Manter os usuários do aplicativo da empresa ativos pode parecer desafiador, mas separamos alguns exemplos de estratégias aplicadas por clientes da Screencorp para aumentar o engajamento na plataforma e manter os usuários engajados. Veja abaixo 5 ações para gerar engajamento no app de Comunicação Interna.
Ações com a participação dos colaboradores
O Espaço Colaborativo do aplicativo de Comunicação Interna proporciona a experiência de uma rede social corporativa, onde os colaboradores podem realizar a publicação de conteúdos pertinentes à cultura organizacional da empresa.
De acordo com as métricas de uso gerada pela plataforma, atividades que estimulam a interatividade dos colaboradores são ótimas para aumentar o engajamento no aplicativo de Comunicação Interna e ajudar na incorporação inicial dela no dia a dia dos usuários.
Estudo de caso: STIHL
Na STIHL, o projeto de app de Comunicação Interna era inicialmente restrito aos gestores da organização. Entretanto, o engajamento foi tão alto que diversos colaboradores passaram a desejar também fazer parte do aplicativo da empresa. Em pouco tempo, a fábrica da STIHL em São Leopoldo (que hoje conta com mais de 3.700 colaboradores) expandiu o canal de comunicação para todos os funcionários.
A equipe de Comunicação Interna da STIHL divulgou uma cartilha de boas práticas do app e informações sobre como usar a plataforma.
Em pouco tempo, foi amadurecida a confiança da empresa e dos colaboradores sobre o bom uso da plataforma e os colaboradores passaram a realizar publicações no espaço colaborativo, algo que gera engajamento continuamente.
Formato de comunicação inovador
Investir em um formato de comunicação inovador é algo que instiga os funcionários e gera mais acesso na plataforma. Além dos comunicados comuns em texto, o app de Comunicação Interna permite que você faça o upload de vídeos, imagens e até mesmo podcasts.
Estudo de caso: Ocyan
Em busca de uma forma inovadora de se conectar com seus colaboradores, a Ocyan, empresa de grande porte que oferece soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior, criou um podcast interno que é hospedado no app de Comunicação Interna.
Durante a realização do case da Ocyan (veja neste link), o projeto de podcast ainda estava na fase de lançamento. Hoje, o podcast da Ocyan é case de sucesso da Comunicação Interna da empresa por seu caráter inovador e pioneiro.
Influenciadores internos
Os influenciadores internos são aqueles profissionais carismáticos que impactam diretamente os colegas de trabalho, podendo (ou não) ser um líder da empresa, como um Diretor, por exemplo.
Para ajudar na incorporação do aplicativo de Comunicação Interna na cultura da empresa, muitos gestores apostam em iniciativas com colaboradores que atuam como influenciadores internos da plataforma, aumentando o engajamento dos colaboradores na plataforma.
Estudo de caso: Stefanini
Desde o lançamento do seu aplicativo de Comunicação Interna, Stefanini envolveu os líderes da empresa no projeto para atrair na plataforma.
Durante uma situação de crise que exigia a mobilização rápida dos colaboradores, o Presidente da Stefanini usou o app de Comunicação Interna para veicular um vídeo com as orientações que a empresa adotou. Os acessos no vídeo viralizou e permitiu que a empresa conseguisse se comunicar de forma rápida e eficaz com os colaboradores mesmo em uma situação de crise.
Gincanas
O aplicativo de Comunicação Interna pode ser aliado da empresa para executar atividades voltadas para o bem-estar dos colaboradores. É possível criar gincanas, brincadeiras e até mesmo desafios com propósitos de fortalecimento da cultura organizacional através dos recursos da plataforma.
Estudo de caso: BBRG
A Bridon-Bekaert implementou no app de Comunicação Interna uma série de atividades voltadas para o bem-estar dos colaboradores. Veja o relato abaixo de uma das coordenadoras do projeto sobre as gincanas:
“Lançamos uma gincana dentro do aplicativo onde as pessoas precisavam cumprir os desafios e publicar na área de colaboração. Então publicamos um vídeo falando de tal receita, aí a pessoa tinha que fazer receita e postar o vídeo na área de colaboração”, conta a profissional de Comunicação Interna Karla Bassi.
As atividades geraram diversos elogios dos colaboradores e aumentou o engajamento da equipe na plataforma.
Atividades online em eventos
Além disso, o app de Comunicação Interna Screencorp oferece funcionalidades que podem ser incorporadas durante eventos de forma funcional, como a realização de enquetes e a disponibilização de arquivos na biblioteca da plataforma.
Estudo de caso: Compal
Uma das estratégias para aumentar o engajamento no app da Compal, uma empresa de tecnologia do interior de São Paulo que tem o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp é realizar enquetes para incentivar a participação de colaboradores na plataforma.
O app oferece uma série de métricas detalhadas sobre o resultado das enquetes e o engajamento dos usuários na atividade.
Veja abaixo mais informações sobre as funcionalidades do aplicativo de Comunicação Interna.