4 razões para reavaliar sua estratégia de Comunicação Interna

Estratégia de Comunicação Interna
Por Drica Marcelino
O começo do ano é um ótimo momento para analisar tudo o que foi feito nos meses anteriores e direcionar esforços para novas oportunidades. Grandes líderes dedicam tempo continuamente reavaliando suas estratégias com o objetivo de preparar-se para o sucesso futuro. Por isso, reunimos 4 razões para reavaliar sua estratégia de Comunicação Interna.

1. A Comunicação Interna é fundamental na transformação digital

Você percebe se sua empresa está passando por uma transformação digital?

De acordo com uma pesquisa recente da Gartner, 82% dos entrevistados afirmaram ter uma iniciativa / programa de transformação para tornar seus negócios mais digitais. Apesar disso, muitos CEOs ainda não se dão conta do papel vital que a Comunicação Interna pode ter para potencializar tais iniciativas e aumentar as chances de sucesso.

Toda e qualquer iniciativa estratégica de uma organização pressupõe que seus funcionários estejam motivados e sejam capazes de realizá-la. Se o público interno se sentir desconectado ou não entender o que motiva as decisões que estão sendo tomadas, é provável que a estratégia falhe.

Ao aplicar uma boa estratégia de Comunicação Interna, os funcionários tornam-se mais engajados e alcançam resultados mais significativos.

Os colaboradores precisam entender os objetivos de negócio e obter informações relevantes que irão motivá-los a alcançar os resultados desejados pela empresa. Isso não apenas ajuda a companhia atingir suas metas, mas também aumenta a produtividade e consequentemente os lucros.

2. Novas metas e estratégias de negócio

Você conhece as metas e estratégias mais recentes estabelecidas pela sua equipe executiva?

Toda equipe de Comunicação Interna deve ter metas alinhadas aos objetivos organizacionais estratégicos mais amplos.  O que acontece, no entanto, é que muitas vezes esses objetivos mudam ao longo do tempo e neste caso você deve repensar seu próprio alinhamento com elas. 

Quando você, profissional de Comunicação Interna, conhece a fundo a missão e o propósito da sua equipe executiva, você poderá transmitir isso para outros colaboradores e aumentar as chances de sucesso dessa estratégia.

Lembre-se que o sucesso de qualquer objetivo mais amplo da empresa depende de quão bem você envolve os funcionários. Isso significa que você precisa de um plano de comunicação eficaz, que utiliza canais aderentes e adaptados à sua estratégia de Comunicação Interna.

Uma das ferramentas que apresenta os maiores índices de aderência nas empresas é o aplicativo de Comunicação Interna. Isso acontece porque o app proporciona na palma da mão do colaborador um canal de comunicação direta com os mais diversos setores da companhia, trata-se de uma plataforma moderna e alinhada com as tendências digitais, além de ser de fácil de usar (tanto para os funcionários mais jovens quanto para os mais experientes).

Afinal, hoje em dia praticamente todo colaborador tem celular, não é mesmo?

3. Atração e retenção dos melhores talentos

Uma empresa permanece competitiva se não consegue atrair os melhores talentos para suas equipes?

A resposta é não. A experiência de todos os seus funcionários é moldada e orientada por sua estratégia, que precisa ser consistente e alinhada à cultura organizacional. Para que o funcionário tenha uma ótima experiência, é preciso construir campanhas de endomarketing integradas com as estratégias de negócio e adotar abordagens inovadoras, como o mapeamento da jornada dos empregados.

Considere conduzir um estudo sobre a experiência dos colaboradores para identificar os pontos para melhorias, assim como as boas práticas já adotadas. Realizar uma pesquisa de clima organizacional pode te ajudar a obter informações e insights relevantes.

4. Obtenha métricas estratégias

É necessário pensar além dos canais de Comunicação Interna tradicionais, como o e-mail e mural impresso, que não fornecem métricas significativas sobre a eficiência da sua estratégia comunicacional. Em contrapartida, outros canais modernos, como o app de Comunicação Interna, amplia os resultados e dá embasamento para a tomada de decisões,  já que a ferramenta oferece métricas estratégicas sobre os usuários, como índices de visualização de comunicados e de aderência do canal.

Selecionar uma ferramenta de Comunicação Interna capaz de alcançar toda a diversidade do seu público é fundamental, pois dessa forma você vai alcançar tanto os colaboradores que estão presencialmente no escritório da empresa, quanto os que atuam em home office ou na linha de produção de uma indústria.

Adotar uma plataforma que proporciona métricas estratégicas vai ajudar a sua equipe executiva a entender o poderoso impacto que a Comunicação Interna pode ter no sucesso geral da empresa.

Estas são apenas 4 das muitas razões pelas quais é vital criar e reavaliar continuamente sua estratégia de Comunicação Interna. É importante garantir que o programa criado seja gerenciável e capaz de crescer com o tempo. Para isso, tenha sempre métricas estratégicas para você avaliar analiticamente a eficácia da sua gestão.

Confira outras matérias sobre Recursos Humanos:app mobile

 

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button