Webinar com Renata Thum (STIHL): importância da Comunicação Interna na flexibilidade no trabalho

Webinar STIHL

A STIHL é uma empresa alemã conhecida por ser uma das principais fabricantes de motosserras do mundo. Em meio às mudanças impostas pelo isolamento social, a empresa renovou a forma de falar com seus funcionários e reuniu neste webinar exemplos práticos sobre a importância da Comunicação Interna na flexibilidade no trabalho.

O Webinar conta com a participação de Renata Thum, analista de Comunicação Interna da STIHL.

Importância da Comunicação Interna

A Comunicação Interna é o principal tema de gestão de pessoas para ser trabalhado segundo o Relatório Great Place To Work (GPTW) de 2021.

O estudo é de múltipla escolha e os outros dois principais temas visto como prioridades são a mudança no mindset da liderança e flexibilização de trabalho (home office, horário flexível, modelo de trabalho híbrido, dentre outros.

Público interno da STIHL

O público interno da STIHL conta com mais de 3.200 colaboradores (atualmente mais de 3.700). Os colaboradores estão distribuídos na indústria (fábrica RS) e vendedores espalhados por todo o Brasil.

Em um ano a STIHL cresceu e mais de mil funcionários foram contratados. Nesse cenário, a empresa viu como um enorme desafio incluir um alto volume de novos colaboradores na cultura organizacional da empresa.

App de Comunicação Interna STIHL

A STIHL começou a usar o aplicativo de Comunicação interna Screencorp em 2018 com o objetivo de agilizar o compartilhamento de informações com as lideranças e facilitar o acesso a conteúdos corporativos.

O aplicativo teve altos índices de adesão e gerou uma expansão futura para todos os colaboradores. Com o início da pandemia do coronavírus, a empresa viu mais desafios e mais incertezas sobre como seria a rotina de trabalho, por isso a companhia expandiu o projeto para todos os colaboradores da empresa.

Em poucos dias a maioria dos colaboradores realizaram o download do aplicativo e o canal se tornou o principal canal de Comunicação Interna da empresa.

Acessibilidade
A STIHL implementou um Mural Inclusivo, que consiste em um conteúdo semanal em libras que reúne as principais notícias do app para colaboradores PcDs.

Mural inclusivo STIHL

Cartilha de uso
A equipe de Comunicação Interna da STIHL divulgou uma cartilha de boas práticas do app e informações sobre como usar a plataforma.

Aplicativo de Comunicação Interna STIHL

Tutorial para baixar o app da STIHL

Pioneirismo inovador
A unidade do Brasil foi a primeira a implementar o aplicativo de Comunicação Interna. O sucesso do projeto chamou atenção de gestores da unidade matriz na Alemanha e de fábricas localizadas em outras partes do mundo, o que rendeu elogios e expansão do projeto de aplicativo de Comunicação Interna.

Veja o case do lançamento do app de Comunicação Interna da STIHL

Protagonismo da liderança
A inclusão da liderança no projeto desde o início ajudou a STIHL a conseguir o apoio da liderança para atrair engajamento no canal.

Aplicativo de Comunicação Interna STIHL

Tutorial para ativar notificações no app da STIHL

Naturalmente os líderes passaram a procurar a Comunicação Interna com o objetivo de levar conteúdo para ser publicado na plataforma.

Para garantir altos índices de engajamento, a STIHL implementa ações contínuas de promoção do aplicativo e divulgação do QR code para download.

Espaço colaborativo
A STIHL aos poucos incluiu o app na cultura colaborativa da empresa ressaltando sobre as boas práticas no espaço. Em pouco tempo a confiança entre a empresa e os colaboradores amadureceu e os funcionários passaram a poder criar publicações no app na aba “Seu Espaço”.

Sobre a STIHL

A STIHL foi fundada na Alemanha em 1926 por Andreas Stihl, um importante inovador na produção de motosserras. É a marca de motosserras mais vendida do mundo e a única fabricante que cria suas próprias correntes e barras-guia.

No Brasil a empresa conta com unidade em São Leopoldo (Rio Grande do Sul).

Saiba mais sobre a STIHL em: https://www.stihl.com.br

comunicação interna na indústria

Screencorp – Plataforma de Comunicação Interna
♥ Paixão por Comunicação Interna

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button