Drica Marcelino
A Comunicação Interna vive um momento de transformação em decorrência das mudanças na dinâmica de trabalho provocadas pela pandemia. Em busca de driblar os desafios de forma inovadora, profissionais apontam quais são as prioridades em Comunicação Interna para 2023 a fim de potencializar os resultados da área.
Gabriella Leone – especialista em Comunicação Interna (Ifood)
KPIs
KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, em português. Os KPIs indicam valores quantitativos que mensuram os principais processos internos. Esses dados são fundamentais para a estratégia de gestão de qualquer empresa e possibilitam um acompanhamento e gerenciamento mais eficiente.
Gabriella Leone, especialista em Comunicação Interna da Ifood, define os KPIs como fundamentais para mostrar o valor da área de Comunicação Interna de maneira analítica. A profissional ainda ressalta a importância dos dados para potencializar as estratégias e definir quais são os canais e os conteúdos com maior aderência do público.
Eventos presenciais e híbridos
Eventos para promover alinhamento com as metas e estratégias da empresa são uma oportunidade para interação, networking e alinhamento aoa propósitoa de negócios. Gabriella Leone, especialista de Comunicação Interna da Ifood, ressalta o potencial dos encontros de líderes e convenções de vendas.
Nara Zarino (Head of Comms & Experience, Development & Career and Recruitment (Zé Delivery | Ambev)
Comunicação por vídeos
Empresas que apostam na comunicação digital usam cada vez mais vídeos para fazer comunicados. “Uma das grandes novidades para nós da Comunicação Interna é o formato de vídeo. Percebemos que grande parte dos nossos colaboradores usam redes sociais e gostam muito de imagens e fotos, com preferência para vídeo”, explica Nara Zarino.
Interatividade com colaboradores
“Canais digitais interativos geram aproximação entre os indivíduos mesmo no trabalho remoto”, afirma a Head of Comms & Experience da Zé Delivery, Nara Zarino. Cada vez mais o número de colaboradores em formato home office cresce – mas a demanda por interação humana continua sendo uma necessidade.
Alinhamento com negócios da empresa
Antes da pandemia, o Zé Delivery contava com aproximadamente 50 colaboradores. Hoje, a empresa já integra mais de 800 pessoas. Nara Zarino ressalta a importância dos eventos interativos para alinhar os colaboradores com os negócios da empresa e fortalecer a employer branding.
“Falamos sobre os negócios, áreas novas, contamos a histórias de alguns Zés (colaboradores) e eventos que vamos patrocinar, como por exemplo, nosso trabalho conjunto com a Budweiser por conta da Copa do Mundo de 2022” descreve Nara. Neste ano, o Zé Delivery foi pela primeira vez um dos patrocinadores oficiais da Copa.
Tirar dúvidas dos colaboradores
Durante alguns encontros, Nara conta que há um espaço interativo destinado para solucionar as dúvidas dos funcionários sobre os mais variados assuntos dos negócios da empresa: “os colaboradores colocam perguntas e questionamentos no slido (um aplicativo pago de interação com a audiência) que são respondidos ao vivo pela diretoria para toda a empresa”, conta Zarino.
É possível criar um fórum onde os colaboradores colocam suas dúvidas no aplicativo de Comunicação Interna Screencorp. Outra funcionalidade disponível é a criação de enquetes onde você pode obter métricas sobre os temas que mais engajam os colaboradores.
Experiência do empregado
Segundo Nara Zarino, a employee experience (experiência do empregado) ganha cada vez mais destaque no meio de Comunicação Interna, sendo descrita como uma potente forma de conquistar o reconhecimento de marca (brand awareness).
Lívia Cabral – Coordenadora de Comunicação Interna e Endomkt na CPFL Energia
Transformação digital
Quando se trata de prioridades, Lívia Cabral ressalta a importância da digitalização: “esse movimento ficou muito forte nos últimos 2 anos por conta da pandemia. Atualmente abrimos mão dos canais físicos e investimos toda a nossa energia e inteligência no online”, narra a Coordenadora de Comunicação Interna da CPFL Energia.
Aplicativo de Comunicação Interna
“Na CPFL são 15.000 colaboradores espalhados nas regiões de São Paulo, Rio Grande do Sul e algumas partes de outros estados brasileiros. Por isso, nós oferecemos um aplicativo de Comunicação Interna que os colaboradores podem baixar no celular e usar com login e senha para fins de segurança das informações”, ressalta a profissional.
