamente
Você pode acessar o Canva para gerar um QR code gratuitamente. Essa plataforma facilita estilizar o fundo do cartaz com a identidade visual da sua empresa, usando essa campanha de lançamento também para promover a sua marca empregadora.

Divulgação múltipla de canais
Utilize um canal que já existe na empresa para divulgar os benefícios de outros canais da empresa. É isso mesmo!

Se a sua empresa já é cliente Screencorp de TV Corporativa, crie conteúdo falando sobre um novo canal que vai ser incorporado. Você pode criar para a TV Corporativa um conteúdo com QR Code para a página de um novo app de Comunicação Interna, por exemplo.

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

Estudo de caso: ”campanha de lançamento do app BBRG”

Bridon-Bekaert (BBRG)

A BBRG é uma multinacional referência mundial na produção de cabos de aço para elevadores, teleféricos, aplicação offshore e grandes estruturas de pesca. Na cidade de Osasco (SP), o público interno é de aproximadamente 170 funcionários e dezenas de trabalhadores terceirizados que atuam em maioria no setor de operações.

Desafio de Comunicação Interna

A empresa sempre investiu na sua Comunicação Interna impressa e contratava uma agência para criar seus banners e recados. Até que a equipe decidiu digitalizar o seu Endomarketing e adotar a TV Corporativa o aplicativo de Comunicação Interna para chegar até os colaboradores.

O mural impresso resultava em limitações geográficas que às vezes tornavam o projeto inviável como único meio de comunicação. Além disso, a BBRG investia em um valor elevado com impressões e agências de criação de conteúdo.

Outros desafios eram:

  • Não há métricas no mural impresso
  • Falta de ferramenta para enquetes
  • Poucos funcionários têm acesso ao computador para ler emails

Digitalização do Endomarketing

A BBRG adotou o app de Comunicação Interna e a TV Corporativa para conseguir alcançar os colaboradores de forma mais rápida e prática. A empresa disponibilizou aos colaboradores tanto do setor operacional quanto administrativo o app de Comunicação Interna BBRG, customizado de acordo com identidade visual da empresa.

Veja uma imagem da campanha de lançamento do app BBRG:

A plataforma segue a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança informacional da empresa e dos colaboradores.

Campanha de lançamento do app BBRG

A BRRG implementou uma campanha de lançamento do app “Fique Ligado!” que incluiu um evento de lançamento no auditório e o engajamento dos líderes para abordar o app de Comunicação Interna pelo diálogo com os colaboradores.
Além dos avisos no mural para download do app, a equipe de Endomarketing também distribuiu pela empresa alguns panfletos com QR Code com o link de download do aplicativo de Comunicação Interna.

De acordo com o relato da BBRG, a plataforma apresentou altos índices de adesão e foi bem avaliada pelo público interno. O app de Comunicação Interna Screencorp oferece informações sobre quais colaboradores realizaram (ou não) realizaram login na plataforma.

Divulgar app de Comunicação Interna

Gestão do app de Comunicação Interna

O app de Comunicação Interna oferece uma interface fácil e intuitiva para ajudar os gestores de Comunicação Interna para encaminhar rapidamente mensagens e avisos para os colaboradores.

Endomarketing mais efetivo
Com a funcionalidade de agendamento de conteúdo, a Bridon-Bekaert expandiu seu calendário de Endomarketing: “a gente consegue agendar no começo do mês as notícias que serão lançadas, dessa forma é possível planejar todo o conteúdo de um mês em poucos dias”, relata uma das responsáveis pela Comunicação Interna da BBRG, Karla Bassi.

Veja o “Estudo de caso BBRG” completo.

 

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button