Por Drica Marcelino
O sentimento de pertencimento consiste na sensação do colaborador de sentir-se uma parte importante da empresa. É uma sensação complexa, que aborda fatores como sentir-se aceito, valorizado e incluído no seu ambiente de trabalho.
Embora possa parecer algo simples de início, o sentimento de pertencimento afeta o vínculo profissional continuamente. Por isso, preparamos para você um artigo onde você vai ver:
- O que é sentimento de pertencimento?
- Qual é a importância do sentimento de pertencimento?
- Benefícios do sentimento de pertencimento
- 6 maneiras de melhorar o sentimento de pertencimento
O que é sentimento de pertencimento?
O sentimento de pertencimento consiste na sensação individual de um colaborador de fazer parte importante — ou não, da empresa. É a sensação daquela pessoa de ser um integrante útil daquele lugar onde ele trabalha.
A longo prazo o impacto do sentimento de pertencimento modifica o vínculo profissional, interferindo diretamente em fatores como o engajamento no trabalho e/ou desligamento do indivíduo.
Qual é a importância do sentimento de pertencimento?
O sentimento de pertencimento também é afetado por fatores externos aos sentimentos dos colaboradores, como por exemplo a alta rotatividade de empregados.
Empresas onde não existe uma cultura organizacional definida e incorporada também presenciam uma “desconexão” coletiva, já que não existe um elo de união forte entre colaboradores e empregados.
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A longo prazo o sentimento de pertencimento influencia outros fatores como:
- Retenção de talentos
- Turnover
- Nível de satisfação individual dos colaboradores
- Performance da equipe
- Atmosfera do clima organizacional
Benefícios do sentimento de pertencimento
O desempenho dos trabalhadores é comprometido em situações onde eles se sentem excluídos da equipe ou temem que seu vínculo profissional esteja ameaçado.
Dessa forma, o principal benefício direto do sentimento de pertencimento é a motivação pessoal que essa sensação fornece ao indivíduo. Dessa forma, esse bem-estar individual transparece para as ações da equipe em geral, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e agradável.
Engajamento no trabalho é outra palavra-chave quando o assunto é sentimento de pertencimento. Esse fator afeta diretamente o clima organizacional e promove vantagens para o engajamento e performance individual.
6 maneiras de melhorar o sentimento de pertencimento
1. Transparência corporativa sempre
Na era digital, as pessoas buscam cada vez mais informações relevantes sobre as atividades das empresas que são clientes ou trabalhadores. Nesse contexto, a transparência corporativa é fundamental para criar uma relação de confiança e respeito entre a empresa e os seus colaboradores.
2. Use canais de Comunicação Interna aderentes
Qual seria o primeiro canal que seus colaboradores iriam olhar em uma situação de crise?
Cada vez mais os celulares são o canal principal de comunicação institucional. Por isso, apostar em e-mails ou outras opções não digitais pode fazer com que suas palavras demorem para ser lidas mais do que a situação exige em casos de crises.
Segundo um levantamento feito pela consultoria Newzoo, o Brasil é um dos cinco países com mais celulares do mundo.
Isso mostra um panorama onde as empresas precisam cada vez mais pensar em um canal de Comunicação Interna mobile e acessível, com destaque para os apps.
Ter canais de Comunicação Interna aderentes é um fator que vai influenciar diretamente no sucesso de qualquer ação do seu time de Endomarketing.
Os altos índices de adesão do aplicativo de Comunicação Interna da BBRG fizeram com que o setor de Recursos Humanos aumentasse a amplitude da sua atuação com os colaboradores. Hoje, o aplicativo é um dos principais canais para comunicação direta entre a empresa e seus empregados. Veja mais detalhes sobre esse case de sucesso da BBRG.
3. Promova interatividade colaborador x empresa
Quando falamos sobre Comunicação Interna, é importante também dar voz aos colaboradores e um espaço onde eles possam expressar suas ideias e opiniões.
Diversas empresas adotam a rede social corporativa, um canal digital seguro e restrito para a empresa e seus colaboradores, como um espaço para interatividade e troca de informações.
Esse canal funciona de forma semelhante com as redes sociais convencionais, o que faz ser uma plataforma de fácil navegação. Entretanto, a rede social corporativa Screencorp possui o diferencial de que pode ser personalizada de acordo com a identidade visual da empresa.
O app Screencorp oferece uma integração com a Intranet que permite compartilhar simultaneamente arquivos nas duas plataformas.
4. Celebre conquistas
Além de serem profissionais, os colaboradores também são pessoas que têm um sonho e sentem felicidade ao alcançar uma conquista profissional. Compartilhe informações sobre o sucesso dos colaboradores e divulgue as conquistas profissionais das equipes.
Um trabalhador frustrado pela falta de reconhecimento dificilmente conseguirá se manter engajado.
As ações de Endomarketing da empresa podem incluir a celebração de conquistas dos profissionais e a inclusão de novas pessoas na equipe. Nesse contexto, a TV Corporativa pode ser um ótimo canal para você divulgar fotos e vídeos sobre novas conquistas da sua equipe.
5. Promova equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Embora o trabalho tenha a sua importância pela realização pessoal do indivíduo com a sua profissão e o impacto que ele gera no mundo, o colaborador também precisa de qualidade de vida e bem-estar.
O desequilíbrio pessoal e profissional interfere diretamente na saúde mental dos profissionais e na sua relação com o ambiente de trabalho.
A ausência de tempo para o lazer dos profissionais e dedicação à família acarreta em danos que podem anular qualquer sentimento de pertencimento com o ambiente de trabalho, resultando em um desligamento ou adoecimento do profissional a longo prazo.
6. Promova a Comunicação Não Violenta
Comunicação Não Violenta (abreviada para CNV) é a habilidade de promover diálogos eficazes visando conectar-se com o outro de forma harmoniosa.
A CNV resgata a fundo os valores e a capacidade dos indivíduos de se expressar harmoniosamente, sendo um dos principais métodos adotados no trabalho, vida pessoa e cada vez mais popular na diplomacia e resolução de conflitos.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto CNV Brasil, a busca por treinamentos corporativos de Comunicação Não Violenta aumentou 80% de 2020 para 2021. A instituição ainda afirma que a demanda por treinamentos mais longos (acima de 9 horas) dobrou em 2022, em comparação ao ano anterior.