Comunicação remota
Lívia Cabral aponta que investir em canais digitais promove uma comunicação sem barreiras geográficas: “entre 60% e 70% do nosso público interno trabalha na rua e em ambientes complexos, como chuvas e zonas rurais, lugares onde o acesso a computadores não é fácil. Ter um aplicativo ajuda muito porque basta obter conexão com uma rede de internet”, pontua.
Canal com aderência do público interno
O aplicativo de Comunicação Interna é considerado um dos canais com mais aderência do público: “nosso aplicativo cresceu muito na pandemia. Os usuários ativos foram de 50% para mais de 90%”, descreve Lívia Cabral sobre o app da CPFL Energia.
Segundo a profissional de Comunicação Interna, os colaboradores se interessaram naturalmente pelo aplicativo da empresa: “as pessoas viram valor em ter acesso a um canal atualizado de notícias onde eles conseguem realizar alguns serviços, participar de campanhas, sorteios e ações de Endomarketing. A partir disso as pessoas se mantêm conectadas mesmo estando espalhadas em localizações tão diferentes”, conta Lívia Cabral.
Investir em ferramentas digitais
“Nossas prioridades giram muito em torno da evolução dos canais digitais, principalmente com o contexto de distância física. Ter um canal online que funciona, agrega e promove informação relevante faz total diferença no dia a dia dos colaboradores – isso é uma realidade do mercado de Comunicação Interna”, destaca Lívia Cabral, apontando a transformação digital como algo fundamental nas empresas.
Rafael Lourenço – Gerente de Comunicação Interna e Cultura (OLX)
Engajamento dos colaboradores
O engajamento dos colaboradores com os desafios e a cultura organizacional é uma das maiores prioridades da Comunicação Interna, de acordo com Rafael Lourenço, Gerente de Comunicação Interna e Cultura na OLX.
Aproximação com lideranças
Lourenço ressalta também a importância de fortalecer a comunicação com o “C-Level”. O termo C-level engloba o CEO e os outros cargos do alto escalão executivo da empresa.
Thiago Braga CEO & Founder (Screencorp)
Missão, visão e valores
“Com a pandemia, ficou claro o quão importante é a cultura de uma empresa para uma maior produtividade, melhores resultados e engajamento dos colaboradores. E… adivinha qual a área que permeia todos esses pontos? Sim, a Comunicação Interna”, contextualiza Thiago Braga.
Cada vez mais o CEO da empresa passa a ter um papel mais participativo na estratégia de Comunicação Interna como o porta voz principal para comunicar a missão, estratégia, valores e os resultados da organização. Adotar um tom mais pessoal e até mesmo emocional, pode criar laços verdadeiros com a equipe.
Comunicação pessoal e imediata
“Já se foi o tempo em que uma revista mensal interna era suficiente para uma estratégica de Comunicação eficaz“, pontua Thiago Braga. Atualmente, o público exige que os veículos de comunicação sejam mais presentes no dia a dia.
Todavia,Thiago Braga ressalta que é essencial ter cuidado para evitar excessos: “atualmente é preciso ter rapidez para comunicar e relevância para não ser visto como “spammer”, ao mesmo tempo que é necessário ser específico e segmentado para não ser ignorado. É o efeito Tik Tok também dentro das empresas”, descreve.
Investimento em tecnologia
Apesar de todos os benefícios, conseguir aprovar um investimento em tecnologia para equipes de Comunicação Interna não é nada fácil. Entretanto, segundo um estudo realizado pela Edelman, 70% dos executivos veem o investimento em tecnologia para Comunicação com alta prioridade.
Leopoldo Magnus – Founder & CEO (Genyo)
Rede social corporativa
A rede social corporativa é uma plataforma de comunicação digital restrita para funcionários da organização que garante a segurança de dados e informações da empresa. Esse espaço conecta a companhia e seus colaboradores com o intuito de promover engajamento e estimular interações entre os usuários.
“A primeira preocupação do time de Recursos Humanos foi integrar todos os braços da Genyo em um canal de Comunicação Interna”, descreve Leopoldo Magnus, CEO da Genyo. Além de apostar em uma rede social interna, a Genyo promove meeting semanais contínuos para alinhar o público interno.