Além de ser uma ferramenta para facilitar a comunicação da empresa e colaboradores, o app de Comunicação Interna também é um espaço interativo para gerar engajamento e auxiliar na gestão de crises.
Reunimos para você 5 iniciativas realizadas no app de Comunicação Interna que impactaram positivamente as equipes e entraram para a história das empresas.
Eventos e gincanas pelo app da Bridon-Bekaert
A segurança no trabalho é uma das prioridades da equipe de Recursos Humanos da Bridon-Bekaert, uma indústria do segmento de cabos de aço. Logo, recorrentemente a empresa realiza eventos e treinamentos voltados para a segurança dos colaboradores.
No aplicativo de Comunicação Interna a Bridon-Bekaert disponibiliza para seus colaboradores um calendário de eventos e treinamentos voltados para a segurança dos profissionais. Em 2022, poucos meses após a implementação da plataforma, a equipe inovou ao realizar eventos para a segurança no trabalho de forma remota pela primeira vez com a ajuda do app.
Segundo as métricas disponibilizadas pela plataforma sobre o índice de adesão dos colaboradores, no segundo mês de uso do app 92,7% da equipe já estava online na plataforma.
Mural inclusivo STIHL
A STIHL foi uma das empresas pioneiras no Brasil ao adotar políticas organizacionais voltadas para a criação de conteúdo em LIBRAS na Comunicação Interna. O Mural Inclusivo da STIHL consiste em conteúdos em vídeo sobre as principais novidades da empresa, feitos para facilitar a compreensão de profissionais PcDs que não conhecem a língua portuguesa.
Alcançando profissionais que atuam em campo com a Fortbras
Do norte ao sul do país, a Fortbras está presente no mercado de autopeças brasileiro com mais de 240 lojas, distribuídas em 20 estados. Para conectar os colaboradores distribuídos geograficamente a empresa desenvolveu o “Fique por Dentro”, um app voltado para divulgar a cultura organizacional e reforçar a comunicação em casos de urgência com colaboradores que atuam longe do computador no seu dia a dia.
Podcast interno Ocyan
A Ocyan oferece soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior, onde aproximadamente 70% dos seus 4.500 colaboradores atuam embarcados a 200 km da costa.
Em busca de uma plataforma que pudesse alcançar todos os colaboradores, a Ocyan implementou o seu aplicativo de Comunicação Interna e obteve altos índices de adesão do público.
O sucesso da plataforma instigou a equipe de Comunicação Interna a buscar um novo formato de conteúdo para falar com o público interno: os podcasts. No próprio app de Comunicação Interna é possível hospedar o conteúdo, que também disponibiliza para os gestores métricas sobre a visualização do material pelos colaboradores.
Durante o processo de elaboração do projeto a Screencorp conversou com André Luiz, gerente de Comunicação Interna que descreveu que a iniciativa “será mais um formato de conteúdo aderente e interessante para nossos integrantes que queremos testar”, pontua.
Saúde e segurança na Compal
Durante a crise da COVID-19, a Compal, uma fábrica de grande porte de Jundiaí (SP), implementou medidas preventivas rigorosas de contágio do coronavírus que eram diariamente reforçadas na TV Corporativa e no app de Comunicação Interna da empresa.
A programação divulgada para os colaboradores incluía também um boletim de vídeos informativos divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre cuidados que os colaboradores poderiam adotar em casa para se proteger do vírus.
“O nível de confiança na gestão da empresa (Compal) aumentou MUITO com o incremento da comunicação. Essa confiança está sendo um dos pilares que está permitindo continuar com a produção no nível que estamos hoje, com muito pouco impacto até agora”, afirmou Alexandre Lisboa, vice-presidente da Compal no Brasil.