A importância de uma estratégia de comunicação em clínicas e consultórios

Os avanços tecnológicos transformaram a maneira de se fazer negócio. Isso porque nosso comportamento enquanto consumidores não é o mesmo do que era há alguns anos. 

 

Antes interagíamos com as empresas de forma passiva, ou seja, éramos bombardeados por anúncios publicitários a todo momento. Agora, escolhemos o que queremos consumir, inclusive quando se trata de anúncios e outros conteúdos. 

Sendo assim, para conseguir resultados positivos, as empresas precisam falar diretamente com quem esteja disposto a ouvi-las. Isso só pode ser feito por meio de conteúdos relevantes direcionados para determinado grupo de pessoas.

 

O mesmo se aplica às clínicas e consultórios. 

Estratégia de comunicação

Para garantir que o material produzido dê resultados ele precisa fazer parte de um plano bem estruturado. 

 

Por isso, antes de começar a produzir materiais é preciso construir um estratégia de comunicação. Caso contrário, você corre o risco de gastar tempo e recursos com conteúdos que não são relevantes para o seu público e que estejam sendo publicados nos lugares errados.

 

A estratégia de comunicação, por sua vez, é um conjunto de processos criados para tornar a comunicação da sua clínica mais eficiente e assertiva. A partir dela você estabelece objetivos e traça estratégias para alcançá-los por meio da comunicação. 

Estratégia de comunicação x público

A estratégia de comunicação é toda informação da sua clínica veiculado na sociedade. Assim, cada divulgação feita – seja qual for o meio utilizado – precisa estar prevista na estratégia. 

 

Ela é feita a partir da análise do comportamento do seu público. Sendo assim, ao planejá-la é primordial que você saiba qual é o perfil de seus pacientes e os canais de comunicação utilizados por eles.

 

O ideal é que sejam criados mecanismos de pesquisas sobre sua marca nas redes sociais, internet, dentro da empresa, entre outros lugares. 

Exemplo

Imagine que você é um dentista especializado em tratamentos estéticos e quer divulgar o seu trabalho para um público que se interesse por essa área. 

 

No seu caso, estabelecer o público é ainda mais fácil, basta se basear no perfil das pessoas que vão ao seu consultório. 

 

No entanto, quando se trata de um trabalho de comunicação profissional apenas saber a idade, gênero e nível social das pessoas não é o bastante. Você deve saber também os canais usados por essas pessoas para garantir que o seu conteúdo chegue até elas. 

 

Assim, você descobre, por meio de uma pesquisa mais aprofundada, que as pessoas que se interessam por clareamento dental e aparelho transparente geralmente utilizam o Instagram e Facebook. 

 

Além disso, elas preferem postagens rápidas que introduzem sobre o assunto,  mas depois as direcionam a um blog, onde elas podem obter informações mais completas. 

Afinal, por que investir em uma estratégia de comunicação?

Simples, você deve investir em uma estratégia de comunicação porque quem não é visto não é lembrado. 

 

O mercado odontológico é muito competitivo e essa competição aumenta ainda mais na internet. Isso acontece porque para cada clínica ou consultório existe, pelo menos, uma rede social, blog ou site. 

 

É por esse motivo que ter uma conta no Instagram e Facebook ou um site bonitinho não é o bastante para chamar a atenção de futuros pacientes. 

 

Um paciente é fiel a um profissional porque ele é realmente melhor do que todos os outros ou por que ele soube se comunicar com ela de modo a fidelizá-la? 

 

Certamente ele fez um bom trabalho, mas o paciente não chegou até ele por um passe de mágica, não é mesmo? 

 

Sendo assim, é por meio da comunicação que você irá transmitir a sua competência e autoridade na área. A partir disso, as pessoas irão até você para ficar. 

 

Mas é importante lembrar que falar demais, falar de menos e, principalmente, falar errado não surtem efeito quando se trata de comunicação. É preciso ser certeiro e saber exatamente o que o seu público quer ouvir. Caso contrário, será como se você estivesse falando sozinho. 

 

Vantagens da estratégia de comunicação

Baixo custo

Graças a tecnologia e suas ferramentas é possível fazer um bom plano de comunicação sem gastar dinheiro com impressão e distribuição.

 

A internet te oferece tudo de que precisa em um só lugar. 

 

Estratégias mensuráveis 

Outro ponto positivo da comunicação moderna é que você pode acompanhar diariamente se sua comunicação está no caminho certo para cumprir os objetivos. 

 

Imagine que você quer alcançar o maior número de pessoas com os seus conteúdos sobre extração de dente ou implante dentário. 

 

Antigamente você não saberia dizer rapidamente quantas pessoas chegaram até você por meio de panfletos, outdoors ou revistas institucionais. 

 

Mas com a internet e uma estratégia de comunicação bem estruturada descobrir isso se tornou muito mais fácil e rápido. 

 

Diversas ferramentas na internet fornecem essa e outras informações para que você acompanhe em tempo real seus resultados e, assim, otimizar a sua estratégia rapidamente. 

 

Assertividade

Como dito anteriormente, com uma boa estratégia de comunicação você garante que as pessoas certas estejam vendo os seus conteúdos. 

 

Sendo assim, você não perde tempo e recursos falando com quem não tem interesse no seu trabalho. Aqui, é você quem irá atrás do cliente e não o contrário. 

 

Uma das formas de saber os assuntos que mais interessam ao seu público é por meio da pesquisa de palavras-chave. 

 

Ao buscar por determinados termos em plataformas como o Google Adwords, você descobre quantas pessoas estão procurando por implante dentário valor ou pelo convênio odontológico que sua clínica atende, por exemplo.

 

A partir dessa pesquisa você descobre  quais são os assunto mais populares do seu segmento.

Diferentes formatos

A versatilidade é outro traço marcante da comunicação atual. Você pode se dedicar a vários veículos, o que te permite explorar linguagens, formatos e plataformas diferentes. 

 

As redes sociais, por exemplo, oferecem um leque de recursos para todos os gostos. Videos curtos, videos longos, postagens de texto e de imagens – ou a combinação dos dois – fazem parte das possibilidades. 

 

Além disso, você pode investir em outros formatos, como:

 

  • Blogs 
  • Landing Page 
  • E-book
  • Webinar 
  • Podcast 
  • Cases de clientes
  • Redes sociais
  • Infográfico 
  • E-mail marketing
  • Newsletter 

 

Tudo vai depender dos seus objetivos e recursos disponíveis. 

 

Impulsione a sua clínica por meio da comunicação!

 

Aproveite a infinidade de possibilidades da comunicação para destacar e solidificar a sua clínica no mercado.

 

Não importa o tamanho ou o seu tempo de profissão, sempre há espaço para que você construa uma boa estratégia e, assim, ganhe atraia mais pacientes. 

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.

 

  

 

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